BlogTecnologia e Educação

Qual o papel do professor diante as novas tecnologias?

Como a tecnologia e suas soluções, o professor não tem mais o papel de detentor de todo o conhecimento. Claro que ele precisa saber todo o conteúdo e ter a capacidade de repassá-lo, mas também precisa entender que os alunos podem chegar na sala de aula já sabendo a maioria das questões.

Por isso, o principal papel do docente na atualidade é conseguir mediar discussões na sala de aula, acrescentando o conteúdo e fazendo com que os alunos desenvolvam o pensamento crítico diante das situações e das diversas informações com quem têm contato.

É necessário pensar em outros formatos de aula e dar os caminhos para que os próprios alunos busquem conhecimento, novas formas de aprender e lidar com as informações.

Como os professores podem usar a tecnologia a seu favor?
A tecnologia na educação pode gerar diversos benefícios para o aluno, professor e também para a instituição. Com ela é possível melhorar e desenvolver habilidades e competências dos estudantes, como criatividade, autonomia, além de melhorar a relação entre aluno e professor, fazendo com que troquem conhecimentos e experiências.

Veja agora como você pode usar a tecnologia a seu favor.

Automatizar processos
Utilizando a tecnologia no dia a dia é possível automatizar processos, como por exemplo, para correção ou elaboração de uma prova, no lançamento de notas, para análise de desempenho dos alunos, etc. Com a automatização é possível diminuir as chances de erro e assim melhorar a qualidade do seu trabalho.

Otimizar tempo
Outro benefício da tecnologia, que é também uma consequência da automatização, é a otimização de tempo. Com as ferramentas disponíveis você consegue gerenciar melhor as tarefas, gastar menos tempo em tarefas muito operacionais e focar em questões estratégicas para melhorar as aulas.

Personalização
O ponto mais forte da tecnologia é que com ela é possível promover a personalização do ensino. Não serão atividades genéricas e iguais para todos.

Com boas ferramentas é possível adequar o conteúdo a partir das competências e habilidades pedagógicas que se adequam às individualidades de cada estudante.

Engajamento dos alunos
Com um conteúdo personalizado é bem mais provável que os alunos se engajem e motivem com as aulas. A tecnologia tende a despertar a curiosidade dos alunos, fazendo com que fiquem mais interessados e motivados com as aulas, querendo participar ativamente.

Isso é um benefício enorme para os professores, já que terão estudantes engajados e que vão se desenvolver muito bem na matéria.

Inovação no aprendizado
Com a utilização da tecnologia na educação é possível inovar na forma de passar o conteúdo, e também em aplicar metodologias ativas.

Assim, é possível sair do padrão de simplesmente passar um conteúdo no quadro ou enviar um texto para que os alunos leiam e apresentem algo. Dá para fazer diversas dinâmicas diferenciando as formas de aprender. Isso atrai os alunos!

Aproximação com os alunos
Com o uso das tecnologias nas aulas é possível se aproximar dos alunos. Isso porque eles estarão mais interessados e engajados nos conteúdos e assim terão mais curiosidade e disposição para as trocas nas aulas. Sendo muito importante para que você como professor consiga ter uma relação melhor com eles.

Qualidade das aulas
Outro benefício relevante da tecnologia na educação é a qualidade dos conteúdos e aulas que são ministrados. Como os alunos já terão um acesso prévio às informações, na aula será possível se aprofundar nos temas, conseguindo elevar o nível. Além disso, com os alunos mais engajados e motivados, a aula também será muito mais proveitosa.

Fique por dentro das inovações tecnológicas aqui no blog da https://www.itexperts.com.br/contato/

Originalmente publicado em CRM Educacional

Mantenha-se atualizado

Leia também

BlogTecnologia e Educação

Escola na nuvem para professores

Quero saber mais
BlogNoticias

Novo mecanismo generativo AWS

Quero saber mais
BlogTécnico

Software nativo da nuvem: por que é importante?

Quero saber mais
Abra o chat
Olá, gostaria de um atendimento?
Olá! No que podemos te ajudar?