BlogTecnologia e Educação

Como a Nuvem está avançando no e-Learning

Este artigo visa ampliar o conhecimento da implementação da tecnologia em nuvem, o que pode abrir as portas para a evolução necessária e rápido crescimento no mercado de e-Learning.

Adoção da nuvem: um benefício para o e-Learning bem-sucedido

Os aplicativos de e-Learning e as empresas de EdTech são as seções em expansão do mercado de serviços, após os frequentes bloqueios implementados pelos governos devido à pandemia.

Essas soluções de software e seus provedores de serviços estão ganhando terreno no setor educacional de escolas, faculdades e universidades. A tecnologia mais importante que facilitou o e-Learning nos últimos tempos é a plataforma de computação em nuvem.

Seu recurso altamente escalável, acessibilidade onipresente, processamento de dados notável e implantação de segurança viável tornaram este serviço um player de primeira linha no mercado. Esta tem sido a razão pela qual foi amplamente adotada por provedores de serviços de educação e provedores de soluções de TI para universidades.

Desbloqueando o valor da tecnologia em nuvem para educação

Entre os inúmeros benefícios dos serviços em nuvem, algumas vantagens notáveis e competitivas fortalecem especialmente o setor de educação. Então, vamos analisá-los:

1. Elimina a dependência da arquitetura física

O benefício mais significativo que as plataformas de computação em nuvem trazem para o setor educacional é permitir que os alunos permaneçam independentes da infraestrutura física.

Aulas digitais e sessões de aprendizado bem estruturadas são suficientes para compensar livros didáticos, bibliotecas físicas e implantação direta de aprendizado.

Além disso, o aprendizado digital oferece acessibilidade onipresente que permite que os alunos tenham acesso a portais de aprendizado e bibliotecas virtuais e participem de aulas on-line a qualquer hora, em qualquer lugar e em qualquer dispositivo. Assim, as plataformas baseadas em nuvem têm se destacado no mercado de e-Learning e educação digital.

2. Aumenta a longevidade e a resiliência

Uma empresa de tecnologia educacional baseada em nuvem (EdTech) pode se integrar aos dados e analisar as preferências de alunos e clientes, resultando na implantação de soluções personalizadas de e-Learning e amostras de estudo.

Isso permite que as empresas de tecnologia educacional garantam um maior retorno sobre o investimento e uma ampla margem de lucro.

Como os recursos de computação em nuvem alimentam os dados, é bastante compreensível que o desempenho do servidor seja comparativamente alto e escalável. Isso facilita a carga de trabalho dos tutores e estabelece um processo de autoaprendizagem, tornando o sistema educacional confiável, robusto e resiliente.

3. Oferece segurança de dados aprimorada

A segurança é vital para o sucesso no setor de e-Learning. O compartilhamento avançado de dados com uma interface de alta tecnologia e fácil de usar elimina as preocupações de segurança de dados em todo o sistema.

Ele erradica a perda de informações e garante o fluxo seguro de dados com uma experiência de usuário perfeita em todos os pontos de contato do ambiente de negócios.

Quando o fluxo de dados é alto em massa e volume, uma estratégia baseada em nuvem gerencia convencionalmente ataques externos e ransomware em toda a operação com monitoramento, supervisão e análise constantes.

4. Modelo de pagamento conforme o uso

O que poderia ser melhor do que pagar de acordo com o número de serviços que você está usando?

Isso traz flexibilidade ao serviço, pois diferentes escolas, faculdades e universidades precisam usar o serviço para atender a diferentes demandas e requisitos. Como tudo é facilitado dentro da nuvem, quase não há exigência de que as faculdades comprem e mantenham sua própria estrutura de TI.

Isso é indispensável durante um período de mudança e vulnerabilidade, pois dá adaptabilidade e tempo para o desenvolvimento de planos, enquanto a organização paga apenas pelo serviço que utiliza.

Nessa linha, faculdades e fundações podem usar serviços de nuvem automatizados para rastrear seus objetivos de maneira confiável e rápida, enquanto ainda monitoram o progresso de P&D.

5. Atualizações regulares sobre informações vitais

Nos dias de hoje, a educação depende da confiabilidade das atualizações e novos dados e informações. “Quanto maior a disponibilidade e o fluxo das informações mais recentes, melhor será a funcionalidade do processo de e-Learning e melhor será a capacidade de tomada de decisão das empresas de e-Learning.

Os tutores e facilitadores também podem incorporar treinamento no trabalho com um ecossistema funcional, colaborativo e integrado implantado na nuvem.

6. Um protótipo para novas ideias de negócios

A tecnologia em nuvem está transformando incansavelmente a maneira como alunos e professores colaboram entre si.

Seja videoconferência, compartilhamento de documentos ou sessões de tutoriais, os sistemas baseados em nuvem trouxeram uma transformação completa e facilitaram o crescimento impulsionado pela inovação para o setor de educação.

Impulsionados pelo processamento automatizado de informações, buscando novos insights de negócios acionáveis ​​e ampliando as oportunidades para uma tremenda produtividade e crescimento circular, os serviços baseados em nuvem são uma benção para organizações educacionais que desejam crescer.

Um estudo de pesquisa: a adoção de tecnologia impulsiona a indústria de e-Learning

Uma pesquisa de 2021 do Gartner CIO analisando as perspectivas do ensino superior disse que o envolvimento digital no ensino superior, escolas e universidades acelerou a adoção de novas tecnologias, produtos, soluções e serviços nesse mercado.

A introdução do aprendizado orientado à nuvem é apenas o começo dessa revolução, e podemos testemunhar a inovação de novas tecnologias, como análise avançada, IoT e dimensionamento automatizado de aplicativos.

Esses fatos afirmam que as tecnologias de computação em nuvem facilitam a prosperidade crescente e maior retorno sobre o investimento. Portanto, tornou-se imperativo e vital para as empresas de EdTech e organizações educacionais relacionadas aproveitar a tecnologia de computação em nuvem.

É hora de aproveitar os benefícios do e-Learning baseado em nuvem

Hoje, existem inúmeros gigantes da tecnologia no mercado que capacitam as empresas de EdTech com serviços em nuvem. A pandemia do COVID-19 trouxe uma tremenda mudança na entrega e implantação do aprendizado on-line e da educação digital.

Fique por dentro das tendências e inovações educacionais aqui no blog da ITExperts!

Originalmente publicado em: https://elearningindustry.com/how-cloud-technology-is-advancing-the-elearning-industry-in-2022-and-beyond

Conheça ITExperts e nossas soluções em cloud para Educação.

Solução em infraestrutura educacional.

Mantenha-se atualizado

Leia também

BlogNoticias

AWS Content Hub: desbloqueando o poder do SaaS

Quero saber mais
BlogNoticias

Aí vem a supernuvem: o que ela significa para a complexidade multinuvem?

Quero saber mais
BlogTecnologia e Educação

Recursos digitais gratuitos para incluir alunos com deficiência

Quero saber mais
Abra o chat
Olá, gostaria de um atendimento?
Olá! No que podemos te ajudar?