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Case de sucesso: Topaz escala operação com AWS

A Topaz, empresa da Stefanini especializada em soluções financeiras, chegou à marca de 2,8 bilhões de análises mensais de transações em sua solução Topaz OFD, que utiliza os serviços em nuvem da Amazon Web Services (AWS).

A companhia começou a migrar a Topaz OFD, que confere proteção para transações de canais digitais, para a nuvem da AWS ainda em 2011, quando a modalidade de mobile banking começou a surgir.

“Optamos pela estrutura da AWS, que tem uma proposta que reúne tudo o que precisávamos: base de dados centralizada, desempenho otimizado e possibilidade de armazenar diferentes tipos de dados, independente da origem”, relembra Luiz Maurício Camargo, head de desenvolvimento de negócios de software da Topaz.

Na época, o uso da nuvem gerou uma mudança de abordagem da solução. No modelo anterior, a ferramenta marcava a máquina do usuário. Com a migração, a jornada do cliente passou a ser acompanhada em qualquer transação realizada por ele dentro de canais digitais.

O projeto foi concluído em 2015, com a empresa ainda mantendo os dois modelos em paralelo.

“Enquanto isso, seguíamos trabalhando em conjunto com a AWS na criação de nossa infraestrutura, refazendo nossos endpoints e enviando informações para nossos clientes e para a nuvem”, conta Camargo.

No ano passado, sete anos após a migração, a Topaz OFD quadruplicou seu número de clientes atendidos, chegando a mais de 280 clientes ativos em 25 países.

Além disso, chegou a analisar cerca de 3 mil eventos por segundo, registrando mais de 2,8 bilhões análises de transações mensais e recebendo dados de mais de 200 milhões de dispositivos móveis.

Atualmente, a solução da Topaz utiliza a ferramenta Amazon Elastic Load Balancing, que recebe as informações obtidas de dispositivos onde a empresa tem endpoints ou das instituições que utilizam APIs para obter análises de risco.

Conforme Pérsio Henrique Sanvito, head de parcerias da Topaz, os sistemas da Topaz OFD já processam informações de metade da população brasileira, sendo utilizados por quatro dos cinco maiores bancos do país.

No momento, a plataforma vem sendo atualizada com novas tecnologias para ampliar seu uso, como fortalecimento de controle de acessos, serviços de token, reconhecimento de QR Code e reconhecimento de voz.

“No efeito rede, contamos com inteligência artificial para uma análise de dispositivos associados, trazendo resposta imediata e precisão da detecção das fraudes. Estamos trabalhando na adoção de geolocalização para prevenção à fraude. Além disso, a solução segue evoluindo com a adoção do dispositivo de prevenção à lavagem de dinheiro (KYC)”, detalha Camargo.

Com mais de 30 anos, a Topaz é uma empresa do Grupo Stefanini e é considerada uma das maiores especialistas em soluções financeiras digitais da América Latina.

No mercado há 16 anos, a AWS tem mais de 200 serviços a partir de 102 zonas de disponibilidade em 32 regiões geográficas, com planos anunciados para mais 12 zonas de disponibilidade e mais quatro regiões da AWS no Canadá, Malásia, Nova Zelândia e Tailândia.

A companhia tem milhões de clientes, desde startups a grandes empresas e agências governamentais.

No Brasil, já investiu mais de US$ 3,8 bilhões e conta com clientes como Anima Educação, Arezzo&Co, iFood, Itaú, Grupo Boticário, Localiza, Mercado Livre, Nubank, Petrobras, hospitais Sírio-Libanês e Albert Einstein, e o Ministério da Saúde.

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Originalmente publicado em Baguete

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