NoticiasTecnologia e Educação

COMO USAR A TECNOLOGIA NA SALA DE AULA: BENEFÍCIOS E EFEITOS

A tecnologia proporciona acessibilidade instantânea à informação, por isso a sua presença na sala de aula é tão vital. Smartphones, computadores e tablets já são um elemento onipresente na vida cotidiana de alunos e professores. É natural que o uso de dispositivos tecnológicos em sala de aula seja explorado para criar experiências de aprendizagem significativas para alunos de todas as idades.

A utilização de diferentes tipos de tecnologia na sala de aula, incluindo uma sala de aula virtual , cria alunos que estão ativamente envolvidos com os objetivos de aprendizagem. A implementação da tecnologia também cria caminhos para um ensino diferenciado para atender às necessidades específicas dos alunos como alunos individuais dentro de um clima de sala de aula mais amplo.

O QUE SIGNIFICA INTEGRAÇÃO TECNOLÓGICA NA EDUCAÇÃO?
A integração da tecnologia na educação refere-se simplesmente ao uso da tecnologia para melhorar a experiência de aprendizagem do aluno. A utilização de diferentes tipos de tecnologia na sala de aula, incluindo uma sala de aula virtual , cria alunos que estão ativamente envolvidos com os objetivos de aprendizagem. A implementação da tecnologia também cria caminhos para um ensino diferenciado para atender às necessidades específicas dos alunos como alunos individuais dentro de um clima de sala de aula mais amplo.

COMO INTEGRAR A TECNOLOGIA NA SALA DE AULA
Existe um equívoco comum de que a integração da tecnologia na sala de aula pode ser um encargo financeiro para os distritos escolares, mas os alunos não precisam necessariamente dos seus próprios tablets ou computadores portáteis para terem sucesso com a tecnologia. O uso da tecnologia durante o ensino para toda a turma pode promover o envolvimento dos alunos com alunos auditivos e visuais. A integração de tecnologias simples, Power Points, jogos, tarefas de casa pela Internet ou sistemas de avaliação on-line podem fazer a diferença no crescimento dos alunos na sala de aula.

Power Points e Jogos
As apresentações em PowerPoint podem ser usadas para apresentar um conceito de sala de aula e, ao mesmo tempo, oferecer a oportunidade de envolvimento. Junto com o uso de gráficos e informações com marcadores, links para vídeos que acompanham as ideias apresentadas no Powerpoint podem ser incorporados aos slides.

Aplicativos educacionais em sala de aula, como o Kahoot, podem ser usados ​​para revisar informações após uma aula ou unidade. Os professores podem criar e compartilhar Kahoots entre si, enquanto os alunos podem criar nomes de usuários anônimos para participar do jogo. Isso permite a participação de toda a turma, de alunos que geralmente relutam em participar da aula. Kahoot é acessível para jogar em telefones ou computadores e os professores podem determinar se desejam que os alunos trabalhem de forma independente ou sejam designados para equipes.

Tarefas de casa na Internet

Publicar tarefas de casa on-line (por meio de plataformas de aprendizagem como Blackboard, Brightspace e Moodle) é uma maneira pela qual muitos professores podem começar a integrar a tecnologia na sala de aula. As tarefas são facilmente acessíveis, o que pode aumentar o envolvimento dos alunos e ajudá-los a se tornarem mais organizados.

Sistemas de classificação on-line
A comunicação é um elemento-chave na educação que ajuda professores, administradores, pais e alunos a reconhecer os pontos fortes de um aluno e as áreas de melhoria. Sistemas de avaliação on-line, como o PowerSchool, abrem e facilitam linhas de comunicação onde os professores podem publicar notas, analisar padrões de frequência dos alunos e gerenciar dados de histórico escolar.

Tablets para sala de aula
Para salas de aula que têm a sorte de ter tablets para os alunos, a tecnologia pode permitir que os professores implementem diferenciação ao longo do ensino. Os alunos podem trabalhar em seu próprio ritmo durante as tarefas e os professores têm a oportunidade de receber instruções individuais.

Servidor de lista
Softwares como o Listserv permitem que os pais gerenciem e organizem seus e-mails. Os pais podem receber atualizações dos professores sobre anúncios importantes, boletins informativos e discussões que mantêm abertas linhas de comunicação frequentes.

Fique por dentro das inovações tecnológicas aqui no blog da https://www.itexperts.com.br/blog/

Artigo originalmente publicado em Blog Drexeledu

Mantenha-se atualizado

Leia também

BlogNoticias

AWS Content Hub: desbloqueando o poder do SaaS

Quero saber mais
BlogNoticias

Aí vem a supernuvem: o que ela significa para a complexidade multinuvem?

Quero saber mais
BlogTecnologia e Educação

Recursos digitais gratuitos para incluir alunos com deficiência

Quero saber mais
Abra o chat
Olá, gostaria de um atendimento?
Olá! No que podemos te ajudar?