BlogTécnico

Modelos de Negócio na computação em nuvem

Modelos de negócio em nuvem – dentro do mercado de computação em nuvem, existem três principais. Leia nosso artigo a seguir e descubra quais são eles.

Modelos de negócio de computação em nuvem

SaaS (Software as a Service);
PaaS (Platform as a Service);
IaaS (Infrastructure as a Service).

Modelos de negócio de computação em nuvem – SaaS (Software as a Service)

No modelo SaaS, são os softwares que contratamos pela Internet, muitas vezes com modelo de contratação mensal, como o Dropbox, Netflix e Spotify. As principais vantagens desse modelo para o usuário são a facilidade de acesso aos serviços de qualquer lugar e a facilidade para instalação e atualizações. Já para o fornecedor, os benefícios mais relevantes são o maior controle sobre a sua tecnologia, o combate à pirataria e a consistência na versão utilizada pelos usuários. O contraponto do modelo de assinatura é a forma tradicional de vender licenças de software.

Modelos de negócio de computação em nuvem – PaaS (Platform as a Service)

Já em PaaS, disponibiliza-se plataformas para desenvolvimento, execução e gestão de aplicações. Uma das mais utilizadas é o Heroku, onde o desenvolvedor pode facilmente rodar e gerir suas aplicações em diversas linguagens. Esse modelo de negócios gera muita facilidade e agilidade para o desenvolvimento e transparência na gestão de recursos.

Modelos de negócio de computação em nuvem – IaaS (Infrastructure as a Service)

Por fim, temos o IaaS, onde é possível contratar armazenamento, processamento, memória e outros recursos de infraestrutura como serviço. Entre os modelos citados, é o que permite maior flexibilidade e gestão de recursos, criação de infraestruturas próprias que atendem exatamente à demanda e redução de custos de TI de empresas ao migrar datacenters para soluções IaaS.

Mercado

No mercado, há diversos provedores de IaaS, como a Amazon Web Services (AWS), Microsoft Azure e Google Cloud Platform. A AWS foi a pioneira do segmento e hoje lidera o mercado com ampla vantagem em relação aos seus concorrentes. O Gartner, empresa de consultoria norte-americana que realiza pesquisas no mercado de TI, divulga periodicamente um estudo do mercado de computação em nuvem.

A AWS, por exemplo, hoje oferece mais de 180 serviços, desde simples máquinas virtuais Windows e Linux, bancos de dados relacionais MySQL, PostgreSQL, MariaDB, Oracle e MS SQL Server, bancos de dados OLAP e não-relacionais, serviços de armazenamento e muito mais. Atualmente, é possível contratar recursos computacionais em blocos de 100ms de processamento para códigos em Java, Python e NodeJS.

Fonte: https://solvimm.com/blog/o-que-e-computacao-em-nuvem/

Conheça ITExperts e nossas soluções em cloud para Educação.

Solução em infraestrutura educacional.

Mantenha-se atualizado

Leia também

BlogTecnologia e Educação

Como o setor educacional está usando tecnologias de nuvem?

Quero saber mais
BlogNoticias

Mistral Large (AI) – agora disponível no Amazon Bedrock

Quero saber mais
BlogNoticias

Tripé 5G, Edge Computing e Cloud exige mudança cultural na organização

Quero saber mais
Abra o chat
Olá, gostaria de um atendimento?
Olá! No que podemos te ajudar?