BlogTecnologia e Educação

Educação híbrida: qual é a importância de unir o online e offline?

A educação híbrida é uma das grandes promessas da educação no século XXI. O modelo tem como foco investir em formas digitais para auxiliar a interação entre alunos e professores em sala de aula. Contudo, é normal que essa novidade provoque algumas dúvidas nos pais. Afinal de contas, você sabe do que se trata?

Com a sofisticação das ferramentas do ambiente online, aos poucos os profissionais se apropriam das novidades para tornar a educação e o acesso ao conhecimento mais ágeis e atrativos, principalmente para os jovens.

Vivemos um momento em que é cada vez mais comum o uso de tecnologias por parte das crianças. Como tudo, as metodologias de ensino também precisam se reinventar para continuarem alinhadas às necessidades das próximas gerações. Talvez a principal reinvenção dos últimos anos seja a educação híbrida.

Por isso, esse é o tema do nosso post. Entenda melhor o que é educação híbrida, o funcionamento do modelo de ensino e a importância da família nesse processo!

O que é educação híbrida?

A educação híbrida consiste na união de dois modelos de aprendizagem: o offline e o online. No offline (ou ensino presencial), a interação ocorre na sala de aula física, enquanto, no online, os educadores se utilizam de ferramentas digitais para criar as interações necessárias ao aprendizado.

Em decorrência dessa união, a educação híbrida tem como princípio a ideia de que as práticas de ensino e aprendizado podem ocorrer em tempos e locais variados, de maneira online e offline.

Trata-se de uma realidade amplamente presente no ensino superior. Estamos falando da Educação a Distância (EAD), na qual o ensino online se mistura ao ensino presencial. Em alguns casos, há disciplinas ministradas no ambiente virtual e outras em laboratórios práticos.

De onde surgiu a educação híbrida?

A expressão “ensino híbrido” ou aprendizado híbrido surgiu do termo em inglês blended learning, nos Estados Unidos, em treinamentos para funcionários na década de 1960.

Era a primeira vez que os treinamentos poderiam ser implantados para inúmeros trabalhadores dentro de uma empresa sem a dependência de materiais impressos e instruções presenciais. Os funcionários poderiam simplesmente fazer login em seus terminais para acessar os conteúdos.

A educação híbrida também passou por uma fase em que os treinamentos a distância aconteciam pela TV. Isso resultou na experiência de treinamento mais interativa e envolvente que existia até então. Os alunos puderam assistir ao instrutor na TV e até mesmo responder a quaisquer perguntas ou preocupações enviando-as pelo correio.

A metodologia, que inicialmente era voltada ao treinamento de funcionários, passou a ser usada na educação quando os primeiros computadores entraram nas escolas a partir da década de 1990. À época, os computadores não eram mais apenas para as grandes empresas ou para uma pequena parcela rica da população, mas para as massas.

A partir dos anos 2000, a educação híbrida começou a passar por transformações incríveis que nos conduziram à capacidade de oferecer esse modelo de ensino para crianças, jovens e adultos de diferentes classes sociais.

Atualmente, os alunos contam com uma variedade de ferramentas e aplicativos digitais à sua disposição. A união entre o ensino presencial e o online continua produzindo maneiras de enriquecer a experiência dos alunos e tornar o aprendizado ainda mais benéfico.

Como funciona a educação híbrida?

No modelo híbrido, a tecnologia é a espinha dorsal de todo o processo. Ao longo dos anos, surgiram recursos didáticos que tornaram a sua aplicação não só possível, mas cada vez mais sofisticada. Veja algumas das metodologias comuns!

Sala de aula invertida

A sala de aula invertida consiste em fazer o aluno estudar as disciplinas em casa, a partir dos materiais compartilhados em ambiente virtual. Em um segundo momento, ele vai ao ambiente físico da sala de aula para participar de discussões, apresentações e dinâmicas de grupo com o foco em discutir o assunto estudado.

Dessa forma, o aluno pode participar ativamente das aulas, o que estimula, e muito, diversas habilidades comportamentais relevantes para o seu futuro.

Quando essa metodologia é usada de forma eficaz, os educadores se tornam os mentores dos alunos durante o tempo de aula na sala de aula física. Eles ficam livres para interagir com os alunos com mais frequência e fornecer mais instruções individuais. Em suma, a sala de aula invertida permite que o professor e os alunos aproveitem ao máximo o tempo e o esforço nas aulas.

Rotação de laboratório

Rotação individual

Outro destaque da educação híbrida é a rotação individual. Nessa metodologia, os professores ficam responsáveis por criar roteiros individuais para cada aluno, nos quais são mescladas diferentes atividades nos ambientes online e offline. Assim, todos conseguem respeitar seus ritmos de aprendizado e explorar suas habilidades.

Quais habilidades são estimuladas na educação híbrida?

A adesão à educação híbrida permite que os alunos desenvolvam habilidades que podem favorecer o próprio aprendizado. São elas as seguintes.

Participar e se engajar na aula

Ao fornecer oportunidades digitais de participação e engajamento, os educadores podem ver um maior envolvimento online dos alunos que não se sentem tão à vontade para compartilhar opiniões na frente de seus colegas pessoalmente.

Quando se trata de manter os alunos engajados, a variedade de opções e o incentivo dos educadores são coisas fundamentais. Por meio de ferramentas digitais de aprendizado e engajamento, eles podem criar um ambiente de estudos mais divertido e envolvente, em vez de simplesmente ler o texto em um slide.

Conciliar estudos com outros compromissos

Em um modelo de educação híbrida, os alunos podem participar da parte online da aula e consultar os materiais em qualquer lugar, desde que tenham acesso à internet.

Assim, eles podem concluir atividades assíncronas de acordo com seus horários pessoais. Por isso, é possível equilibrar de maneira mais eficaz os trabalhos escolares e as obrigações externas. Especialmente para os adolescentes, um senso de autonomia e controle sobre sua experiência de aprendizagem é essencial para o sucesso.

Saber como buscar informações e dados importantes

O uso de computadores para pesquisar informações e dados é um grande salva-vidas combinado com o acesso à internet. Essa interação com os recursos mantém os alunos focados por períodos mais longos do que estariam com livros ou recursos de papel. É um envolvimento que também ajuda a desenvolver o aprendizado por meio da exploração e da pesquisa.

De que maneira a família pode ajudar os filhos nesse processo?

Um dos desafios da educação híbrida para as escolas é reforçar o papel da família a fim de que esse processo se torne bem-sucedido para os jovens. Nesse sentido, veja algumas funções desempenhadas pela família.

Compreender os objetivos da escola

Assim como acontece no ensino presencial, a escola dispõe de objetivos pedagógicos e métodos de realização para a prática do ensino híbrido. As habilidades desenvolvidas pelos alunos e o papel dos professores e dos demais funcionários da instituição são alguns dos pontos que podem ser esclarecidos na relação entre família e escola.

Adaptar a rotina da criança

A rotina escolar do aluno na educação híbrida exige um certo nível de planejamento, porque se difere do modelo tradicional marcado pela ida à escola em todos os dias da semana. Nesse caso, quando a criança não precisar frequentar as instalações da escola, é importante que ela tenha uma rotina de estudos para as tarefas escolares feitas em casa.

Disponibilizar os recursos necessários

Com o intuito de garantir o conforto e a motivação da criança para estudar em casa, é necessário que os familiares disponibilizem os recursos ideais, como um espaço exclusivo da casa dedicado aos estudos e equipamentos digitais (computador ou tablet) para receber os materiais e as novidades.

Incentivar o convívio social

Diferentemente do modelo presencial, no qual todas as atividades escolares são feitas no ambiente físico da escola, a educação híbrida exige que uma parte do processo de aprendizado seja feita em casa, podendo reduzir o convívio do aluno com outras crianças.

É importante ficar atento a esse ponto visando a evitar que os seus filhos se sintam solitários ou até desenvolvam transtornos que afetam a saúde mental, como ansiedade e depressão. Portanto, mostre-se presente para conversar e incentive o contato com os seus colegas e outros jovens.

Qual é a importância da interação com a escola na educação híbrida?

Para criar um sistema de troca de informações sobre o desempenho do aluno e transmitir dicas para ajudar na adaptação ao modelo híbrido de educação, o contato entre família e escola é fundamental. O colégio pode criar várias iniciativas que tornem isso possível, como:

•reuniões virtuais;

•trocas de e-mail;

•disponibilidade para esclarecer dúvidas;

•encontros presenciais.

Quais os benefícios de buscar uma escola com essa educação?

A educação híbrida quebra as paredes do ensino tradicional que não funciona para todos os alunos. Agora, com acesso às tecnologias nas escolas e nos lares, podemos personalizar a experiência de aprendizado para cada aluno.

O ensino híbrido também oferece prazos flexíveis que podem ser personalizados, proporcionando ao aluno a capacidade de aprender em seu próprio ritmo. Entenda melhor a importância de buscar uma escola com esse tipo de educação.

Desenvolvimento de autonomia

Quando a criança recebe um ensino híbrido, ela tem a oportunidade de lidar com um ambiente escolar totalmente diferente. Se antes as pessoas viam a escola como um lugar praticamente passivo, hoje os alunos são os verdadeiros protagonistas do processo de ensino e aprendizagem.

Nesse sentido, a autonomia é desenvolvida na educação, uma vez que a criança precisa adotar uma postura mais responsável para acompanhar as atividades. Isso envolve disciplina para estudar em casa, atenção com os próprios horários e, claro, espírito de procura quando o assunto é conhecimento e compartilhamento do que aprendeu.

Possibilidade de o aluno aprender em seu próprio ritmo

Devido à flexibilidade da educação híbrida e à capacidade de acessar recursos da internet, esse modelo permite que os alunos aprendam em seu próprio ritmo. Isso também garante ao professor a possibilidade de acelerar o processo de aprendizado ou fornecer recursos mais avançados, quando necessário.

Melhor aproveitamento dos estudos

Não há dúvidas de que cada criança tem as suas características mais marcantes. Existem aqueles alunos que preferem os momentos presenciais, assim como aqueles que se familiarizam muito melhor com as atividades remotas. O que importa é que eles tenham a chance de vivenciar diferentes situações, pois, assim, estarão mais preparados para o futuro.

Portanto, quando entendemos de fato o que é educação híbrida, podemos proporcionar uma nova realidade com mais possibilidades aos pequenos. Certamente, eles vão aproveitar muito mais os estudos, porque receberão diferentes estímulos e conseguirão absorver os conhecimentos necessários de uma maneira muito mais positiva e satisfatória.

Proximidade com a tecnologia

O caminho percorrido pelos pais já não é o mesmo que os filhos percorrem quando o assunto é tecnologia, não é mesmo? As crianças, hoje, são consideradas nativas digitais, o que significa que já nasceram familiarizadas com dispositivos eletrônicos, por exemplo. É incrível como aprendem facilmente a manusear um computador ou celular e a utilizar diferentes aplicativos — sem falar na facilidade com que alternam as tarefas.

Mas essa proximidade com ferramentas tecnológicas é só a ponta do iceberg. Afinal de contas, os pequenos apresentam traços comportamentais marcantes de uma nova geração totalmente digital. E isso é fundamental para que se sintam integrados ao meio social, que também se transformou tecnologicamente na mesma medida.

Preparação para o futuro

Aliás, por falar nisso, não dá para negar que o mercado de trabalho também teve lá suas mudanças relevantes. O modelo a distância se intensificou bastante, sobretudo nos últimos tempos, assim como a possibilidade de adotar o trabalho híbrido.

Sim, além da educação híbrida, o universo profissional também opera com processos semelhantes. Por isso, a criança que já passou por essa experiência em seu período escolar vai estar muito mais preparada para encarar esse tipo de ambiente quando iniciar sua carreira.

Fique por dentro das tendências e inovações educacionais aqui no blog da ITExperts!

Originalmente publicado em: https://blog.cvdonline.com.br/educacao-hibrida/

Conheça ITExperts e nossas soluções em cloud para Educação.

Solução em infraestrutura educacional.

Mantenha-se atualizado

Leia também

BlogNoticias

Aí vem a supernuvem: o que ela significa para a complexidade multinuvem?

Quero saber mais
BlogTecnologia e Educação

Recursos digitais gratuitos para incluir alunos com deficiência

Quero saber mais
BlogNoticias

AWS Amazon Bedrock aumenta o portfólio com novos modelos de IA generativa

Quero saber mais
Abra o chat
Olá, gostaria de um atendimento?
Olá! No que podemos te ajudar?