Noticias

Cloud sustentável e seus benefícios

Cloud Sustentável

A computação em nuvem é uma das tecnologias que alcançam praticamente todas as atividades de uma empresa, inclusive suas relações comerciais. Isso torna a cloud uma das responsáveis pela possibilidade de criarmos uma cadeia end-to-end mais sustentável — ou seja, um conjunto de processos empresariais com diminuição dos impactos ambientais de ponta a ponta: criando o cloud sustentável.

Entenda de que forma a nuvem permite isso.

Redução de emissão de CO2

Um dos diferenciais da nuvem é sua capacidade de encolher a emissão de gases poluentes, como o CO2. Ao transferir sua infraestrutura de TI para um serviço de cloud, você adota um modelo que usa menos hardware e mais software na sua operação.

Um detalhe importante é que não se trata de transferir esse impacto para o servidor do fornecedor. O serviço permite a otimização do uso do espaço dos data centers, por exemplo, minimizando o desperdício de hardware nas empresas como um todo.

Otimização de recursos

Além do espaço, outros recursos também são otimizados pela utilização do cloud sustentável. O conceito de Infraestrutura como Serviço (IaaS), por exemplo, é uma estratégia pela qual a empresa constrói praticamente toda sua TI, tendo a cloud como alicerce principal. Basta ter acesso à Internet para usar as aplicações.

Nesse sentido, a redução do impacto é ainda maior do que em arquiteturas que abrangem apenas o armazenamento.

Economia de energia

Além de encolher o consumo energético internamente, a cloud sustentável representa um passo importante na adoção de energias sustentáveis. Por isso, vale a pena analisar a infraestrutura oferecida pelo fornecedor.

Diminuição de custos operacionais internos

Os custos operacionais são menores, assim como o impacto ambiental das suas atividades. Vale destacar que a cloud ainda torna sua empresa mais flexível, já que oferece uma infraestrutura escalável, pronta para se adequar às suas novas demandas.

Mais segurança no armazenamento

A segurança trazida pela digitalização possibilita a transferência da gestão de documentos para a nuvem e dispensa a necessidade de salas de arquivo. Do ponto de vista ambiental, é uma medida de grande valor, já que reduz a circulação de papel impresso e, consequentemente, o volume de lixo da empresa.

Como você pôde ver, a cloud sustentável é resultado de uma convergência de tecnologias e demandas da sociedade na qual vivemos. Essa mensagem vem ganhando cada vez mais força no mercado, exigindo que as empresas se posicionem. Promova essa inovação no seu ambiente de trabalho e conquiste os benefícios que a tecnologia e a responsabilidade ambiental têm a oferecer.

Fique por dentro das inovações tecnológicas aqui no blog da https://www.itexperts.com.br/contato/

Blog originalmente publicado em Neogrid

Mantenha-se atualizado

Leia também

BlogNoticias

AWS Content Hub: desbloqueando o poder do SaaS

Quero saber mais
BlogNoticias

Aí vem a supernuvem: o que ela significa para a complexidade multinuvem?

Quero saber mais
BlogTecnologia e Educação

Recursos digitais gratuitos para incluir alunos com deficiência

Quero saber mais
Abra o chat
Olá, gostaria de um atendimento?
Olá! No que podemos te ajudar?