BlogTecnologia e Educação

Uso da tecnologia digital na educação: como ela muda a forma de ensinar?

Uso da tecnologia digital na educação

O uso da tecnologia digital na educação avança rapidamente. Saiba de quais formas esse uso impacta e modifica a forma de ensinar.

Crianças atentas e motivadas em sala de aula são sempre um desafio para pais e educadores, não é mesmo?

Em nosso mundo, a interatividade está presente em praticamente todos os momentos do dia a dia dos pequenos. Nesse cenário, captar a atenção deles pode se tornar uma tarefa difícil.

Por isso, é essencial que o uso da tecnologia digital na educação seja uma realidade aliada ao ensino infantil.

Lembre-se de que o seu filho está crescendo em um cenário totalmente diferente do seu, e que mudanças são bem-vindas. Usar ferramentas tecnológicas na aprendizagem expande as possibilidades e permitir um ensino personalizado, atendendo a necessidade de cada criança individualmente. O resultado tende a ser surpreendente.

Benefícios do uso da tecnologia digital na educação

Conforme mencionado, conseguir que as crianças fiquem atentas ao conteúdo ensinado em sala de aula não é fácil. Por isso, atualmente existem inúmeras possibilidades dentro do campo da tecnologia digital que otimizam esse ensino. Confira os benefícios!

Possibilita aulas inovadoras e atraentes

Tudo o que é novidade e permite interação gera naturalmente uma curiosidade por parte das pessoas. Imagine então que isso é ainda mais evidente quando falamos de crianças! Com as diversas possibilidades atuais, fica muito mais fácil construir aulas divertidas e dinâmicas que prendem a atenção dos pequenos.

Melhora a qualidade do ensino

Com a ajuda das tecnologias é possível ir além e melhorar bastante a qualidade do ensino das crianças. A diversidade é tamanha que tanto pais quanto educadores podem explorar ao máximo o potencial das ferramentas para entreter e auxiliar o aprendizado dos alunos, tornando-se peça fundamental para o desenvolvimento deles.

Aumenta a integração entre alunos e professores

Se antes o papel do professor era apenas ministrar aulas, hoje isso já é um tanto diferente. Com a tecnologia, as crianças podem interagir muito mais com os docentes, que passam a figurar como verdadeiros mentores e apoiadores da educação, mais flexíveis e abertos ao diálogo com os pequenos.

Melhora o desempenho escolar

Aqui a matemática é simples: tendo aulas mais criativas, dinâmicas e interessantes, a integração entre alunos e professores aumenta. A soma de todos esses fatores é uma dedicação maior da parte dos estudantes, resultando em um melhor desempenho e na diminuição dos índices de reprovação. Mais um ponto a favor do uso da tecnologia na educação!

Amplia o leque das formas de ensino

Imagine que nos tempos atuais é enorme a quantidade de ferramentas que podem ser usadas no ensino das crianças. Computadores, tablets, educação a distância, aplicativos, robótica, vídeos e a internet são apenas alguns exemplos do que pode ser aplicado na área da educação. E em cada uma dessas opções as crianças são estimuladas a aprenderem de um jeito inovador!

Tecnologia digital reduz o uso de papel

Você sabe o quanto é gasto para produzir uma folha de papel? De acordo com o Instituto Akatu, para fabricar um quilo de papel são necessários 540 litros de água. Na escola é muito comum que haja o desperdício desse produto, seja com folhas rasgadas pelos alunos, seja com espaços mal-aproveitados para emitir comunicados e convites escolares.

Por esse motivo, quando o ambiente escolar passar a expandir o uso de computadores, tablets e até celulares, haverá uma enorme economia de água e diminuição do corte de árvores.

Desperta a curiosidade dos alunos

Em um mundo com milhões de informações a todo o instante, conseguir prender a atenção de alguém não é fácil, especialmente quando se trata de crianças. Porém, quando você utiliza recursos visualmente mais interativos e atraentes, como jogos e vídeos, é natural que haja mais curiosidade dos envolvidos. Assim, fica mais fácil fazer com que os pequenos aprendam de fato os conteúdos e até pesquisem mais sobre eles fora da sala de aula.

Valoriza mais o professor

Tradicionalmente o professor é visto como aquela figura não muito interessante que fala por horas à frente dos alunos e ainda sobre algo que não é atrativo. Com a tecnologia digital, o jogo vira: há uma possibilidade de interação muito maior entre aluno e docente, que passa a ser mais ouvido.

Além disso, os professores comumente passam muito tempo tendo que anotar informações para o papel para depois repassá-las aos pais e\ou à direção. Isso, além de não ser viável para o meio ambiente, implica retrabalho para o profissional que poderia usar esse tempo para se dedicar ao que realmente importa, o aprendizado dos alunos.

Como a tecnologia digital pode ser aplicada no ensino

Nem todo mundo consegue ter a atenção presa da mesma maneira, há pessoas que se engajam com games, outras com vídeos, etc. A tecnologia sigital ajuda a ampliar o leque das formas de ensino para que cada criança possa ser estimulada na aprendizagem de acordo com o modo que for mais adequado para ela.

Games e vídeos

Por exemplo, ao fazer o uso da gamificação, o aluno deve cumprir várias etapas até chegar no objetivo final. Assim, há mais estímulo para que o desafio seja vencido. Em relação ao trabalho com vídeos, que tal se os alunos fossem os próprios protagonistas e produzissem esse material para explicar determinado assunto?

Redes sociais

Outra opção é contar com as redes sociais. Desta forma, a turma tenha um grupo em que serão compartilhadas pesquisas e descobertas em relação a alguma temática estudada.

Leituras on-line

O custo dos livros pode dificultar bastante a democratização do acesso a eles. Por isso, há muitos títulos em bibliotecas virtuais gratuitas, e há editoras e livrarias que facilitam o acesso ao seu material.

Aplicativos

Os alunos ainda podem contar com aplicativos de estudos para inúmeras funções. Por exemplo, há os que ajudam a organizar a rotina, elaboram resumos sobre os conteúdos etc.

Como dissemos: o uso da tecnologia digital na educação realmente faz parte da base que seu filho precisa para a vida. Com a ajuda dos recursos tecnológicos existentes, ele terá muitas possibilidades de se desenvolver. Além disso, estará consciente e crítico em um mundo onde a realidade virtual já faz parte do dia a dia. Invista nesse tipo de educação para o pequeno que você tem em casa!

Originalmente publicado em: https://ctrlplay.com.br/uso-da-tecnologia-na-educacao-como-ela-muda-a-forma-de-ensinar/?gclid=Cj0KCQjwz7uRBhDRARIsAFqjulmVjzfpjkgXmDUS3lym7Gn6CW-1Zafhd7B6pEqArwC_u0uFcX4OEVkaAjlAEALw_wcB

Conheça ITExperts e nossas soluções em cloud para Educação.

Solução em infraestrutura educacional.

Mantenha-se atualizado

Leia também

BlogTecnologia e Educação

Entenda como o aprendizado de máquina está revolucionando a educação

Quero saber mais
BlogTécnico

Gêmeos Digitais na AWS: Acelerando resultados de negócio

Quero saber mais
BlogTécnico

Quem inventou a computação em nuvem?

Quero saber mais
Abra o chat
Olá, gostaria de um atendimento?
Olá! No que podemos te ajudar?