BlogTecnologia e Educação

Como usar o podcast em sala de aula: 5 ideias práticas!

Como usar o podcast em sala de aula: mais dinamismo, criatividade e engajamento no ensino!

Você sabia que existem formas de como usar o podcast em sala de aula para trazer mais identificação, dinamismo e engajamento?

São mais de 30 milhões de ouvintes brasileiros que, em sua maioria, optam por ouvir entrevistas, debates e relatos em paralelo a outras atividades da rotina. Como, por exemplo, no trânsito, realizando tarefas domésticas ou navegando na internet.

O fato é que a facilidade, a mobilidade e variedade de temas conquistaram o público e o consumo de podcast passou a fazer parte da vida de muitas pessoas. De acordo com o mesmo estudo acima, mais de 40% dos brasileiros escutaram podcast pelo menos uma vez nos últimos 12 meses.

A expectativa é que essa tendência permaneça e seja utilizada para inúmeras finalidades, como, por exemplo, estudo, informação, entretenimento e muito mais. Inclusive, muitas escolas já notaram o encantamento dos alunos por esse modelo de mídia e estão descobrindo maneiras de como usar o podcast em sala de aula.

Como trabalhar com o podcast em sala de aula?

Antes de descobrirmos como trabalhar o podcast em sala de aula, precisamos entender o que exatamente é essa ferramenta.

O que é podcast?

Trata-se de uma espécie de rádio digital que pode conter apenas mídia de áudio, ou áudio e vídeo. Mas, de maneira geral, o principal objetivo dessa ferramenta é ser ouvido. Hoje, com a popularização do podcast, alguns canais inserem a imagem como um backstage ao vivo, ou gravado, dos episódios.

O vídeo, portanto, não é fundamental para a compreensão do conteúdo, e sim apenas com um “plus” Isso, claro, é uma das maiores vantagens do podcast. Afinal, o ouvinte pode ter acesso ao conteúdo mesmo ao realizar atividades paralelas, como caminhadas, tarefas domésticas, etc.

O acesso a podcasts também é outro ponto muito favorável para a popularização da ferramenta. Afinal, hoje, existem inúmeras plataformas que acomodam esse tipo de mídia, com acesso gratuito ou planos de assinatura. Tais como:

•Spotify;
•Google Podcasts;
•Apple Podcasts;
•Deezer;
•WeCast.

A principal diferença entre eles, na maioria dos cenários, é a possibilidade de ouvir o podcast on e offline. Para os pagantes, basta que façam o download do ou dos episódios de interesse e, assim, podem ouvi-lo onde e quando quiserem, mesmo sem acesso à internet.

Bom, agora que você já conhece um pouco mais sobre essa ferramenta, como podemos utilizar o podcast em sala de aula?

5 formas de utilizar o podcast em sala de aula

Assim como outras ferramentas digitais para a educação, o podcast oferece uma imensa variedade de possibilidades. Com criatividade, estrutura e engajamento dos alunos, muitas histórias novas podem ser contadas, ouvidas e divididas.

Se você ainda está começando e não sabe muito bem como utilizar o podcast em sala de aula, vamos compartilhar algumas sugestões e dicas práticas. Veja só:

1. Para incentivar a criatividade com leitura de livros, contos e histórias

Essa é uma das formas mais interessantes de como usar o podcast em sala de aula na educação infantil. Se você é da década de 90, com certeza teve contato com as fitas de contos infantis, histórias da Disney, etc.

Muitos responsáveis utilizavam como uma ferramenta de distração, ou para auxiliar que as crianças pegassem no sono. Hoje, essa pode ser uma ferramenta educativa muito interessante.

Afinal, além dos contos, educadores podem incluir atividades, brincadeiras e desafios que auxiliem no aprendizado. Como as desenvolvidas durante a pandemia pela UNICEF, por exemplo, no seu canal de histórias, veja um capítulo:

De acordo com a descrição do canal: “Todos os episódios foram pensados com foco no desenvolvimento infantil, trazendo conteúdos diversos que podem ajudar crianças e famílias neste momento de isolamento social.”

Divertido, diferente e educativo!

2. Aprendizado e fixação de línguas estrangeiras

Como sabemos, uma das melhores formas de aprender um novo idioma é na prática, ouvindo e falando, certo? Não à toa essa é mais uma das formas de como usar o podcast em sala de aula.

Professores de línguas podem, por exemplo:

•Escolher um podcast no idioma estudado e pedir para que os alunos resumam o que entenderam. O ideal, nesses casos, é começar com podcasts mais curtos e educativos. Assim deixamos para uma próxima etapa gírias, abreviações etc.;

•Optar por um canal específico de ensino, com curiosidades sobre idiomas e desafios que ofereçam dicas para agilizar o aprendizado;

•Usar o podcast para aplicar atividades de repetição, “complete a frase”, ou responda à pergunta. Nessa aplicação não é preciso um podcast específico para educação. Podemos escolher um tema interessante, pausar, fazer o desafio e dar o play.

3. Atualização de notícias e compartilhamento de conhecimentos gerais

Hoje, as principais rádios e portais de notícias possuem canais de podcasts nos streamings de músicas. Como o Café da Manhã, parceria da Folha de S. Paulo e Spotify, o Ao Ponto de O Globo, o Estadão Notícias, O Mundo em Meia Hora da CBN e tantos outros.

Mas como usar esse tema de podcast em sala de aula? Bom, sabemos que atualidades é um assunto muito recorrente em temas de redação, perguntas de vestibulares e do ENEM, correto?

Então, que tal fazer o minuto notícias em sala? Você pode separar os primeiros ou os últimos minutos de aula para transmitir um episódio com atualizações sobre o mundo, economia, política, etc.

4. Como material de suporte para atividades e tarefas de casa

Já falamos por aqui sobre ensino híbrido, sala de aula invertida e métodos para trazer a tecnologia para o cotidiano da sala de aula. O podcast é uma ótima ferramenta de suporte em todos estes cenários.

O professor pode, por exemplo, gravar aulas particulares, introduções e até mesmo curiosidades para o aluno acessar antes da aula. Ou quem sabe, utilizar o podcast para propor tarefas e desafios de temas que já foram ministrados.

Com algum tempo de carreira, os educadores percebem quais assuntos geram mais dúvidas e quais são os questionamentos mais comuns, certo? Que tal desenvolver episódios de perguntas e respostas?

O mais interessante é que, nesse tópico, podem se tratar de podcasts caseiros, ou seja, gravados pelo próprio professor, pela instituição, ou algum pronto que aborde o tema demandado.

5. Criar ambientes de debates, trocas e interatividade

Por fim, falaremos sobre uma dica muito interessante de como utilizar o podcast em sala de aula para trazer mais dinamismo, interatividade e engajamento. Se a instituição escolar possuir estrutura e um bom lugar para realizar gravações, o professor pode transformar debates, mesas redondas e atividades em podcasts.

A ideia de serem gravados pode estimular a participação e o aprofundamento das discussões. Além, é claro, de se tornar um bom material de estudos e análise depois.

Vantagens do podcast em sala de aula

Um dos fatores mais interessantes do uso do podcast em sala de aula é a interseção entre experiências de gerações muito distintas. Hoje, a maioria das ferramentas digitais podem gerar ruídos e hiatos entre adultos e crianças, devido à falta de identificação e compreensão de funcionamento.

Um adulto da “era do disquete”, por exemplo, pode encontrar dificuldades em entender como um armazenamento em nuvem acontece, grau de segurança, eficiência, etc. Mas, acredite, ele saberá como é a dinâmica do rádio e, consequentemente, desenvolverá uma sensação de identificação com o método de funcionamento do podcast.

Além disso, muitos estudiosos, hoje, afirmam que o formato do podcast melhora o aprendizado. Assim como estimula a criatividade, participação e independência do aluno na busca pelo conhecimento.

Falamos sobre a possibilidade de consumir canais e episódios de podcasts nas grandes plataformas de streaming, mas que tal criar um podcast da escola ou da sala? Veja abaixo um passo a passo rápido para montar o seu projeto de podcast!

Como desenvolver um podcast?

1. Escolha um tema;
2. Escreva um roteiro;
3. Procure por um local silencioso;
4. Grave, ou opte pela transmissão ao vivo;
5. Disponibilize o conteúdo na rede

Não sabe ao certo como implantar ferramentas digitais na educação?

Conte com a ITExperts e a Amazon AWS para implementar as mais atuais tecnologias e cloud computing na sua Instituição de ensino!

Fique por dentro das tendências e inovações educacionais aqui no blog da ITExperts!

Originalmente publicado em: educadordofuturo.com.br/tecnologia-na-educacao/podcast-em-sala-de-aula/

Conheça ITExperts e nossas soluções em cloud para Educação.

Solução em infraestrutura educacional.

Mantenha-se atualizado

Leia também

BlogNoticias

Aí vem a supernuvem: o que ela significa para a complexidade multinuvem?

Quero saber mais
BlogTecnologia e Educação

Recursos digitais gratuitos para incluir alunos com deficiência

Quero saber mais
BlogNoticias

AWS Amazon Bedrock aumenta o portfólio com novos modelos de IA generativa

Quero saber mais
Abra o chat
Olá, gostaria de um atendimento?
Olá! No que podemos te ajudar?