Blog

Quem inventou a computação em nuvem?

Atualmente, podemos acessar a internet de qualquer lugar do mundo com segurança e velocidade. A tecnologia evolui de forma acelerada, aperfeiçoando nossas comunicações. Uma dessas tecnologias é a Cloud Computing ou computação em nuvem, que permite armazenar, compartilhar e disponibilizar dados, aplicações, serviços e softwares por meio da internet. Mas você sabe quem inventou a computação em nuvem?

Ao utilizar soluções que fornecem serviços cloud, podemos compartilhar um documento na nuvem, responder um e-mail sem usar um sistema instalado nos nossos dispositivos, ouvir músicas sem a necessidade de baixar os arquivos e visualizar documentos que podem ser editados por várias pessoas ao mesmo tempo num ambiente colaborativo e conectado.

Hoje, é difícil encontrar empresas que não aderiram à tecnologia, pois já faz parte do nosso dia a dia. Mas como surgiu esse termo? Quem inventou essa tecnologia? É o que contaremos a seguir.

Quando surgiu e quem inventou a tecnologia da computação em nuvem?

O termo Cloud Computing surgiu em 1997, em uma palestra de nível acadêmico ministrada pelo professor de sistemas de informação Ramnath Chellappa. Porém, alguns meses antes, em 1996, um plano de negócios (disponível em PDF) elaborado por um grupo de tecnólogos da empresa Compaq também utilizou o termo ao discutir a evolução da computação.

Já o conceito da tecnologia é associado a John Mccarthy, criador da programação LISP e pioneiro na tecnologia de Inteligência Artificial. Nos anos 60, ele discutiu a computação por tempo compartilhado, na qual o computador podia ser utilizado simultaneamente por dois ou mais usuários para realizar tarefas. O conceito foi chamado por ele de “Utility Computing”.

Foi constatado nos estudos que essa mudança resultou em gastos menores, em que o usuário paga somente pela utilização da tecnologia. Nessa época, o conceito de Computação em Nuvem começou a ganhar forma até o avanço com outro cientista que estava criando um conceito que revolucionaria o mundo: era o físico Joseph Carl, pioneiro na criação da internet.

Ao buscar outras utilidades para o computador, Joseph descobriu uma forma de conectar pessoas, permitindo o compartilhamento de dados e a comunicação em escala global. Depois disso, a ARPANET, rede global de compartilhamento de comunicação, foi criada e permitiu que a Computação em Nuvem ganhasse forma.

Fique por dentro das inovações tecnológicas aqui no blog da https://www.itexperts.com.br/contato/

Originalmente publicado em Sky One

Mantenha-se atualizado

Leia também

BlogNoticias

A COMPUTAÇÃO EM NUVEM JÁ FAZ PARTE DO SEU DIA A DIA

Quero saber mais
BlogTecnologia e Educação

Escola na nuvem para professores

Quero saber mais
BlogNoticias

Novo mecanismo generativo AWS

Quero saber mais
Abra o chat
Olá, gostaria de um atendimento?
Olá! No que podemos te ajudar?