BlogTecnologia e Educação

Cloud computing e seus benefícios

De alguns anos para cá, muito se ouviu falar sobre “os arquivos que estão na nuvem”, que nada mais é do que o armazenamento em cloud. Mas por trás do armazenamento em cloud, existe algo muito mais profundo e robusto, que é a cloud computing.

O objetivo da cloud computing, ou computação em nuvem, é utilizar a internet para armazenar, distribuir e acessar dados remotamente, sem necessidade de uma infraestrutura própria para isso.

No antigo modelo de armazenamento de dados, cada empresa é responsável por manter sua própria infraestrutura de armazenamento, com servidores para atender os usuários, servidores de backup e tudo que é necessário para manter o negócio e softwares da empresa em pleno funcionamento.

Mas com a cloud é possível ter todos os recursos de armazenamento, distribuição e backup em alguns cliques, sem se preocupar com as particularidades que um servidor próprio demanda.

Vantagens da cloud computing

Já deu pra perceber que a computação em nuvem tem muitas vantagens em relação ao antigo modelo de armazenamento de dados, né? Vamos conhecer as principais delas.

Escalabilidade

Cloud computing permite que a empresa consiga oferecer mais recursos para seu software de acordo com a demanda de forma rápida e eficiente, sem perdas de desempenho e performance do sistema. Para isso, é necessário apenas alocar os recursos necessários dentro do painel do serviço cloud.

Backup de dados

Com servidores próprios, é muito fácil perder informações quando o servidor é danificado devido a quedas de energia, incêndio, obsolescência ou qualquer outro problema que interfira no funcionamento do sistema. Com cloud, o backup de dados é feito de forma automática e constante, evitando perder qualquer informação. E para garantir a segurança dos dados, os provedores possuem servidores espalhados por diversas partes do mundo.

Acesso e times remotos

Com dados armazenados na nuvem, é possível acessá-los de qualquer lugar e a qualquer momento. Com isso, é possível manter e gerenciar times ao redor do mundo, pois uma informação disponível aqui no Brasil está também disponível no Japão, na Itália ou em qualquer outro lugar – basta ter acesso à internet. Além disso, a informação é atualizada para todos automaticamente e a todo instante.

Competitividade

Depois de todos os benefícios citados acima podemos citar a competitividade, já que tudo isso permite à empresa focar no que realmente importa, que é o seu negócio. Devido à redução de custos, a empresa terá um aumento nos lucros, além do acesso em poucos cliques a qualquer informação de seu negócio, permitindo tomadas de decisão rápidas e assertivas.

Modelos de cloud computing

Existem alguns modelos diferentes de cloud computing. Vamos conhecer os principais deles a seguir.

SaaS: Software as a Service, ou Software como um Serviço, são softwares adquiridos por meio de licenças, em que o serviço está na nuvem e pode ser utilizado em qualquer local, por meio da internet. Ex: editores de vídeo e imagens.
PaaS: Platform as a Service, ou Plataforma como um Serviço, disponibiliza uma plataforma completa para desenvolver, testar e executar um projeto, sem necessidade de adquirir recurso adicional – pois já será utilizada a infraestrutura do prestador.
IaaS: Infrastructure as a Service, ou Infraestrutura como um Serviço, disponibiliza infraestrutura física de um servidor ou capacidade de hardware, além de memória, processamento e outros recursos, de uma empresa que ofereça este serviço, não havendo necessidade de ter seu próprio recurso físico.

5 curiosidades sobre cloud computing

No início, as empresas eram resistentes ao uso do cloud computing pois acreditavam que era algo inseguro. Atualmente, as empresas migram para o cloud computing justamente pela proteção que o serviço oferece.
A computação em nuvem permite tomadas de decisão mais assertivas para a empresa e para o cliente.
O ritmo de crescimento da cloud computing é acelerado e lucrativo, uma vez que o mercado mundial do setor está na casa dos bilhões.
De acordo com pesquisas de mercado, 79% das empresas do mundo já migraram para o cloud computing. Enquanto algumas ainda estão no processo de migração, outras já estão com funcionamento 100% em cloud.
Com o aumento do cloud computing, os gastos com infraestrutura estão diminuindo.
Conclusão
Com tudo que vimos acima, podemos observar que a mudança e a migração para cloud é necessária, uma vez que é algo extremamente benéfico para aqueles que a utilizam, dando poder competitivo e de segurança tanto para as empresas que a utilizam quanto para o cliente final, que se beneficia de forma indireta.

E quanto à escolha entre os serviços de cloud, procure aquele que se adapta melhor ao seu negócio, oferecendo recursos aderentes às suas necessidades e particularidades.

Fique por dentro das inovações tecnológicas aqui no blog da https://www.itexperts.com.br/contato/

Originalmente publicado em: https://quikdev.com.br/cloud-computing/#:~:text=Cloud%20computing%20permite%20que%20a,do%20painel%20do%20servi%C3%A7o%20cloud.

Mantenha-se atualizado

Leia também

BlogNoticias

AWS Content Hub: desbloqueando o poder do SaaS

Quero saber mais
BlogNoticias

Aí vem a supernuvem: o que ela significa para a complexidade multinuvem?

Quero saber mais
BlogTecnologia e Educação

Recursos digitais gratuitos para incluir alunos com deficiência

Quero saber mais
Abra o chat
Olá, gostaria de um atendimento?
Olá! No que podemos te ajudar?