BlogNoticias

AWS avança para redes quânticas

O Centro AWS para Redes Quânticas irá concentrar-se no hardware, software e aplicações de comunicação.

Por Michael Cooney

A AWS está a dar um empurrão a uma área de computação quântica que não tem recebido tanta atenção como outas: o trabalho em rede.

O Centro AWS para Redes Quânticas (CQN) irá trabalhar no sentido de resolver os desafios científicos e de engenharia em torno da criação de novo hardware, software e aplicações para redes quânticas, declarou a AWS. O centro irá expandir outros trabalhos quânticos da AWS a serem feitos no Centro AWS para Computação Quântica do fornecedor, no Laboratório de Soluções Quânticas da Amazon, e no seu serviço Amazon Braket.

AWS e redes quânticas com o Amazon Braket

A Amazon Braket fornece um ambiente de desenvolvimento para a construção de algoritmos quânticos, testando-os em simuladores de circuito quântico, e executando-os em diferentes quantum-hardware, tais como dispositivos Rigetti e D-Wave.

Para desbloquear todo o potencial dos computadores quânticos, estes precisam de estar ligados em rede quântica. Apesar de não receberem o mesmo nível de atenção que os computadores quânticos, as redes quânticas têm aplicações possíveis fascinantes, de acordo com um blogue dos cientistas de investigação da CQN, Denis Sukachev e Mihir Bhaskar.

“Uma delas é permitir comunicações globais protegidas por distribuição de chaves quânticas com níveis de privacidade e segurança não alcançáveis utilizando técnicas convencionais de encriptação”, escreveram os cientistas. “As redes quânticas também fornecerão servidores quânticos poderosos e seguros, ligando e amplificando as capacidades dos processadores quânticos individuais”.

Redes quânticas

As redes quânticas utilizarão algumas tecnologias já implantadas para comunicações óticas modernas, tais como lasers, fibras e detetores. No entanto, as redes quânticas dependem de fotões individuais para transportar dados e não de poderosos lasers que transportam dados em canais de diferentes amplitudes de onda de luz. Isto tem falhas.

“Os fotões individuais permitem muitas das capacidades especiais das redes quânticas e simultaneamente representam o grande desafio: a mecânica quântica proíbe a sua amplificação, limitando o alcance da rede”, escreveram os cientistas.

“Além disso, a fraqueza dos fotões únicos complica a interface com os atuais dispositivos de computação quântica. Isto significa que será necessário desenvolver novas tecnologias especiais, tais como repetidores quânticos e transdutores, a fim de implementar redes quânticas globais”, escreveram os cientistas.

Participação da AWS na comunidade de redes quânticas

AWS faz parte de uma comunidade quântica crescente que inclui a Cisco, Juniper, IBM, Intel, Microsoft, Google, Baidu, Honeywell, Quantinuum.

Pela sua parte, a Cisco disse que prevê um ambiente de rede híbrido que suportaria a sinalização clássica e outras tecnologias utilizando a fotônica para transmitir qubits servidor-a-servidor. A fotônica, que utiliza a luz para transmitir dados e controlar uma variedade de mecanismos de rede, também desempenhará um grande papel na maioria dos ambientes quânticos, disse a Cisco.

Alguns dizem que a indústria está a cinco a 10 anos da adoção quântica significativa, mas o interesse está certamente presente. A Gartner espera que quase 40% das grandes empresas tenham algumas iniciativas quânticas até 2025, e a IDC projeta que o mercado mundial da computação quântica valha 15,5mil milhões de euros em 2027.

A IDC diz que novos investimentos levarão a ondas de inovação tecnológica e descobertas que permitirão às organizações aplicar a computação quântica a um grupo diversificado e em expansão de casos de utilização que envolvem a análise de enormes conjuntos de dados, exponencialmente grandes números de variáveis, e um número inesgotável de resultados possíveis.

Fique por dentro das tendências e inovações educacionais aqui no blog da ITExperts!

Originalmente publicado em: https://www.computerworld.com.pt/2022/06/28/aws-avanca-para-redes-quanticas/

Conheça ITExperts e nossas soluções em cloud para Educação.

Solução em infraestrutura educacional.

Mantenha-se atualizado

Leia também

BlogNoticias

Mistral Large (AI) – agora disponível no Amazon Bedrock

Quero saber mais
BlogNoticias

Tripé 5G, Edge Computing e Cloud exige mudança cultural na organização

Quero saber mais
BlogNoticiasTecnologia e Educação

Estatísticas da computação em nuvem na educação mundial

Quero saber mais
Abra o chat
Olá, gostaria de um atendimento?
Olá! No que podemos te ajudar?