Blog

Qual é o papel do professor na sala de aula invertida?

Se o perfil do aluno e os recursos disponíveis para realizar uma aula foram modificados, o papel do professor na atualidade também mudou.

Sendo assim, no contexto da sala de aula invertida, o docente passa a atuar como um guia, sem deixar que a aula expositiva desapareça por completo, pois ela permanece com o auxílio de diversos materiais tecnológicos.

O celular na sala de aula, além de tablets, computadores e outros recursos podem (e devem) ser utilizados para tornar o processo de aprendizagem muito mais interativo, dinâmico e estimulante para os alunos.

A utilização de tais ferramentas tem por objetivo garantir que o estudante memorize conceitos, mas também saiba aplicá-los em muitas situações.

Portanto, a aprendizagem ativa é construída e o professor é um grande agente dessa construção, uma vez que ele:

Auxilia o aluno na busca do aprendizado;
Percebe as necessidades de cada turma;
Certifica que cada turma tenha acesso aos materiais e estímulos adequados;
Facilita a aprendizagem;
Leva o aluno a problematizar o que foi aprendido;
Concretiza o conhecimento.
Para alcançar esses objetivos, é necessário que o gestor da IES fique atento para a preparação do corpo docente. Além de oferecer todo o suporte tecnológico necessário para aplicação das metodologias ativas, é preciso também atrair e desenvolver profissionais capacitados para atuar em um ambiente inovador.

Com intuito de adotar as metodologias ativas, é preciso que a IES prepare seu corpo docente para as diversas competências e habilidades pedagógicas que essas ferramentas metodológicas exigem.

Dentre as principais competências e habilidades que os professores devem desenvolver para se tornarem profissionais do futuro, estão:

Comunicação;
Escuta ativa;
Uso da tecnologia;
Inovação;
Liderança;
Pensamento crítico;
Empatia.

Ao desenvolver tais competências, você terá em sua IES um corpo docente preparado não só para enfrentar os desafios do dia a dia do ensino superior, como também profissionais inovadores e aptos a transformar o ensino e a aprendizagem de seus alunos.

O modelo da sala de aula invertida exige um professor que atue como facilitador da construção do conhecimento dos alunos. Exige, portanto, uma nova maneira de valorizar e reconhecer o trabalho do docente na IES.

Fique por dentro das inovações tecnológicas aqui no blog da https://www.itexperts.com.br/contato/

Originalmente publicado em Saraiva Educação

Mantenha-se atualizado

Leia também

BlogNoticias

Mistral Large (AI) – agora disponível no Amazon Bedrock

Quero saber mais
BlogNoticias

Tripé 5G, Edge Computing e Cloud exige mudança cultural na organização

Quero saber mais
BlogNoticiasTecnologia e Educação

Estatísticas da computação em nuvem na educação mundial

Quero saber mais
Abra o chat
Olá, gostaria de um atendimento?
Olá! No que podemos te ajudar?