Tecnologia e Educação

Tecnologia na educação: como preparar os alunos?

Tecnologia na Educação

Cientista de dados, especialista em inteligência artificial, machine learning, especialista em big data, internet das coisas, automatização de processos, analista de segurança da informação. Sabe o que todas essas profissões do futuro têm em comum? A necessidade de dominar a tecnologia. Por isso, tecnologia na educação é um assunto que precisa fazer parte do dia a dia do gestor de escola.

Afinal, para conseguir preparar os estudantes para o mercado de trabalho, é preciso estar atento às principais tendências. É importante destacar que uma pesquisa da DataFolha revelou que 98% dos alunos do ensino médio querem que as instituições de ensino ofereçam essa preparação.

Para se aprofundar na importância da tecnologia na educação, o Escolas Exponenciais conversou com Guilherme Camargo, CEO e fundador de uma consultoria especializada em tecnologia educacional.

O profissional falou como as escolas devem conduzir esse processo para o futuro das profissões dos atuais alunos e, ainda, quais recursos tecnológicos devem fazer parte da rotina escolar. Confira a entrevista:

Para os próximos anos, a expectativa é que a maioria das profissões exija o domínio da tecnologia, certo? Como as escolas devem preparar os estudantes para esse mercado de trabalho?

Guilherme Camargo: Correto! Inclusive há estudos disponíveis indicando que o futuro do trabalho vai exigir que os profissionais sejam capazes de resolver problemas complexos e integrar e empregar as tecnologias de maneira criativa na rotina empresarial.

As instituições de ensino precisam refletir, em um primeiro momento, sobre quais são as habilidades que precisamos desenvolver e sobre quais abordagens são ideais para este desenvolvimento, considerando a tecnologia na educação como ferramenta para alcançar esses objetivos.

Após esta primeira reflexão, recomendamos que as escolas façam um plano estruturado com metas, objetivos, indicadores de sucesso e definindo a equipe que será responsável pela condução.

EX: Quais competências e habilidades são fundamentais desenvolver nos alunos para essa nova realidade profissional?

Guilherme Camargo: De acordo com estudos, artigos e a própria movimentação em esfera global, notamos que algumas habilidades são percebidas como mais relevantes para o profissional do que outras. Dentre as habilidades, as que ganham destaque são “Pensamento Analítico e Inovação”, “Resolução de Problemas Complexos” e “Criatividade, Originalidade e Iniciativa” que aparecem no relatório chamado “O Futuro dos Empregos”, atualizado recentemente.

Fique por dentro das inovações tecnológicas aqui no blog da https://www.itexperts.com.br/contato/

Originalmente publicado em Escolas Exponenciais

Mantenha-se atualizado

Leia também

BlogTecnologia e Educação

Escola na nuvem para professores

Quero saber mais
BlogNoticias

Novo mecanismo generativo AWS

Quero saber mais
BlogTécnico

Software nativo da nuvem: por que é importante?

Quero saber mais
Abra o chat
Olá, gostaria de um atendimento?
Olá! No que podemos te ajudar?