BlogTecnologia e Educação

Big Data na educação: quais são as vantagens e como adotar?

Você sabe para que serve a tecnologia do Big Data na educação? Por meio da coleta e levantamento de dados, a gestão escolar consegue reunir todas as informações relativas ao ambiente de ensino para, assim, elaborar estratégias e metodologias eficientes pedagogicamente.

Plataformas de tecnologia educacional, por exemplo, permitem que a escola explore os dados para acompanhar e avaliar o desempenho dos estudantes. Isso porque o sistema consegue identificar dificuldades e lacunas de aprendizagem e, com isso, sugerir um planejamento mais adequado à realidade educativa.

Ficou interessado no assunto? Então, acompanhe a seguir e entenda quais são as maiores vantagens e como adotar o Big Data na educação. Confira!

Entenda o que é e como funciona a tecnologia do Big Data

O Big Data é uma ferramenta tecnológica que permite a coleta e processamento de grandes quantidades de dados complexos para o tratamento, organização e extração de informações compreensíveis. Assim, por meio do cruzamento delas, é possível gerar relatórios de inteligência de negócio (BI ou Business Intelligence) que servem como base para avaliar as maiores necessidades educacionais e traçar estratégias para aperfeiçoar o ambiente de aprendizado.

Além disso, o Big Data na educação também serve como apoio para os educadores elaborarem as aulas, reorientando sua prática em sala de aula de forma a atender às necessidades apresentadas pela turma. Isso ainda permite que os professores avaliem como as matérias, conteúdos e atividades são desenvolvidas pelos estudantes e, ainda, qual o nível de motivação e engajamento escolar.

Utilizando as informações coletadas pelo Big Data, a escola pode elaborar um planejamento mais eficiente, que garanta a aprendizagem de cada aluno. É importante que o método de ensino apresente diferentes formatos para a transmissão do conhecimento, por exemplo, por meio de vídeo, imagem, áudio e texto, a fim de diversificar a prática pedagógica.

Diversas instituições já vêm utilizando o Big Data para acompanhar e avaliar o desempenho, identificando quais são as dificuldades e os resultados obtidos pelos estudantes. Com os dados, fica mais simples elaborar um currículo pedagógico personalizado e adotar metodologias adequadas às demandas dos alunos, fazendo com que a escola cumpra com as expectativas da comunidade de ensino de forma eficiente.

Saiba quais são as vantagens de adotar o Big Data na educação

A coleta e análise dos dados no decorrer do ano letivo pode gerar informações valiosas para a gestão direcionar suas ações adequadamente. Utilizando o Big Data, por exemplo, é possível definir um melhor planejamento financeiro e otimizar os recursos da instituição, fazendo com que os investimentos sejam mais bem aplicados.

Sem dúvidas, existem inúmeras vantagens de adotar o Big Data no contexto educativo, e um dos aspectos que mais chama a atenção é, justamente, a possibilidade de desenvolver um processo de ensino realmente eficaz e significativo. Pensando nisso, a seguir listamos algumas dicas sobre como a escola pode implementar o Big Data e, ainda, quais são os maiores benefícios que a tecnologia oferece.

Mapear o aprendizado dos alunos

Com o auxílio de algumas ferramentas presentes no sistema do Big Data, os professores podem medir o nível de aprendizagem apresentado pela turma. Algumas plataformas permitem cruzar informações e gerar relatórios, o que é extremamente vantajoso para planejar práticas pedagógicas que consigam atender às necessidades dos estudantes.

Também é possível analisar o desempenho de cada aluno individualmente, permitindo que a educação seja personalizada para cada discente. Assim, fica mais simples para os educadores entenderem as limitações e facilidades e, com isso, elaborar ações para superar os desafios.

Fazer a gestão financeira e administrativa

As técnicas de análise do Big Data são verdadeiras aliadas da gestão escolar, uma vez que podem ser empregadas para uma série de objetivos. Um deles é em relação ao gerenciamento dos recursos financeiros e administrativos da instituição de ensino. Com a tecnologia, é possível verificar variáveis no fluxo de caixa, como as taxas do nível de retenção e inadimplência.

Pelo Big Data se basear em métricas, a ferramenta consegue antecipar os resultados para a escola, que pode fazer ajustes ao longo do tempo para impedir grandes prejuízos ou para ter a possibilidade de prever investimentos em alguns setores. Assim, é importante ter em mente que, quando aplicado na educação, o Big Data tem o potencial de transformar e fazer com que a gestão evolua.

Otimizar e personalizar o aprendizado em sala de aula

Geralmente, a tecnologia do Big Data disponibiliza uma plataforma de estudos para que os alunos assistam às aulas e realizem as atividades propostas pelo professor. O sistema é adaptado para verificar acertos e erros nos exercícios, identificando precisamente as dificuldades e lacunas no processo de ensino.

Assim, a plataforma pode usar os dados coletados para fazer previsões em relação ao desempenho de cada estudante, permitindo otimizar e personalizar o aprendizado em sala de aula. Com isso, o educador tem uma melhor orientação para definir sua prática pedagógica e acompanhar de perto o desenvolvimento da turma. Além disso, ainda é possível oferecer melhores indicações de conteúdos e formatos que atendam à realidade estudantil.

Diminuir a evasão escolar

Com o acompanhamento permanente dos resultados de cada aluno, as taxas de evasão escolar tendem a diminuir consideravelmente em instituições que utilizam o Big Data na rotina administrativa.

As análises realizadas pela plataforma facilitam o acesso aos dados sobre as presenças e as dispensas, permitindo que a gestão visualize quais são os estudantes propensos a abandonar as aulas.

Isso é possível de ser medido por meio do comportamento apresentado pelo discente na plataforma de ensino, como o tempo de permanência nas aulas e as notas obtidas. Prevendo o padrão de comportamento, portanto, a equipe pedagógica pode agir com antecedência e oferecer soluções antes mesmo do abandono ocorrer.

Se você se interessou por Big Data na educação, entre em contato com a ITExperts que sabemos exatamente como trazer essa evolução tecnológica para sua escola ou instituição de ensino!

Originalmente publicado em: travessaeducacional.com.br/big-data-na-educacao/

Conheça ITExperts e nossas soluções em cloud para Educação.

Solução em infraestrutura educacional.

Mantenha-se atualizado

Leia também

BlogTecnologia e Educação

Recursos digitais gratuitos para incluir alunos com deficiência

Quero saber mais
BlogNoticias

AWS Amazon Bedrock aumenta o portfólio com novos modelos de IA generativa

Quero saber mais
BlogTécnico

Computação em Nuvem: Revolucionando os Negócios

Quero saber mais
Abra o chat
Olá, gostaria de um atendimento?
Olá! No que podemos te ajudar?