BlogTecnologia e Educação

O LMS baseado em nuvem veio para ficar

falamos sobre LMS antes, e hoje vamos nos aprofundar mais neste assunto falando especificamente do LMs baseado em nuvem.

Não podemos negar; o mundo virou de cabeça para baixo e todos nós não temos certeza do que o futuro reserva.

Aqueles de nós que têm a sorte de trabalhar durante esta pandemia estão tendo que fazer mudanças em nossas rotinas diárias, reuniões com colegas e na maneira como trabalhamos.

Com toda essa incerteza, uma coisa é clara – o software de trabalho remoto está aqui para ficar e ficará mais sofisticado.

Quando se trata de Learning Management Systems, pode-se argumentar que agora é o momento perfeito para investir no desenvolvimento pessoal de suas equipes e (portanto) no desenvolvimento de sua organização. Mas como você pode fazer isso com um LMS local?

É hora de olhar para o futuro e iniciar a transição para um LMS baseado em nuvem – aqui está tudo o que você precisa saber sobre o assunto.

O que é um LMS baseado em nuvem?

Um LMS baseado em nuvem é uma solução de tecnologia de aprendizado que pode ser acessada de qualquer lugar com conexão à Internet e hospedada na web. Todas as informações são armazenadas (na nuvem) e os alunos podem fazer login em um portal da web para obter acesso à plataforma de qualquer dispositivo.

Ao contrário dos LMSs hospedados localmente, um LMS baseado em nuvem não exige que você instale hardware ou software específico para usar a tecnologia.

Então, por que tantas organizações ainda operam em um LMS interno ou local?

Qual é a diferença entre On-Premise e Cloud-Based?

Acessibilidade:

Você não precisa ser um cientista de foguetes para descobrir isso – os LMSs locais são hospedados localmente e estão disponíveis apenas no laptop ou desktop específico para o qual é baixado.

Os LMSs baseados em nuvem, no entanto, são hospedados em servidores remotos, o que significa que você tem acesso à sua plataforma de qualquer dispositivo, em qualquer lugar, desde que tenha uma conexão com a Internet. Essa acessibilidade também se estende à sua base de funcionários, que podem optar por acessar seus conteúdos de aprendizagem em qualquer lugar, facilitando o aprendizado no fluxo de trabalho.

Instalação:

Os LMSs no local exigem uma instalação pesada – algo que leva mais tempo e esforço e, muitas vezes, requer a assistência de sua equipe de TI.

Por outro lado, os LMSs baseados em nuvem geralmente podem ser baixados do fornecedor em minutos e, uma vez feito isso, você tem acesso instantâneo ao seu painel.

Pagamentos:

Um LMS no local geralmente exige um pagamento “único e feito”, pois você compra a licença da plataforma antecipadamente e precisa gerenciar os custos de uma só vez. Embora isso funcione para alguns, isso também significa que sua plataforma geralmente não é atualizada com os recursos mais recentes, etc.

Devido à natureza dos LMSs baseados em nuvem, você tende a se inscrever mensalmente ou anualmente e tem a atenção constante do fornecedor – quaisquer correções de bugs, atualizações ou novos recursos são automaticamente vinculados à sua conta e aplicados à sua plataforma. A desvantagem disso, no entanto, é que os LMSs baseados em nuvem tendem a ter mais taxas de manutenção envolvidas como resultado.

Escalabilidade:

Seu LMS local é de propriedade total de sua organização, mas com isso vêm as limitações de sua licença. Ao assinar seu contrato, você decide sobre uma certa quantidade de armazenamento e largura de banda que seu sistema pode suportar – quando seu número de funcionários aumenta, você fica sem espaço rapidamente.

Devemos estar sempre olhando para o futuro nos negócios, e com isso vem a necessidade de escalar nossas equipes. Para planejar com antecedência estrategicamente, os LMSs baseados em nuvem permitem que você aumente sua largura de banda e armazenamento a qualquer momento, o que significa que seu software pode crescer com seus negócios.

A última coisa que você precisa quando sua empresa está em alta é ter que revisar todo o seu sistema LMS para acomodar novos talentos, em vez disso, um LMS baseado em nuvem permite que você seja à prova do futuro.

Benefícios do LMS baseado em nuvem

Melhorando a experiência do aluno:

Os LMSs baseados em nuvem permitem que os usuários acessem programas e dados de qualquer dispositivo e local, com alguns conteúdos podendo ser acessados ​​offline. Na era do aprendizado móvel, a capacidade de acessar seu material de aprendizado por meio de seu smartphone, tablet ou laptop sem perder seu progresso e dados é extremamente importante e facilita o aprendizado just-in-time.

Prepare sua plataforma para o futuro:

Como mencionado acima, não há melhor maneira de preparar sua empresa para o futuro de qualquer coisa que possa surgir com software na nuvem. Quer sua empresa esteja crescendo ou seus funcionários estejam trabalhando remotamente, ter acesso à sua plataforma de aprendizado de qualquer lugar, a qualquer momento, oferece a flexibilidade de reagir a qualquer circunstância.

Segurança:

Não é segredo que os sistemas baseados em nuvem são mais seguros do que as infraestruturas de TI internas. Com laptops quebrados e armazenamento externo extraviado, não vale a pena correr o risco de abrigar todos os seus dados importantes onde podem ser perdidos com tanta facilidade.

As soluções em nuvem têm uma variedade de medidas de segurança em vigor, desde criptografia de dados até SSL. Você pode até mesmo proteger com senha certas seções da plataforma de e-Learning para garantir que apenas alguns indivíduos recebam acesso. Se houver alguma tentativa de violação, o sistema documentará automaticamente o incidente, bem como todos os detalhes pertinentes.

Além disso, com o Single-Sign-On (SSO) que permite acesso fácil e seguro ao seu software em nuvem, você pode ficar tranquilo sabendo que sua plataforma é segura e acessível de qualquer lugar.

Fique por dentro das tendências e inovações educacionais aqui no blog da ITExperts!

Originalmente publicado em: www.docebo.com/learning-network/blog/cloud-based-lms/

Conheça ITExperts e nossas soluções em cloud para Educação.

Solução em infraestrutura educacional.

Mantenha-se atualizado

Leia também

BlogNoticias

AWS Content Hub: desbloqueando o poder do SaaS

Quero saber mais
BlogNoticias

Aí vem a supernuvem: o que ela significa para a complexidade multinuvem?

Quero saber mais
BlogTecnologia e Educação

Recursos digitais gratuitos para incluir alunos com deficiência

Quero saber mais
Abra o chat
Olá, gostaria de um atendimento?
Olá! No que podemos te ajudar?