BlogTecnologia e Educação

Startup usa IA generativa para ensinar estudantes a escrever

Nos Estados Unidos, uma startup arranjou uma maneira de fazer com que os alunos usem a IA generativa(a mesma do ChatGPT) não para “colar” nos trabalhos, e sim para dominar as técnicas da escrita, informa a Fast Company.

A startup em questão é a Pressto, fundada em 2021 pelo jornalista Daniel Stedman. A ideia surgiu, na verdade, de uma insatisfação dele com a maneira como as escolas ensinavam as crianças a escrever.

A partir daí, a empresa pensou em usar inteligência artificial para criar planos de aula para os professores e ajudar os alunos a driblar a angústia de ver a tela em branco e não saber nem por onde começar a escrever.

Para isso, a Pressto criou uma ferramenta que oferece blocos de texto clicáveis para que os jovens tenham um caminho para estruturar suas ideias. Depois, a inteligência artificial sugere assuntos, oferecidos em caixas de comando atraentes para as crianças.

Um exemplo: a Pressto pode gerar tópicos para um texto que compare dois Pokémons (como Wilbur e Pikachu). E tudo o que os alunos escrevem é reunido em um zine, que pode ser compartilhado virtual e fisicamente.

A ferramente também dá um feedback sobre os textos, elogiando o que foi bem feito ou encorajando os estudantes com dicas de como escrever melhor.

Mais confiança na escrita
Desde que foi lançada, em janeiro de 2023, a plataforma da Pressto já é usada por mais de 1.300 professores de quase 700 escolas nos Estados Unidos (e em quatro outros países).

Um desses professores, Todd Henry, diz que até seus alunos menos interessados nas aulas de escrita respondem de maneira diferente quando podem escrever sobre o que querem “em um meio que é ‘legal’”, diz.

Ele usa a IA generativa para atender a estudantes de diferentes níveis de aprendizado e dar mais confiança aos que têm medo de escrever —“especialmente os meninos mais velhos do ensino fundamental, que geralmente relutam em expressar sentimentos, opiniões e pensamentos”, conta.

Fique por dentro das inovações tecnológicas aqui no blog da https://www.itexperts.com.br/contato/

Originalmente publicado em Ifood News

Mantenha-se atualizado

Leia também

BlogNoticias

Aí vem a supernuvem: o que ela significa para a complexidade multinuvem?

Quero saber mais
BlogTecnologia e Educação

Recursos digitais gratuitos para incluir alunos com deficiência

Quero saber mais
BlogNoticias

AWS Amazon Bedrock aumenta o portfólio com novos modelos de IA generativa

Quero saber mais
Abra o chat
Olá, gostaria de um atendimento?
Olá! No que podemos te ajudar?