BlogTecnologia e Educação

Benefícios da Internet das Coisas aplicada à Educação!

Você já sabe o que é a IoT (Internet das Coisas) na Educação? Não é novidade que os aparelhos eletrônicos estão cada vez mais conectados à web ― e até mesmo conectados entre si. Isso facilita bastante a vida dos usuários, que os utilizam de maneira muito mais prática e intuitiva, tanto no âmbito pessoal quanto no mundo corporativo.

Se você está em busca de tornar sua escola mais moderna e deseja colocá-la em sintonia com as demandas do século XXI, veja aqui como a Internet das Coisas pode ser utilizada de maneira efetiva em sua instituição!

Qual é o conceito de Internet das Coisas?

Internet das Coisas (do inglês Internet of Things, IoT) é um sistema de dispositivos eletrônicos ― desde chips, sensores, um utensílio doméstico até grandes máquinas ― interconectados por meio da internet, o que lhes confere a capacidade de transferir dados em uma rede sem a necessidade da interação humana.

A IoT ajuda as pessoas a viverem e trabalharem de maneira mais inteligente, evitando gasto de tempo, energia pessoal e dinheiro. Já para instituições e empresas de qualquer nicho, a IoT fornece uma visão em tempo real de sua atuação e processos, proporcionando percepções de ponta a ponta sobre seus produtos, serviços, linha de produção, finanças, recursos humanos e clientes.

Alguns exemplos de IoT são:

aparelhos domésticos conectados ao celular;

*sistemas de segurança inteligente;

*salas de aula com dispositivos integrados;

*rastreadores sem fio;

*scanners biométricos de segurança;

*sensores de movimento;

*painéis de controle de veículos;

*realidade aumentada.

Como a IoT vem contribuindo para o aprendizado nas escolas?

A Internet das Coisas aplicada à Educação permite a mudança na metodologia de ensino tradicional para o digital, tornando a educação mais colaborativa, interativa e acessível.

Os dispositivos IoT fornecem acesso confiável a plataformas de ensino, materiais e canais de comunicação e dão aos professores a capacidade de medir o progresso de aprendizado em tempo real. Com isso, eles podem decidir novos caminhos no ensino, tornando-o mais personalizado.

Além disso, a administração escolar ganha inteligência e um serviço mais seguro, automatizado, com menores erros, garantindo maior satisfação da comunidade escolar.

Quais são os exemplos da Internet das Coisas na Educação?

Agora, veja alguns exemplos práticos do uso da tecnologia IoT na educação.

Sala de aula inteligente

Com dispositivos integrados, como lousa digital, tablets, plataformas on-line e softwares, os alunos e professores conquistam um ambiente de aprendizado robusto, inteligente e interativo, tornando as experiências com os conteúdos muito mais relevantes, induzindo a uma melhor aprendizagem.

Controle de frequência automatizado

A frequência biométrica ou baseada na leitura do cartão do aluno pode ser usada para registrar automaticamente a frequência assim que ele entrar na sala de aula. O mesmo recurso pode ser utilizado para registrar o ponto de professores e funcionários.

Segurança

A IoT na educação favorece que a escola fique menos vulnerável a crimes, atentados e acidentes. Além do monitoramento eletrônico comum, qualquer atividade suspeita pode ser registrada por meio de sensores de movimento, acionando alarmes, chamando a polícia e bloqueando acessos.

Iot na educação e a Gestão escolar

Assim como no mundo corporativo, as metas da gestão escolar também podem ser beneficiadas pela IoT. Com o uso de sistemas de inteligência educacional, é possível ter um CRM completo que integra todos os setores, de maneira que os gestores consigam acompanhar em tempo real os cenários da escola.

Isso permite realizar uma gestão estratégica, baseada em dados consistentes, o que ajuda a traçar as ações mais adequadas para cada área ― pedagógica, administrativo-financeira, comunicação e marketing, compras, entre outras.

Agora que você entende os benefícios da Internet das Coisas aplicada à Educação, saiba que o Programa Escola da Inteligência está antenado com o uso das novas tecnologias.

Mesclando atividades presenciais com um moderno portal on-line totalmente interativo, destinado aos alunos, familiares e corpo docente, o modelo de ação da Escola da Inteligência vai ao encontro das atuais demandas para a educação, tanto no desenvolvimento das atividades pedagógicas quanto na própria gestão e consultoria.

Originalmente publicado em: https://escoladainteligencia.com.br/blog/internet-das-coisas-aplicada-a-educacao/

Conheça ITExperts e nossas soluções em cloud para Educação.

Solução em infraestrutura educacional.

Mantenha-se atualizado

Leia também

BlogTécnico

Amazon CloudWatch: o que é?

Quero saber mais
BlogTécnico

Conheça o Amazon Braket

Quero saber mais
BlogTecnologia e Educação

Chegou o LMS Moodle 4.0!

Quero saber mais
Abra o chat
Olá, gostaria de um atendimento?
Olá! No que podemos te ajudar?