BlogTecnologia e Educação

Saiba o que é e qual a importância da transformação digital na educação

Saiba o que é a transformação digital na educação e seus impactos!

No mundo de hoje, a tecnologia desempenha um papel central em diversos processos e setores. Da otimização de tarefas cotidianas à tomada de decisões corporativas estratégicas, os avanços tecnológicos alteraram a maneira como nos relacionamos e até como pensamos.

E é diante desse cenário que o conceito de transformação digital na educação ganha força. Ele se volta a como essas mudanças impactam o setor educacional e como elas podem ser incorporadas para aperfeiçoá-lo.

Para entender melhor o que é a transformação digital na educação, quais são os seus principais pontos, e conhecer três passos para implementá-la, basta continuar lendo este artigo!

O que é transformação digital na educação?

A transformação digital na educação representa exatamente o seu nome faz referência: uma mudança radicalmente profunda na maneira como entendemos e exercemos a educação.

Mais do que usar a tecnologia como um instrumento adicional em sala de aula, a transformação digital na educação promove uma alteração nas bases do ensino. Deste modo, a tecnologia passa a ser um elemento de um novo modo de educar, parte inseparável da sala de aula.

Isso se dá, em primeiro lugar, porque a tecnologia promove o aperfeiçoamento de atividades cotidianas com as quais os professores já estavam habituados. No entanto, outro ponto importante para essa mudança é o fato de que, hoje, o ensino tradicional já não dá conta de atender às necessidades dos alunos.

Quando falamos de transformação digital na educação, fazemos referência a esse novo conjunto de práticas e metodologias que, a partir de inovações tecnológicas, propõem a criação de um novo espaço para aprender.

3 pontos de transformação digital na educação

A transformação digital na educação atua de maneira abrangente, mudando desde práticas cotidianas até estruturas mais bem estabelecidas e modelos educacionais mais solidificados. Por isso, promove uma série de vantagens para as instituições de educação superior e para os alunos.

Abaixo, apresentamos três dos principais pontos de transformação promovidos por essa mudança estrutural na educação. Confira!

1. Substituição do ensino tradicional;

2. Personalização do ensino;

3. Novos materiais didáticos.

1. Substituição do ensino tradicional

Um dos pontos mais importantes de transformação é o abandono do ensino tradicional e a substituição deste por novas metodologias, as chamadas metodologias ativas.

Aplicadas majoritariamente aos nativos digitais — isto é, pessoas que já nasceram imersas em um mundo tecnológico —, voltam-se a turmas do ensino superior que apresentam uma forma de agir e pensar mediada pelas mídias e pela internet.

Nesse sentido, a sala de aula tradicional começou a perder espaço, tornando-se menos atrativa.

Neste contexto, para evitar que os alunos se sentissem desinteressados e manter a motivação dos alunos, professores e coordenadores precisaram substituir o formato tradicional e expositivo por métodos mais dinâmicos. Assim, os estudantes são colocados numa posição central do seu processo de aprendizagem.

2. Personalização do ensino

A personalização do ensino é uma das inovações possibilitadas pela transformação digital na educação que mais vem ganhando espaço em instituições de educação. A partir do uso de plataformas adaptativas, é possível que diferentes alunos avancem em seu próprio ritmo, o que torna o processo de aprendizagem mais dinâmico e igualitário.

A personalização do ensino se baseia no uso da tecnologia, porque é a partir dela que identifica lacunas de conhecimento. O uso de ferramentas como a gamificação possibilita que os alunos aprendam enquanto são elaborados dados brutos sobre o seu desempenho individual.

Tais dados podem ser usados, então, para que correções de aprendizagem sejam aplicadas de maneira mais natural, além de serem direcionadas somente para os alunos que precisam delas. Deste modo, todos podem continuar avançando nos estudos, sem que a motivação coletiva seja prejudicada.

3. Novos materiais didáticos

Os materiais didáticos também mudaram com a transformação digital da educação. Se, antes, a tecnologia era apenas mais uma ferramenta usada pela turma para aprender, com frequência limitada ao ambiente doméstico e às leituras “extras”, hoje, ela é parte fundamental da sala de aula.

Neste sentido, palestras e artigos de fácil acesso online se tornaram parte do cotidiano acadêmico. Mais do que isso, não é incomum que alunos de instituições de educação superior (IES) tenham acesso a ferramentas como as bibliotecas digitais, que oferecem uma ampla variedade de materiais a serem consultados de qualquer lugar.

Deste modo, o uso de apostilas passou a ser complementado por outras ferramentas tecnológicas. Agora, quando pensamos em “materiais didáticos”, nos voltamos a muito mais do que folhas de papel.

Qual a importância da transformação digital na educação?

A transformação digital na educação toma forma em um contexto em que também são observadas outras mudanças promovidas pela tecnologia. Neste sentido, ela caminha lado a lado com a transformação observada, por exemplo, no mercado de trabalho.

E, quando pensamos na importância dessas mudanças no setor educacional, vale ter em mente, em primeiro lugar, que é papel desse setor formar os alunos para a sua atuação também fora da sala de aula, tanto profissionalmente quanto na vida em sociedade. Assim, o uso da tecnologia como um alicerce da educação já era não só esperado, mas inevitável.

Portanto, o principal benefício desta transformação, e o motivo pelo qual ela se torna tão relevante hoje em dia, é a aproximação entre as expectativas do mundo fora da sala de aula e a educação dos alunos dentro deste ambiente.

Afinal, quanto mais a tecnologia, associada à educação, promove o desenvolvimento das habilidades e competências buscadas pelo mercado e pela sociedade, garantindo a empregabilidade, mais elas preparam corretamente os estudantes para atuar neste mundo — seu objetivo principal.

No entanto, cabe destacar, também, outros pontos em que a transformação digital se torna importante, tanto para os estudantes quanto para as instituições de educação superior que aderem a ela. Veja alguns exemplos:

Importância da transformação digital na educação para estudantes

•Aulas mais dinâmicas: a transformação digital promove a criação de salas de aula com alunos mais engajados, mais motivados e mais participativos, o que influencia positivamente na absorção de conteúdo.

•Entrega de trabalhos e visualização de mensagens: com a tecnologia, o estudante tem a sua entrega de trabalhos de curso facilitada, a partir de ferramentas pensadas para esta submissão.

•Da mesma forma, a visualização de recados e mensagens importantes se torna possível e mais simples com o uso de aplicativos de mensagens, por exemplo.
Novas formas de avaliação: as provas passam a ter diferentes formatos, deixando de ser apenas avaliações em papel e se tornando também avaliações online. Isso possibilita o exercício da criatividade e da resolução de problemas. Promove, para os estudantes, a construção de conhecimento real, a partir da prática.

•Melhor comunicação: proporcionada não apenas graças ao uso de aplicativos de mensagens e criação de grupos específicos para os temas da IES, mas também pelo uso de espaços criados com este objetivo único, o que permite que professores e monitores tenham maior controle sobre as solicitações que chegam. Além disso, os alunos estabelecem um canal oficial de comunicação com seus pares.

•Preparo para o mercado de trabalho: a transformação digital na educação favorece o desenvolvimento de habilidades e competências cada vez mais buscados no mercado de trabalho. Por isso, os alunos se tornam mais aptos a avançar neste ambiente.

Fique por dentro das tendências e inovações educacionais aqui no blog da ITExperts!

Originalmente publicado em: https://querobolsa.com.br/revista/saiba-o-que-e-e-qual-a-importancia-da-transformacao-digital-na-educacao

Conheça ITExperts e nossas soluções em cloud para Educação.

Solução em infraestrutura educacional.

Mantenha-se atualizado

Leia também

BlogNoticias

A COMPUTAÇÃO EM NUVEM JÁ FAZ PARTE DO SEU DIA A DIA

Quero saber mais
BlogTecnologia e Educação

Escola na nuvem para professores

Quero saber mais
BlogNoticias

Novo mecanismo generativo AWS

Quero saber mais
Abra o chat
Olá, gostaria de um atendimento?
Olá! No que podemos te ajudar?