BlogTecnologia e Educação

Inteligência Artificial na educação: o que é e como utilizar

A inteligência artificial na educação é uma área da ciência da computação que está transformando a gestão e o aprendizado dos alunos. Ela pode ser utilizada de forma que o conteúdo ensinado durante as aulas seja direcionado, assim como as avaliações.

A realidade virtual e o mobile learning são alguns exemplos de tecnologia aliada à educação que têm contribuído para tornar o ensino mais dinâmico.

Quer saber como o uso dessa tecnologia pode contribuir com o ensino? Então, continue a leitura para entender melhor esse conceito e as suas possíveis aplicações nas escolas!

O que é Inteligência Artificial?

Como foi dito no início, a Inteligência Artificial (IA) é uma área da computação que desenvolve dispositivos aptos a simular as capacidades humanas relacionadas à inteligência. Ou seja, simulam aspectos como percepção, raciocínio, tomada de decisões, solução de problemas, etc.

Desta forma, a partir da observação desses dados e padrões, a IA consegue “aprender” e passa a desenvolver sua percepção ao ser exposta em diversos ambientes, de acordo com o objetivo para o qual foi desenvolvida.

Ela se relaciona ao estudo de outras tecnologias e, ao contrário do que algumas pessoas acreditam, a Inteligência Artificial não veio tomar as ocupações do ser humano e suas habilidades, pois ela pode contribuir muito com as atividades, devido a sua enorme capacidade de armazenamento e análise de dados.

Quais são as vantagens da Inteligência Artificial na educação?

Devido a sua grande capacidade de armazenamento e processamento de dados complexos, entender o padrão de aprendizagem de cada aluno em suas individualidades se torna mais fácil.

Vamos explicar! Visto que o modelo tradicional de ensino desconsidera muitas particularidades dos estudantes, como o desempenho e a adaptação ao formato ou ritmo de aprendizagem, o desenvolvimento, na totalidade, fica comprometido.

Muitos são os benefícios do uso da Inteligência Artificial na educação. Confira alguns deles a seguir:

1. Capacidade de se adaptar às necessidades dos alunos

Já se sabe que cada aluno absorve determinado conteúdo de uma forma e nem sempre isso vai ao encontro do padrão da sala de aula.
Por isso, um dos benefícios da Inteligência Artificial na educação está justamente na capacidade de identificar como o aluno pode aprender melhor, para que, assim, o professor possa desenvolver o ensino por essa via.

Logo, essa prática pode ser feita por meio de soluções tecnológicas para o aprendizado adaptativo, como jogos e uma série de outros programas pensados para a educação.

2. Maiores aprendizados

O uso da Inteligência Artificial na educação pode ajudar a eliminar as fronteiras do conhecimento.

Assim, ela trouxe facilidade ao aprendizado, visto que o aluno pode, inclusive, estudar de qualquer lugar do mundo e a qualquer momento. Fora isso, ela também amplia as habilidades dos estudantes, como é o caso do Letramento Digital.

3. Feedback aos professores

Os benefícios da Inteligência Artificial na educação não se aplicam apenas aos alunos. Ela também contribui muito com o trabalho dos professores.

Nesse contexto, os dados que diversas ferramentas tecnológicas apresentam sobre a aprendizagem dos alunos são valiosíssimos para direcionar o planejamento dos educadores e, consequentemente, ajudar na busca por melhores práticas pedagógicas.

Além dessas vantagens a Inteligência artificial na educação também:

• transforma o currículo escolar, agregando mais valor à instituição;

• promove a inclusão de pessoas com deficiência, fazendo com que todos tenham a possibilidade do mesmo acesso ao conhecimento;

• aperfeiçoa processos pedagógicos e organizacionais com base em informações em tempo real;

• contribui para o crescimento dos estudantes, professores e gestores.

Como utilizar a Inteligência Artificial na educação?

Para colocar a Inteligência Artificial em prática na sua escola, listamos alguns pontos essenciais a serem seguidos. Vejamos cada um deles a seguir:

1. Não tenha medo de investir em tecnologia

A inteligência artificial faz parte do nosso cotidiano; um exemplo está no uso de celulares inteligentes, com os aplicativos que já respondem a perguntas por voz.

Portanto, trata-se de um investimento que trará um ótimo retorno. Assim, vale a pena pesquisar várias ferramentas e escolher a que melhor se adapta ao desempenho dos alunos, qual economia de tempo ela proporciona ao trabalho dos professores e, além de tudo, como ela irá melhorar a gestão da escola.

2. Capacite a equipe escolar

Após a introdução das ferramentas para uso na instituição, é necessário propor a capacitação de professores e demais profissionais do ensino para realizarem o bom uso da tecnologia.

Além disso, também é preciso acompanhar regularmente os feedbacks de todas as partes, inclusive dos alunos que irão usufruir dos métodos de ensino, para entender se os recursos estão funcionando ou se precisam de mudanças e adaptações.

3. Compartilhe os resultados

Ao compartilhar os resultados sobre o uso da inteligência artificial, é possível compreender o que funciona bem e apontar as percepções de melhorias.

A partir dessa atitude, a escola passa a ter uma base de informações e experiências, que são fundamentais para a tomada de decisões.

4. Prepare seus alunos com correções de redação online

Se os alunos da sua escola estão se preparando para o Enem ou outros vestibulares, você já deve saber que a redação é uma das partes mais importante dessas provas. Além de mostrar a sua habilidade com a norma culta da língua portuguesa, eles precisam demonstrar o raciocínio e conhecimento sobre diversas áreas.

Os professores sabem disso, porém, devido aos outros conteúdos do currículo escolar que também devem ser passados, muitas vezes, o trabalho com a redação não recebe a importância necessária.

Sendo assim, você pode contar com o apoio de soluções tecnológicas para que os alunos possam treinar a escrita e auxiliar o trabalho do professor.

Muitas plataformas disponibilizam esse serviço com correções rápidas, assertivas e atendendo às necessidades de cada aluno, pois eles recebem comentários específicos sobre suas próprias produções. Assim, eles visualizam seus pontos fortes e podem melhorar os aspectos que precisam de mais estudo e treino.

Originalmente publicado em: educacao.imaginie.com.br/inteligencia-artificial-na-educacao/

Conheça ITExperts e nossas soluções em cloud para Educação.

Solução em infraestrutura educacional.

Mantenha-se atualizado

Leia também

BlogNoticias

Mistral Large (AI) – agora disponível no Amazon Bedrock

Quero saber mais
BlogNoticias

Tripé 5G, Edge Computing e Cloud exige mudança cultural na organização

Quero saber mais
BlogNoticiasTecnologia e Educação

Estatísticas da computação em nuvem na educação mundial

Quero saber mais
Abra o chat
Olá, gostaria de um atendimento?
Olá! No que podemos te ajudar?