BlogTécnico

O que é LMS?

LMS é a sigla para Learning Management System ou Sistema de Gestão de Aprendizagem. Parece complexo, mas acredite, não é. Esse sistema é uma tecnologia que permite gerir determinado conteúdo de ensino, acompanhando a evolução dos alunos e avaliando o desempenho deles.

Você certamente já ouviu falar no EAD, certo? O modelo de ensino a distância teve muita adesão ao longo dos últimos anos, especialmente porque as pessoas estão com a rotina cada vez mais atribulada e precisam de um método de aprendizagem que se ajuste ao seu dia a dia, e não o contrário.

Com a evolução tecnológica, é natural que o EAD acabasse se beneficiando. Já pensou em quantas coisas conseguimos fazer sem sair de casa nos dias de hoje?

Acompanhar eventos em tempo real por transmissões online, pedir comida por aplicativos, comprar roupas em e-commerces e até passear pelas ruas de várias cidades do mundo em um carro virtual.

A tecnologia veio para somar ao EAD, criando o que chamamos de e-Learning. Esse é o modelo de ensino à distância que se utiliza de ferramentas tecnológicas para passar o conteúdo de forma prática, acessível e dinâmica, transmitindo conteúdo de valor e com a melhor experiência para o aluno.

Em outras palavras, são os cursos online ou virtuais que hoje já são tão comuns por aí. Incrível, não? Mas onde o LMS se encaixa nessa história?

Como funciona o LMS?

Em linhas gerais, o LMS (Learning Management System) funciona no ambiente online, como um espaço virtual em que a empresa pode hospedar e distribuir conteúdo em diversos formatos (vídeos, podcasts, textos, quizzes etc.).

Mas não é só isso! A ferramenta também é composta por recursos de gestão, que recolhem, organizam e permitem a análise de dados, viabilizando o acompanhamento de cada aluno e sua respectiva evolução dentro de uma trilha de aprendizagem.

Por isso, podemos dizer que um sistema de aprendizagem LMS tem uma estrutura que se divide em duas partes:

LMS – Interface de administrador

A chamada interface do administrador é o lado da plataforma LMS (Learning Management System) voltado para gestão. Nesse espaço o responsável pelo conteúdo pode criar e organizar todos os materiais, além de coletar dados e gerar relatórios (individuais ou por grupo de alunos).

LMS – Interface de usuário

Já a interface do usuário é destinada aos alunos, um espaço para acessar o material disponibilizado pelo administrador. Essa área do sistema conta com designs responsivos e que permitem a navegação por diferentes dispositivos, como computadores, smartphones e tablets.

Agora que você ja sabe que LMS significa Learning Management System e como ele funciona, entre em contato com a ITExperts para implementar este serviço à sua infraestrutura educacional!

Fonte: https://blog.engage.bz/o-que-lms/

Conheça ITExperts e nossas soluções em cloud para Educação.

Solução em infraestrutura educacional.

Mantenha-se atualizado

Leia também

BlogTécnico

Computação em Nuvem: Revolucionando os Negócios

Quero saber mais
BlogTecnologia e Educação

Como o setor educacional está usando tecnologias de nuvem?

Quero saber mais
BlogNoticias

Mistral Large (AI) – agora disponível no Amazon Bedrock

Quero saber mais
Abra o chat
Olá, gostaria de um atendimento?
Olá! No que podemos te ajudar?