BlogTecnologia e Educação

Gamificação: Tecnologia e educação na mesma solução

Gamificacao

A gamificação na educação consiste em utilizar elementos de jogos em contextos de aprendizagem. Por exemplo, quem acertar ganha pontos, ou outra moeda virtual, após a conclusão de uma série de tarefas. E pode avançar para o próximo nível.

Essas atividades podem ser competições entre pares, trabalhos em equipe, testes etc. A ideia é oferecer mais estímulos para os alunos através desse processo.

Vantagens da gamificação na educação

O desenvolvimento de diversas capacidades cognitivas pode ser potencializado. Por exemplo, durante a pandemia de covid-19, as escolas enfrentaram um enorme desafio com a adaptação para o Ensino Remoto Emergencial (ERE).

Segundo o relatório da organização Todos pela Educação, o segundo trimestre de 2021 apresentou um crescimento de 171% da evasão escolar de crianças e adolescentes entre 6 e 14 anos, comparando-se com o ano de 2019. Vale destacar que a Lei obriga que todas as crianças a partir de 5 anos estejam matriculadas.

Quais tecnologias podem ajudar?

Para se obter o máximo aproveitamento da gamificação na educação, é interessante conhecer as tecnologias disponíveis. Nesse sentido, damos destaque para a conectividade e os dispositivos móveis.

É somente com a soma desses fatores que é possível aproveitar ao máximo as inovações que a inteligência artificial permite. Assim, ter uma rede de internet estável e aparelhos compatíveis é essencial para garantir a aprendizagem ativa por meio da gamificação na educação.

Cloud Computing

Cloud Computing, ou Computação em Nuvem: tecnologia que está possibilitando o surgimento de diversas soluções inovadoras para todos os segmentos do mercado. Por meio dela, a mobilidade é estimulada: é possível acessar aulas interativas de qualquer lugar do mundo.

Business Intelligence

Business Intelligence, ou Inteligência do Negócio: solução em que a inteligência artificial usa a coleta de dados para gerar relatórios personalizados. Inclusive, é também um desdobramento da Computação em Nuvem.

Assim, por meio dos dados de acesso do usuário, é possível mapear seu comportamento e trazer análises para aprimorar a sua experiência.

Internet of Things

Internet of Things, ou Internet das Coisas, é uma solução que tende a conquistar ainda mais espaço até o final da década de 2020, em decorrência da chegada da tecnologia 5G no Brasil. Basicamente, ela integra o ambiente físico com o virtual.

É mais fácil constatar a sua aplicação no conceito de espaços inteligentes. No entanto, ela pode ser observada na educação também por meio do ensino de robótica, por exemplo. Já há escolas que estão oferecendo aulas de programação desde o Ensino Médio.

Fique por dentro das inovações tecnológicas aqui no blog da https://www.itexperts.com.br/contato/

Originalmente publicado em Vivo

Mantenha-se atualizado

Leia também

BlogNoticias

AWS Content Hub: desbloqueando o poder do SaaS

Quero saber mais
BlogNoticias

Aí vem a supernuvem: o que ela significa para a complexidade multinuvem?

Quero saber mais
BlogTecnologia e Educação

Recursos digitais gratuitos para incluir alunos com deficiência

Quero saber mais
Abra o chat
Olá, gostaria de um atendimento?
Olá! No que podemos te ajudar?