BlogTecnologia e Educação

Benefícios e desafios da tecnologia na educação

As novas tecnologias são uma grande aliada da educação, elas têm o poder de dinamizar o processo de ensino-aprendizagem. Se for colocada em prática de forma responsável e criativa, a tecnologia promove diversos benefícios para os alunos e até mesmo para os professores. Com a popularização da tecnologia, é comum que as novas gerações tenham esses equipamentos inseridos em seu dia a dia, e a escola não deve estar de fora dessas influências. Vale deixar claro que a tecnologia não substitui o papel dos professores na educação, sendo fundamental que os educadores saibam conduzir a utilização dessas novas mídias e softwares.

Cada vez mais inserida na sociedade, a tecnologia ajuda, flexibiliza e tona mais fácil o acesso a determinados itens, informações, conteúdos e na realização de tarefas. E ter ciência de que ela chegou para todos, todas as pessoas, de todas as idades gera uma dúvida principalmente para os pais, que se questionam se a tecnologia é benéfica ou prejudicial para as crianças, principalmente aquelas que se encontram em período de aprendizagem. E a resposta: depende! Pois adotando as ferramentas e estratégias corretas é possível utilizar a tecnologia para promover o desenvolvimento escolar dos pequenos, porém, o uso desenfreado da mesma pode ocasionar problemas e atrapalhar a evolução dos alunos.

Benefícios da Tecnologia na educação

As escolas e os sistemas de ensino estão cada vez mais aliados aos recursos tecnológicos, com intuito de promover o uso correto dos mesmos, a fim de impulsionar o aprendizado. Com uso de telas interativas, tablets, óculos de realidade virtual, ambientes virtuais, acervos on-line, é possível promover maior interatividade e engajamento dos alunos, além de tonar o aprendizado mais dinâmico, lúdico e enriquecedor, contribuindo também para a construção de memórias afetivas e o desenvolvimento global dos mesmos. Outro ponto positivo é que os alunos ganham mais autonomia no processo de aprendizagem, pois eles passam a despertar o interesse e ir em busca das respostas, o que contribui também a criticidade e a formação social.

Além disso, como estes educandos já nasceram inseridos no cenário tecnológicos, a educação inovadora permite que eles conheçam bem as ferramentas e saibam utilizá-las com sabedoria. Além disso, o contato com a tecnologia pode ajudar no desenvolvimento de habilidades e competências profissionais e que irão facilitar a atuação deles no futuro.

Desafios da tecnologia na educação

Com a tecnologia tão presente e ativa na educação, não basta apenas inseri-la e pronto, é preciso um novo olhar na forma de educar, modificar as metodologias de ensino, buscar meios em que seja realmente útil inserir recursos tecnológicos, onde as crianças podem de fato explorá-las de maneira inteligente e produtiva. Os professores também precisam ser preparados para que possam desenvolver planejamentos estratégicos que incorporem a tecnologia na sala de aula, nos diferentes contextos disciplinares, além disso, eles precisam ter o domínio completo destas ferramentas.

Fique por dentro das inovações tecnológicas aqui no blog da https://www.itexperts.com.br/contato/

Originalmente publicado em Educa Mais Brasil

Mantenha-se atualizado

Leia também

BlogNoticias

A COMPUTAÇÃO EM NUVEM JÁ FAZ PARTE DO SEU DIA A DIA

Quero saber mais
BlogTecnologia e Educação

Escola na nuvem para professores

Quero saber mais
BlogNoticias

Novo mecanismo generativo AWS

Quero saber mais
Abra o chat
Olá, gostaria de um atendimento?
Olá! No que podemos te ajudar?