Tecnologia e Educação

5 ideias para usar a tecnologia como aliada na sala de aula

Existem várias maneiras de utilizar a tecnologia na sala de aula, criando dinâmicas mais didáticas e interativas. Cabe ao educador analisar as melhores alternativas de acordo com a faixa etária dos alunos e a matéria a ser lecionada. Como as opções são infinitas, elencamos abaixo as ideias mais práticas e acessíveis:

1. Leitura de textos em plataformas online
O uso de tablets, chromebooks e notebooks pode ser um grande apoio no estímulo ao hábito da leitura. Desde os livros clássicos até materiais didáticos, tudo pode ser facilmente acessado e lido por esses dispositivos, que possibilitam uma experiência interativa e digital.

A vantagem da leitura em plataformas online é a facilidade de selecionar e destacar trechos específicos dos textos, dispensando as rasuras em livros. Além disso, essa estratégia pode incentivar os alunos a buscarem novas leituras em casa, por meio de seus aparelhos pessoais.

2. Dinâmicas com jogos específicos
O processo de ensino-aprendizagem fica muito mais divertido quando feito através da aplicação das estratégias e metodologias dos jogos.

Com jogos digitais que estimulam o raciocínio lógico, a coordenação motora e a dinâmica de erros e acertos, o aluno compreende com mais facilidade determinados conteúdos, se tornando mais participativo e interessado junto da tecnologia na sala de aula.

3. Exibição de filmes e produções audiovisuais
No lugar de slides extensos, é possível explorar vídeos, filmes e outras produções audiovisuais para passar o conteúdo aos alunos. Exemplo disso são os filmes de contexto histórico ou vídeos de curta duração explicando os mais variados assuntos, desde o alfabeto até uma divisão celular.

Essa estratégia pode até instigar os alunos a produzirem seus próprios vídeos caseiros, feitos através do aparelho celular. Muito mais interessante do que um seminário utilizando cartolina, não é mesmo?

4. Criação de um mural virtual
Ainda seguindo a proposta de substituir as cartolinas por tecnologia na sala de aula, uma ideia muito interessante é a criação dos murais virtuais, onde os alunos podem exibir seus trabalhos. Isso pode ser feito em blogs ou então em uma comunidade fechada nas redes sociais, como Facebook e WhatsApp.

As vantagens dessa prática são diversas, que vão desde a redução do uso de papel até a proatividade dos alunos em publicarem suas próprias tarefas. E, dependendo da plataforma utilizada para o mural, até mesmo os familiares podem ter acesso.

5. Pesquisa e estudo por mídias digitais
O uso da tecnologia na sala de aula permite que os alunos façam pesquisas em tempo real e encontrem informações atualizadas com facilidade. No entanto, é essencial que os professores orientem que o acesso seja feito apenas em fontes confiáveis.

Desse modo, o estudo não precisa ficar apenas na leitura e interpretação de textos, como também em podcasts e videoaulas. Essa é uma excelente maneira dos alunos terem um papel ativo na construção de conhecimento, que procuram e analisam informações com uma postura proativa.

Fique por dentro das inovações tecnológicas aqui no blog da https://www.itexperts.com.br/contato/

Originalmente publicado em Colégio Raízes

Mantenha-se atualizado

Leia também

BlogNoticias

Mistral Large (AI) – agora disponível no Amazon Bedrock

Quero saber mais
BlogNoticias

Tripé 5G, Edge Computing e Cloud exige mudança cultural na organização

Quero saber mais
BlogNoticiasTecnologia e Educação

Estatísticas da computação em nuvem na educação mundial

Quero saber mais
Abra o chat
Olá, gostaria de um atendimento?
Olá! No que podemos te ajudar?