BlogNoticias

Transformação digital da educação: o poder da tecnologia nos estudos

A revolução digital está cada vez mais inserida no dia a dia das pessoas, com a internet sendo acessada em mais de 80% dos domicílios brasileiros. É isso que mostra a pesquisa TIC Domicílios, realizada pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br). De acordo com o levantamento, o setor educacional – junto com entretenimento – foi o que mais cresceu no período pesquisado. Desde os educadores até os alunos, a transformação digital tem mudado as tradicionais dinâmicas da educação.

Roberto Moreno, Diretor Pedagógico da BYJU’S FutureSchool, explica que a transformação digital na educação significa digitalizar produtos, bem como processos e serviços para melhorar a experiência de ensino e aprendizagem para todos os envolvidos.

“Mesmo antes da pandemia, o setor educacional estava em processo de transformação digital, mas durante esse período de isolamento social, essa transformação na educação foi acelerada. A tecnologia vem mudando a forma de aprender”, afirma.

Acessibilidade

De acordo com Roberto, as tecnologias permitem que os alunos acessem os recursos de aprendizagem de forma mais fácil do que a educação tradicional.

“Pessoas de todo o mundo, de todas as idades e com diferentes níveis socioeconômicos agora podem acessar as aulas por meio da internet. Além disso, temos disponíveis plataformas online que auxiliam na conversão de texto. Isso, portanto, quebra barreiras para alunos com necessidades especiais de aprendizagem”, ressalta.

Aprendizagem interativa

Com aulas em vídeos, gamificação e testes interativos, os diferentes formatos de ensino conseguem alcançar e engajar um maior número de alunos por diferentes assuntos, como estudo de uma nova língua ou programação.

“Muitos desses modelos foram inicialmente utilizados como forma de entretenimento, mas hoje chamam atenção pelo seu potencial no ensino”, comenta.

Ensino personalizado com a transformação digital

O ensino individualizado permite que cada aluno aprenda da sua própria maneira. “Criar soluções personalizadas também tem sido um importante componente da revolução da educação digital. Pais e educadores começam a perceber o valor de oferecer soluções adaptáveis para os pequenos levando em conta suas potencialidades. Esse modelo de estudo apresenta diversos benefícios que ajudam a absorver e reter melhor as informações, além de fazer com que o aluno se sinta envolvido nos estudos”, finaliza o executivo.

Originalmente publicado em: https://www.folhavitoria.com.br/geral/blogs/educatech/2022/02/16/transformacao-digital-da-educacao-o-poder-da-tecnologia-nos-estudos/

Conheça ITExperts e nossas soluções em cloud para Educação.

Solução em infraestrutura educacional.

Mantenha-se atualizado

Leia também

BlogTécnico

Computação em Nuvem: Revolucionando os Negócios

Quero saber mais
BlogTecnologia e Educação

Como o setor educacional está usando tecnologias de nuvem?

Quero saber mais
BlogNoticias

Mistral Large (AI) – agora disponível no Amazon Bedrock

Quero saber mais
Abra o chat
Olá, gostaria de um atendimento?
Olá! No que podemos te ajudar?