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Utilizando Alexa para educação

Alexa: Cada vez mais as salas de aula virtuais são uma realidade e os assistentes virtuais se tornaram uma alternativa real para usuários interagirem de forma conversacional com dispositivos (celulares, tablets e outros como Echo Dot) a fim de interagirem tanto para pesquisa e consumo de materiais de estudo, bem como apoio na interação com as instituições educacionais sobre dúvidas em aspectos administrativos (‘secretaria digital’), solicitação de documentos, agendamentos com professores e assistentes, assim como demais opções.

Neste post, vamos trazer alguns casos de uso em educação que podem ser endereçados através de tecnologias em assistentes virtuais como o Alexa, utilizando serviços na nuvem AWS como um catalisador dos resultados dessas interações para melhoria da experiência de alunos e professores, inclusive interagindo com sistemas já utilizados pelas instituições de ensino.

Como assistentes virtuais podem beneficiar Professores e Estudantes

Parte do desafio de se estar conectado é que coordenadores de ensino, professores e alunos acabam por utilizar uma variedade de soluções tecnológicas para gerenciamento de suas atividades no dia-a-dia das aulas, sendo muitas vezes diversos sistemas distintos como Learning Management Systems (LMS), Student Information Systems (SIS), e plataformas de comunicação diversas. Através destas diferentes soluções, dados separados em silos de informação podem dificultar que todas as partes envolvidas nestes processos consigam acessar da melhor forma as informações relevantes, bem como receberem respostas rápidas a requisições. E aí que o assistente virtual pode auxiliar, criando um ponto focal de informação único que permite um acesso rápido, dinâmico e mais conveniente a todo este ecossistema.

Para um professor, imagine o seu próprio assistente pessoal de apoio ao ensino. Lembretes de calendários, criações de listas de presença online, programação de tarefas rotineiras e resposta a solicitações por informações simples podem ser realizadas pelos alunos a qualquer momento, sem necessidade de interação direta pessoal, otimizando tempo, aumentando eficiência e possibilitando foco em interações com real propósito, que realmente agregam valor no relacionamento aluno e professor.

Já para o aluno, a utilização de um assistente pessoal pode trazer, além dos benefícios já elencados anteriormente sobre a rotina do professor, um poderoso aliado para que os alunos estudem e aprendam, seja revisando o material das classes, respondendo a questões mais diretas, dispor materiais adicionais de apoio, e acesso rápido a trechos de aulas gravadas e transcritas e a materiais em texto que auxiliam o aprendizado e resolução de dúvidas solicitadas ao assistente.

Utilizando Alexa para educação na prática – arquitetura e exemplos

Mas em termos práticos, como realizar esta integração entre a Alexa e todo o ambiente das instituições de ensino?

Uma skill de Alexa tem tanto um modelo de interação – ou interface de usuário de voz – como uma lógica de aplicativo. Quando um cliente fala, a Alexa processa a fala no contexto do seu modelo de interação para determinar qual foi a solicitação do cliente. Ela então envia a solicitação à sua lógica de aplicação de skills, que processa essa informação. Numa skill, você fornece a lógica do aplicativo como um serviço de nuvem de back-end hospedado pela Alexa, AWS ou outro servidor.

Existem diversos tipos de skills, mas no cenário em que as instituições de ensino querem customizar e personalizar a interação a realizar, e se integrar com diversos sistemas que cada cliente utiliza, a mais adequada é a personalizada (Custom Skill), integrando com serviços AWS que permitem uma experiência adaptada à necessidade do caso de uso, e utilização de serviços serverless de baixa carga operacional, resilientes e confiáveis.

O Alexa Skills Kit oferece aos desenvolvedores a capacidade de ampliar os recursos da Alexa criando experiências de voz e visuais naturais e envolventes. Skills bem-sucedidos são formadores de hábitos e os usuários sempre retornam para obter algo exclusivo e capaz de agregar valor de maneiras novas, inovadoras e sem atrito.

Uma sugestão de arquitetura de referência para clientes de educação utilizando serviços AWS para um skill personalizado da Alexa é apresentado na figura abaixo:

Nesta arquitetura, um aluno usuário da Alexa interage com o seu dispositivo (que pode ser um dispositivo Echo ou outro como um app mobile) e faz uma ativação do skill referente à interação com a instituição. O Serviço do Alexa então faz um processamento da linguagem falada, reconhecendo e compreendendo o que é dito, passando textos configurados no skill na forma de fala, e transformando a transcrição do que o usuário diz para o serviço de compreensão da Alexa.

As APIs do Alexa Skills podem estar configurados para fornecer respostas diretas a solicitações, sendo acionador de uma requisição ao serviço AWS Lambda. O Lambda é um serviço de computação sem servidor (serverless) que permite executar código sem provisionar ou gerenciar servidores. Com ele, você pode executar o código para praticamente qualquer tipo de aplicação ou serviço de back-end, sem precisar de administração. Através de funções de Lambda desenvolvidas você poderá criar respostas às requisições feitas via skill Alexa de forma transparente, criando respostas de fala e interagindo com sistemas da instituição como plataformas de ensino, portais de conteúdo e outros sistemas.

Outro serviço recomendado neste cenário é o DynamoDB, um banco de dados noSQL de alto desempenho totalmente gerenciado, onde você não precisa se preocupar com aspectos de gerenciamento de servidores e outras manutenções que não agregam valor. Nesta área de armazenamento normalmente são registradas as interações, mantém-se o estado da sessão do usuário e ficam os históricos, bem como configurações que foram relevantes e parametrizáveis.

A partir do Lambda podem ser desenvolvidas interações a sistemas educacionais via API, assim como bases de dados, mensageria, e outras integrações que enriquecem o leque de recursos acessíveis via Alexa, tudo através da fácil interação conversacional via reconhecimento da fala e linguagem natural.

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Originalmente publicado em Blog AWS

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