BlogTecnologia e Educação

EdTech: conheça a tecnologia que está mudando a educação

Edtech é a tecnologia usada para proporcionar uma educação cada vez mais acessível, de qualidade e engajadora, além de fornecer muitos benefícios para alunos e professores.

O que é Edtech?

Em geral, edtech ou education technology (tecnologia educacional em tradução livre para o português) consiste em softwares que ajudam na implementação de tecnologia na educação, criando experiências educacionais mais interativas, acessíveis, engajadoras e personalizadas.

Por consequência, o uso de edtechs está mudando rapidamente o ensino como o conhecemos até então. O que ANTES era composto por alunos frequentando fisicamente uma sala de aula e professores passando seus conhecimentos de forma passiva e hierárquica, AGORA consiste em pessoas distribuídas ao redor do globo, em momentos diferentes, tendo experiências diferentes de construção do conhecimento, com o intermédio de professores mediadores e motivadores, de ferramentas digitais e mídias de diversos formatos.

A tecnologia educacional atual, com seus diversos recursos, está ajudando a manter alunos mais imersos e engajados no processo de aprendizagem, seja em ambientes virtuais ou não. Dessa forma, recursos como realidade virtual e gamificação facilitam o envolvimento e tornam o processo de aprendizagem mais divertido, dinâmico e significativo.

Os benefícios das Edtechs

Com a facilidade de acesso às tecnologias em alta na atualidade, o processo de implementação de tecnologias para a educação ficou mais fácil. As urgentes demandas do mundo pós-pandemia trouxe um caráter de extrema necessidade para a adoção das edtechs, que revelaram oferecer muitos benefícios tantos para alunos quanto para professores, indo da correção de avaliações à personalização do ensino para cada aluno.

Conteúdo síncrono x assíncrono

Por muitos anos, alunos precisavam fazer fotos, vídeos ou gravar o áudio das aulas presenciais para depois revisarem em casa para estudar para uma avaliação. Algumas tecnologias educacionais mudaram esse cenário, permitindo que os conteúdos fiquem disponíveis 24 horas por dia, 7 dias por semana, facilitando que os alunos possam aprender cada um no seu tempo, sem necessariamente ser no momento exato da aula.

Aprendizado com diversão

A tecnologia faz parte do dia a dia de diversas pessoas e a falta dela pode afastar a atenção de quem está no papel de aluno. Como já falamos anteriormente, a gamificação tem um papel importante no processo de engajamento em sala de aula. Os jogos tornam assuntos mais complexos em situações mais leves. Então, é importante aplicar os conceitos de gamificação e a tecnologia educacional torna isso mais acessível.

Aulas mais imersivas

O mundo digital trouxe a facilidade de juntarmos recursos que podem ser muito úteis nas salas de aulas tanto físicas quanto virtuais e tornar a experiência de aprendizado mais imersiva. Por exemplo, um professor de geografia hoje pode utilizar o Google Maps ou Google Earth para mostrar para os alunos as diferentes características das regiões do Brasil.

Além disso, com o Metaverso as possibilidades são infinitas. Imagine poder aprender com alunos que estão em outros países em uma sala virtual e ter todos os seus sentidos estimulados. Você poder “viajar” para dentro do Museu do Louvre e pode sentir estar caminhando, enquanto observa todas as obras que existe dentro dele. Consegue calcular a importância disso? E as aplicações?

Ensino personalizado

Não podemos tratar todo aluno como igual, como se houvesse um padrão de aprendizagem. Cada indivíduo tem uma base distinta de saberes e uma maneira particular de aprender, além de dificuldades e facilidades que outros não têm. Isso pode gerar evasão de alunos, que podem sentir que o fato de não aprenderem ser um problema com eles mesmos. Existem edtechs que fornecem aos professores acesso em tempo real ao progresso individual de cada aluno, ou que permitem gerar e recomendar conteúdos especificamente para cada um.

Algumas plataformas coletam dados da performance de alunos enquanto estes realizam suas tarefas para sugerir aos professores áreas onde cada aluno pode melhorar. Dessa forma, alunos podem aprender em seu próprio ritmo e receber auxilio de professores quando estiverem com dificuldade em determinada área ou atividade.

Enfim, por se tratar de um produto científico ou técnico do setor de educação, e por ser uma demanda dos tempos atuais, a edtech avança rapidamente e todos precisamos acompanhá-la: Sejam os gestores educacionais, os professores, os alunos ou a comunidade em geral Por isso, devemos sempre procurar continuar aprendendo e pensar que nunca é tarde demais para começar.

A educação evoluiu muito e precisamos tornar ela menos verticalizada e proporcionar um ensino imersivo, personalizado e engajador, assim, estaremos formando pessoas aptas e comprometidas a disseminar uma educação para o futuro.

Fique por dentro das tendências e inovações educacionais aqui no blog da ITExperts!

Originalmente publicado em: https://hubse.com.br/edtech-conheca-a-tecnologia-que-esta-mudando-a-educacao/

Conheça ITExperts e nossas soluções em cloud para Educação.

Solução em infraestrutura educacional.

Mantenha-se atualizado

Leia também

BlogNoticias

AWS Content Hub: desbloqueando o poder do SaaS

Quero saber mais
BlogNoticias

Aí vem a supernuvem: o que ela significa para a complexidade multinuvem?

Quero saber mais
BlogTecnologia e Educação

Recursos digitais gratuitos para incluir alunos com deficiência

Quero saber mais
Abra o chat
Olá, gostaria de um atendimento?
Olá! No que podemos te ajudar?