BlogNoticias

Rio caminha para se tornar cidade inteligente, diz diretor geral da AWS

AWS no Web Summit

A cidade do Rio tem todo o potencial para avançar na estratégia de consolidar como uma cidade inteligente (ou smart city), na visão de Paulo Cunha, diretor geral para o setor público da Amazon Web Services (AWS) no Brasil. Cunha participou de painel sobre a contribuição da computação em nuvem para o setor público nesta semana, no Web Summit Rio, e conversou com o GLOBO.

Ele lembra que o Rio deu um primeiro passo importante na direção de uma “smart city” a partir da criação de uma secretaria específica, com foco na inovação digital, para identificar oportunidades e possíveis aplicações da tecnologia em serviços. Em seguida, Cunha destaca que a prefeitura tem investido na conectividade para transformação dos serviços – um segundo passo necessário para qualquer cidade que queira se tornar smart, diz:

— (A conectividade) É onde agora acredito que o Rio tem uma tremenda oportunidade. E isso vai desde mobilidade urbana, passando pela área de educação, saúde e segurança pública. E o município tem sido muito aberto a diálogos e projetos inovadores.

Potencial do 5G
O uso da inteligência artificial aliada à rede de quinta geração, o 5G, para atividades de monitoramento e análises preditivas pelo setor público, é uma das apostas para as ‘smart cities’ e deve trazer ganhos para a capital fluminense, avalia diretor da AWS.

— A tendência vai ser em sensores, em função do 5G, e os dados gerados vão ser tratados por inteligência artificial e machine learning (aprendizado de máquina), com característica de previsão forte, evitando trânsito e filas, por exemplo. Parece trivial, mas isso hoje sempre acaba atrapalhando a vida do cidadão. E logo devemos ver boas aplicações no Rio — conclui.

Fique por dentro das inovações tecnológicas aqui no blog da https://www.itexperts.com.br/contato/

Originalmente publicado em Época Negócios

Mantenha-se atualizado

Leia também

BlogNoticias

AWS Content Hub: desbloqueando o poder do SaaS

Quero saber mais
BlogNoticias

Aí vem a supernuvem: o que ela significa para a complexidade multinuvem?

Quero saber mais
BlogTecnologia e Educação

Recursos digitais gratuitos para incluir alunos com deficiência

Quero saber mais
Abra o chat
Olá, gostaria de um atendimento?
Olá! No que podemos te ajudar?