BlogTecnologia e Educação

7 motivos para redes de ensino investirem em tecnologia educacional

Muitas vezes, pensa-se em tecnologia como um novo aplicativo ou o smartphone mais recente, mas há também a tecnologia educacional, responsável por apoiar muitas inovações e melhorias nas escolas e nas formas de aprendizado dos alunos.

De fato, a tecnologia educacional é uma das aliadas para atualizar e avançar nosso sistema educacional, considerando as inovações disponíveis nas outras esferas da nossa vida e as necessidades e preferências dos estudantes das novas gerações, permitindo que os professores envolvam seus alunos de maneiras únicas e equitativas.

Continue a leitura para conhecer outros motivos para adotar a tecnologia educacional nas redes de ensino.

O que é tecnologia educacional?

Os alunos de hoje têm preferências e demandas muito diferentes daquelas de quando nosso sistema educacional tradicional foi projetado. A tecnologia educacional é um dos recursos para alinhar as escolas para atender às necessidades em evolução dos alunos nativos digitais modernos.

A tecnologia educacional é uma denominação geral utilizada para definir diversos tipos de inovações, como hardware, software e outros recursos tecnológicos, usadas ​​por educadores e alunos durante os processos de ensino-aprendizagem com fins pedagógicos.

Entretanto, é importante destacar que o foco não são os itens tecnológicos em si, mas as práticas e melhorias que eles possibilitam.

Tecnologia educacional: por que utilizar?

A tecnologia educacional pode oferecer diversos benefícios e possibilidades para apoiar e otimizar abordagens, práticas e metodologias de ensino.

Assim, entre os motivos para investir nesse tipo de inovação, podemos destacar sete deles. Veja a seguir!

1. Variedade de opções de tecnologia educacional para diferentes fins

Além de recursos como livros didáticos, a tecnologia educacional oferece diversas soluções, voltadas para finalidades distintas.

Dessa forma, não é complicado encontrar uma tecnologia que se alinhe aos objetivos de aprendizagem e às necessidades a serem supridas com esses recursos, o que se torna um benefício ao facilitar a adoção da solução ideal para cada rede de ensino.

2. Potencialização de diferentes formas de aprendizado

Cada aluno é diferente e pode ser um desafio ajustar o plano de ensino para abarcar toda essa variedade. Felizmente, a tecnologia educacional pode ajudar a viabilizar um enfoque mais personalizado e amplo de estilos de aprendizagem.

Afinal, os estudantes aprendem de maneira única. Alguns preferem assistir a vídeos enquanto outros se engajam mais com atividades envolvendo gamificação. Essas e muitas outras alternativas podem ser encontradas na tecnologia na educação, respeitando e acolhendo com mais facilidade os diferentes estilos de aprendizagem.

3. Modernização e participação mais ativa no processo de aprendizagem

O método de ensino tradicional e expositivo já não é mais eficiente e aderente ao perfil dos alunos de hoje. Manter apenas essa abordagem convencional pode ser fator de desmotivação para os estudantes.

Por sua vez, a tecnologia educacional possibilita que se modernize e tenha mais alternativas de dinâmicas para as aulas. Com isso, o aluno pode participar mais ativamente da construção do seu conhecimento.

4. Criação de um ambiente mais engajador

Quando utilizada com intencionalidade e alinhada aos objetivos de aprendizagem, a tecnologia pode ser uma grande aliada da educação. Esses recursos podem ajudar a tornar os alunos protagonistas do seu desenvolvimento, a envolverem-se mais com as atividades e, assim, na criação de um ambiente de aprendizado muito mais engajador.

Com a tecnologia educacional, fica mais fácil adaptar as atividades para que os assuntos sejam abordados de formas menos convencionais e mais interativas e atrativas para os alunos.

5. Preparação para o futuro dos estudantes

A tecnologia educacional também ajuda a preparar os alunos com conhecimentos e habilidades importantes para que eles tenham sucesso hoje e no mercado de trabalho no futuro.

Afinal, os ambientes laborais são cada vez mais conectados e mediados pelo apoio da tecnologia.

6. Possibilidades de personalização

Como visto, a tecnologia educacional oferece ferramentas e recursos para se personalizar com mais facilidade as atividades para os diferentes estilos de aprendizado.

Com isso, é possível tornar a experiência do estudante cada vez mais única e adaptada para estimular e desenvolver todo o seu potencial.

7. Alinhamento com as metodologias ativas

A tecnologia educacional é utilizada como suporte à implementação de diversas metodologias ativas de aprendizagem. Afinal, ela possibilita que o aluno tenha mais participação no seu processo de aprendizagem, permite a criação de atividades mais práticas e imersivas e a aplicação de conhecimentos em tarefas muito versáteis.

Tudo isso é importante para que os estudantes desenvolvam habilidades valiosas, como pensamento crítico, colaboração, criatividade e capacidade de resolver problemas.

A tecnologia educacional, quando utilizada da maneira certa, é uma grande aliada para potencializar os processos de ensino-aprendizagem e para modernizar a sala de aula.

Fique por dentro das inovações tecnológicas aqui no blog da ITExperts!

Originalmente publicado em: https://www.fazeducacao.com.br/tecnologia-educacional

Conheça ITExperts e nossas soluções em cloud para Educação.

Mantenha-se atualizado

Leia também

BlogNoticias

Mistral Large (AI) – agora disponível no Amazon Bedrock

Quero saber mais
BlogNoticias

Tripé 5G, Edge Computing e Cloud exige mudança cultural na organização

Quero saber mais
BlogNoticiasTecnologia e Educação

Estatísticas da computação em nuvem na educação mundial

Quero saber mais
Abra o chat
Olá, gostaria de um atendimento?
Olá! No que podemos te ajudar?