BlogTecnologia e Educação

Porque transferir seu treinamento online para nuvem

Saiba as vantagens de migrar seu treinamento online para a nuvem neste artigo!

Tecnologia que vem mudando o conceito de flexibilidade e acessibilidade virtual, o armazenamento de dados em nuvens é o novo melhor amigo da EaD (Educação a Distância).

Armazenar arquivos em nuvem nada mais é do que guardar seus arquivos em um sistema operacional online, algo semelhante a um HD digital. Desse modo você consegue ter acesso a essas informações em qualquer lugar, sendo necessário apenas um computador, tablet ou dispositivo eletrônico com acesso à internet.

Instituições acadêmicas e professores de áreas diversas já perceberam o valor desse recurso para educação e temos inúmeros cursos e treinamento online sendo criados todos os dias e armazenados em plataformas online, softwares responsáveis por armazenar seu conteúdo em nuvem e garantir acesso, segurança e demais recursos de uso para que você e as pessoas com quem deseje compartilhar seus arquivos.

5 vantagens de mover seu treinamento online para a nuvem

A grande sacada do armazenamento em nuvem é dispensar a utilização de computadores interligados e qualquer periférico para gravar, transportar e transmitir a informação para mais pessoas ao mesmo tempo.

Hospedando seus arquivos em um servidor ou plataforma online você tem acesso a eles de qualquer lugar, com a vantagem de ter um espaço muito maior e poder compartilhá-los facilmente.

Se o meio acadêmico já percebeu sua enorme vantagem para educação, essa tecnologia com certeza não passou despercebida por empresários, que cada vez mais se valem de suas possibilidades para treinar seus funcionários.

Listamos aqui cinco razões pelas quais empresas optam por armazenar seu conteúdo em nuvem para oferecer treinamento online para seus colaboradores.

Menor custo

Esqueça grandes despensas com infraestrutura, professores e hora extras. Os Sistemas de Gestão de Aprendizagem (LMS – Learning Management System) baseados em SaaS (Software as a Service – Software como Serviço), que são servidores ou plataformas online, oferecem soluções por um custo muito menor e agregam mais benefícios.

Softwares de hospedagem de conteúdo online são projetados para oferecer todas as funcionalidades necessárias para armazenar e tornar seu material acessível de forma fácil, segura e eficiente, tudo isso por um custo muito menor do que investimentos em estrutura física, além de permitir que você pague apenas por aquilo que precisa.

É um sistema flexível que pode ser constantemente adaptado, conforme seu negócio cresce, seu LMS cresce.

Implementação rápida

Se qualquer mudança ou implementação de novo software corporativo costuma levar meses para ser efetuado na sua empresa, saiba que isso não ocorre com o LMS. Não é necessário aquisição de novo hardware nem novo software, com um LMS baseado em SaaS o novo sistema de treinamento estará instalado e funcionando imediatamente.

Flexibilidade

O conteúdo passado durante o treinamento não é ditado por uma apostila, e, portanto, pode ser constantemente atualizado e alterado conforme for melhor para o usuário.

O ensino e o aprendizado não estão confinados a um método engessado, é possível escolher a mídia, ordem dos módulos, tempo dedicado a cada um e assim por diante, professor e aluno podem moldar o material conforme traga mais benefícios para o aprendizado.

Segurança

Preocupação muito comum hoje em dia, esse é um importante fator a ser considerado.

Cientes dos riscos e necessidade de garantir a confidencialidade e integridade do material que armazenam, provedores de soluções de SaaS primam por oferecer todos os recursos de segurança aos seus usuários.

Existem normas em vigor para garantir nada menos do que os mais altos níveis de conformidade de segurança, e, além disso, esses provedores realizam automaticamente backups e possuem sistema de recuperação de dados.

Acesso Móvel e Web

Numa realidade marcada pelo uso constante de dispositivos móveis com acesso à internet, uma atualização recente em protocolos de internet, HTML5, padroniza grande parte da experiência do navegador através de dispositivos.

Isso facilita muito para servidores e plataformas online tornarem seu conteúdo disponível para a maioria dos dispositivos eletrônicos existentes no mercado hoje em dia.

Aplicativos acessam os mesmos dados que os navegadores, e em alguns casos podem até oferecer funcionalidades adicionais, não disponíveis através do browser.

Fique por dentro das tendências e inovações educacionais aqui no blog da ITExperts!

Originalmente publicado em: https://blog.coursify.me/pt/porque-transferir-seu-treinamento-online-para-nuvem/

Conheça ITExperts e nossas soluções em cloud para Educação.

Solução em infraestrutura educacional.

Mantenha-se atualizado

Leia também

BlogTécnico

Amazon CloudWatch: o que é?

Quero saber mais
BlogTécnico

Conheça o Amazon Braket

Quero saber mais
BlogTecnologia e Educação

Chegou o LMS Moodle 4.0!

Quero saber mais
Abra o chat
Olá, gostaria de um atendimento?
Olá! No que podemos te ajudar?