BlogNoticias

AWS Insights – 5 coisas a considerar ao escolher seu provedor de nuvem

À medida que a computação em nuvem amadureceu, os provedores de nuvem em hiperescala evoluíram para atender às necessidades dos clientes, com a maioria oferecendo recursos e capacidades semelhantes. Isso levou alguns a acreditar que os provedores de nuvem podem ser usados ​​de forma intercambiável.

Um relatório recente do The Futurum Group , uma empresa global de pesquisa e consultoria tecnológica , observa, no entanto, que os hiperscaladores “têm formas únicas de construir a sua infraestrutura e serviços para responder à infinidade de requisitos tanto das empresas como das start-ups”. Nos últimos anos, diz o relatório, os hiperscaladores “também desenvolveram suas próprias maneiras de fornecer capacidades especializadas – como inteligência artificial (IA) e aprendizado de máquina (ML) – que se tornaram prioridades em todos os tipos de negócios”.

As organizações devem considerar vários fatores ao decidir qual fornecedor de nuvem usar, incluindo segurança, desempenho, disponibilidade e escalabilidade, observa o relatório. E argumenta que, com base nesses requisitos, a Amazon Web Services (AWS) é “a clara líder de mercado entre as nuvens públicas”.

“A AWS se destaca entre os provedores de serviços de nuvem pública por sua liderança em áreas como inovação em silício, computação sem servidor, segurança e confiabilidade, e uma ampla gama de recursos para executar qualquer tipo de aplicação em qualquer lugar”, afirma o relatório.

“Na AWS, gostamos de dizer que não existe algoritmo de compactação para experiência”, diz Tom Godden, diretor de estratégia empresarial da AWS. “Fazer isso em escala por mais tempo do que qualquer provedor de nuvem é importante.”

Aqui estão cinco coisas que diferenciam os provedores de nuvem que você deve considerar ao escolher entre eles.

1. Amplitude e profundidade de serviços que proporcionam eficiência aos clientes
Hoje, as organizações enfrentam uma série de desafios sobrepostos, incluindo a necessidade de reduzir custos e complexidade, operar de forma escalável e fiável e, ao mesmo tempo, aumentar a inovação e o valor.

Para enfrentar esses desafios, a AWS se concentra em fornecer aos seus clientes as ferramentas e inovações de que precisam para ter sucesso, diz Godden. “Nosso foco está em compreender os problemas que nossos clientes estão enfrentando, as oportunidades que nossos clientes têm e, em seguida, ajudar a construir soluções e trabalhar de trás para frente a partir disso para poder inovar em seu nome”, diz ele.

“Nunca vi uma empresa que gastasse tanto tempo tentando ajudar seus clientes a reduzir os custos sobre o que cobramos, fornecendo-lhes produtos mais eficientes e mais capazes”, diz Godden.

De acordo com o relatório do Grupo Futurum, a AWS oferece uma ampla gama de infraestrutura em nuvem e serviços de plataforma e suas ofertas são frequentemente as mais maduras do mercado. A AWS oferece aos clientes um número significativamente maior de instâncias de computação do que qualquer outro provedor de nuvem, com mais de 750 instâncias geralmente disponíveis , dando aos clientes a opção e a flexibilidade para escolher o que funciona melhor para suas cargas de trabalho exclusivas.

Além disso, a AWS trabalha com parceiros para tornar sua infraestrutura mais eficiente para os clientes. Por exemplo, em 2023, na re:Invent, a AWS apresentou três novas instâncias do Amazon EC2 baseadas em GPU NVIDIA para ajudar os desenvolvedores a criar e implantar aplicativos generativos de IA, HPC e gráficos.

2. Foco na segurança dos seus dados, não importa onde eles residam
Hoje, a AWS atende às necessidades de computação confidencial das organizações com o AWS Nitro System , a base de sua moderna infraestrutura de computação, construída com a segurança em mente. O AWS Nitro System oferece segurança integrada para proteger hardware e software contra possíveis ameaças à segurança. AWS Nitro Enclaves, um recurso do Amazon Elastic Compute Cloud (EC2), permite que as organizações criem ambientes de computação isolados para proteger ainda mais e processar com segurança dados altamente confidenciais.

Desde a sua introdução em 2017, a AWS fez do Nitro System a base de sua infraestrutura. Aumenta drasticamente o desempenho e a segurança das organizações. O Nitro System entrega praticamente todos os recursos de computação e memória do hardware host às instâncias dos clientes, resultando em melhor desempenho geral. E como observa o relatório do Grupo Futurum, o modelo de segurança do Sistema Nitro está bloqueado, com acesso administrativo proibido para eliminar possíveis erros humanos ou adulterações por parte de atores externos ou administradores da AWS. Em 2023, o Grupo NCC, uma empresa líder de consultoria em segurança cibernética com sede no Reino Unido, conduziu uma revisão independente da arquitetura e validou as declarações de segurança da AWS sobre o Sistema Nitro.

3. A capacidade de tornar o gerenciamento da infraestrutura livre de preocupações
A AWS foi pioneira no espaço de computação sem servidor orientada a eventos com o lançamento de 2014 do AWS Lambda , que agora está nativamente integrado a mais de 200 serviços da AWS e aplicativos de software como serviço (SaaS). Esse portfólio inclui serviços sem servidor em computação, armazenamento, bancos de dados, análises, arquiteturas orientadas a eventos e muito mais.

O Lambda permite que os desenvolvedores executem seu código sem provisionar ou gerenciar servidores, e os clientes não precisam se preocupar com dimensionamento, aplicação de patches ou gerenciamento de servidores.

“Na AWS, fazemos o trabalho pesado e gerenciamos a infraestrutura complexa”, diz Godden.

A AWS também atualizou recentemente o Lambda para que ele seja escalonado até 12 vezes mais rápido , permitindo que clientes com tráfego altamente variável alcancem metas de simultaneidade mais rapidamente do que antes. “É simplesmente emocionante ver essas coisas sendo lançadas repetidamente e ouvir os clientes dizerem: ‘Ah, era exatamente disso que eu precisava’”, diz Godden.

“Desde opções autogerenciadas até opções totalmente gerenciadas, incluindo suporte para cargas de trabalho Kubernetes, mais aplicativos sem servidor e contêineres são executados na AWS do que em qualquer outra nuvem”, observa o relatório do Grupo Futurum.

4. Escolha quando se trata de IA generativa
À medida que a IA generativa decolou, a AWS tem sido líder na democratização do acesso à tecnologia. A AWS não apenas oferece silício personalizado para treinar modelos básicos e colocá-los em produção, mas também fornece ao cliente acesso a uma variedade de grandes modelos de linguagem por meio do Amazon Bedrock . Isso inclui modelos do AI21 Labs, Anthropic e Stability AI e Meta Llama 2 .

“Esses avanços capacitam os desenvolvedores a criar conteúdo inovador, reimaginar aplicativos e impulsionar mudanças transformadoras nos negócios”, observa o relatório do Grupo Futurum.

A AWS também está desenvolvendo aplicativos para execução em modelos básicos, incluindo o Amazon Q , um novo tipo de assistente generativo baseado em IA projetado para ajudar a melhorar sua produtividade no trabalho. O Amazon Q beneficia uma ampla variedade de personas, desde profissionais do conhecimento com o Amazon Q para empresas até desenvolvedores com assistência de codificação diretamente no Amazon Q.

Como ainda estamos no início da era da IA ​​generativa, a AWS está investindo em uma variedade de modelos para oferecer opções aos clientes, diz Godden. Alguns modelos são melhores para conversação ou resumo, e outros são melhores para gerar imagens a partir de entradas de texto.

“Se você investir profundamente e estiver inserido e enraizado em um modelo que pode não ser o mais proeminente, terá dificuldade para fazer um pivô quando surgir algo mais definidor”, diz Godden.

E em todos esses esforços, a AWS garante que os dados dos clientes estejam seguros e não sejam usados ​​para treinar modelos. “Queremos trazer esses recursos para o seu ambiente seguro para que seus dados continuem sendo seus dados”, acrescenta Godden.

5. Uma extensa rede de parceiros para otimizar a experiência na nuvem
Nenhum provedor de nuvem pode fazer tudo para todos os clientes, e é por isso que a AWS desenvolveu um conjunto amplo e profundo de parceiros. A AWS Partner Network inclui mais de 130.000 parceiros de mais de 200 países, com 70% sediados fora dos Estados Unidos, em outubro de 2023.

Como a AWS é líder em computação em nuvem há muito tempo, ela desenvolveu relacionamentos fortes e maduros com integradores de sistemas e parceiros provedores de serviços gerenciados. A maioria dos fornecedores independentes de software e provedores de SaaS vê os benefícios de adaptar sua tecnologia para trabalhar com a AWS.

E o AWS Marketplace é o maior e mais completo mercado digital para software em nuvem de terceiros do setor, de acordo com o Quadrante Mágico de 2023 da Gartner para serviços estratégicos de plataforma em nuvem .

As organizações têm muitas opções quando se trata de provedores de nuvem, mas existem diferenciais importantes que fazem a AWS se destacar. O relatório do Grupo Futurum conclui que a AWS “é claramente líder de mercado entre as nuvens públicas, em grande parte devido à sua infraestrutura de ponta, ampla experiência em computação em nuvem e uma pilha completa de serviços”.

Fique por dentro das inovações tecnológicas aqui no blog da https://www.itexperts.com.br/blog/

Artigo originalmente publicado em AWS Insights

Mantenha-se atualizado

Leia também

BlogNoticias

Computação em Nuvem – 7 Curiosidades que você nem imagina

Quero saber mais
BlogNoticias

Modelo de gerador de imagens do Amazon Titan no Amazon Bedrock já está disponível

Quero saber mais
BlogTecnologia e Educação

Por que o Moodle é a principal Plataforma LMS para criação de cursos online?

Quero saber mais
Abra o chat
Olá, gostaria de um atendimento?
Olá! No que podemos te ajudar?