BlogTecnologia e Educação

Sala de Aula do Futuro: Entenda como preparar a sua escola

A Sala de Aula do Futuro reflete como os avanços tecnológicos estão impactando o presente e determinarão o futuro da educação.

Tem sido um consenso cada vez maior entre acadêmicos e profissionais desta área que o sistema educacional precisa evoluir e criar novos métodos para dialogar e transmitir conhecimento para as próximas gerações de estudantes, que estarão cada vez mais conectadas com o mundo virtual. Neste sentido, o conceito de Sala de Aula do Futuro tem ganhado cada vez mais destaque.

Esqueça a velha visão de uma sala de aula com dezenas de crianças, cada uma sentada em uma mesa, copiando os conteúdos listados pelo professor num quadro de giz.

Escolas e demais instituições de ensino já têm adotado tecnologias e mudado as dinâmicas envolvendo o lugar onde os alunos se reúnem para aprender. Portanto, vale a pena ficar por dentro dessas mudanças e entender como a escola onde você trabalha ou que os seus filhos estudam pode se preparar para isso.

Por dentro do conceito Sala de Aula do Futuro

Pare e reflita por um momento. Você consegue viver sua vida, seja ela profissional ou social, sem o auxílio da tecnologia?

Basicamente dependemos da internet e de outros itens como computadores, smartphones, aplicativos e redes sociais para realizar nossas tarefas e nos comunicar com as pessoas em nossa volta. Por mais que muitos não percebam, o mesmo tem acontecido quando o assunto é educação e aprendizado.

Provavelmente você não se lembre quando foi a última vez que foi em uma biblioteca fazer uma pesquisa sobre um tema. Mas há boas chances de que você tenha usado o Google ou algum outro site ou plataforma para se informar e obter mais conhecimento sobre uma área.

Com isso em mente, por que não adotar recursos tecnológicos para melhorar os ambientes escolares e potencializar o aprendizado dos alunos? É nesse quesito que a Sala de Aula do Futuro pretende atuar. O conceito consiste no uso da tecnologia para melhorar a comunicação e a absolvição de conteúdos dos estudantes.

Além disso, esse conceito procura se distanciar do método tradicional, onde os alunos muitas vezes atuam como meros ouvintes e copiadores de conteúdos, passando a exercer um papel de maior protagonismo na sala de aula.

Graças ao uso de recursos tecnológicos, é possível usufruir de um maior interesse por parte dos estudantes, que podem exercer um maior pensamento crítico, autodidatismo e convívio com tarefas que serão exigidas em suas futuras carreiras profissionais.

Como preparar a sua escola para a Sala de Aula do Futuro

Seja você um profissional atuante na área da educação, estudante ou responsável por um aluno, é preciso ficar atento e preparado para as mudanças que serão trazidas com a Educação 4.0 e a Sala de Aula do Futuro. Para isso, será preciso focar em alguns quesitos, sendo os principais:

Investimentos em recursos tecnológicos

O uso de recursos e dispositivos tecnológicos nas salas de aula exigirá um maior investimento por parte das instituições de ensino, que terão que reformular todos os ambientes onde as aulas são dadas. Por isso, é preciso verificar os itens que possuem mais impacto nesta área e podem aproximar os alunos da tecnologia.

Um microscópio para a observação de diversos temas lecionados nas ciências biológicas pode ser uma boa pedida, mas lousas digitais e dispositivos de pesquisa como tablets, por exemplo, podem ser mais úteis como um todo.

Pais e alunos também precisam focar nesses dispositivos. O smartphone, que antes era um item proibido em sala de aula, pode vir a se tornar um item essencial na Sala de Aula do Futuro.

Treinamento de profissionais

De nada adianta ter os melhores recursos tecnológicos se os profissionais que irão conduzir a Sala de Aula do Futuro não forem capazes de utilizá-los com eficiência.

Por isso, é preciso preparar os professores e demais responsáveis pelas áreas pedagógicas, pois mesmo que os alunos tenham maior protagonismo nas aulas, eles continuam sendo fatores determinantes para o aprendizado desses estudantes.

Ter um bom processo de implementação

Por mais que sejam vantajosas, as mudanças podem enfrentar certa resistência e dificuldades para serem implementadas.

Por isso, é importante ter um bom plano para introduzi-las, de forma que todas as partes envolvidas consigam se adaptar e ver os benefícios nos novos conceitos aplicados.

Isso vai desde o uso de dispositivos tecnológicos até as dinâmicas trazidas dentro da sala de aula com os alunos.

Será incrível observar as mudanças que a tecnologia irá fazer na sala de aula e na educação como um todo nos próximos anos.

Fique por dentro das tendências e inovações educacionais aqui no blog da ITExperts!

Originalmente publicado em: https://www.meupositivo.com.br/doseujeito/educacao/sala-de-aula-do-futuro-como-preparar-sua-escola/

Conheça ITExperts e nossas soluções em cloud para Educação.

Mantenha-se atualizado

Leia também

BlogTecnologia e Educação

Escola na nuvem para professores

Quero saber mais
BlogNoticias

Novo mecanismo generativo AWS

Quero saber mais
BlogTécnico

Software nativo da nuvem: por que é importante?

Quero saber mais
Abra o chat
Olá, gostaria de um atendimento?
Olá! No que podemos te ajudar?