BlogTecnologia e Educação

Conheça os benefícios do cloud computing na educação!

Você sabe o que é e conhece os benefícios do cloud computing na educação? Nossa vida é cada vez mais dependente da tecnologia, pois todos os nossos processos do dia a dia e atividades giram em torno dela. Dessa forma, ela é uma certeza não só no mundo corporativo, mas também como aliada a práticas e estratégias de ensino.

Neste artigo, vamos explicar o que é cloud computing, bem como alguns benefícios difíceis de ignorar da aplicação desse tipo de tecnologia na gestão escolar e em práticas de ensino. Continue a leitura e confira!

O que é cloud computing?

O cloud computing, ou computação em nuvem, permite que usuários possam armazenar e compartilhar arquivos e documentos de forma remota sem a necessidade de dispositivos físicos, como pendrives, HDs etc.

E não é só sobre guardar, pois a computação em nuvem também possibilita compartilhar esses arquivos com outras pessoas por meio da internet de forma prática e rápida. Quando aplicado à educação 4.0, o cloud computing facilita a troca de documentos e a interação entre alunos e professores. O serviço mais conhecido é o Google Drive, no qual é possível compartilhar textos e planilhas com outras pessoas para que sejam visualizados e editados ao mesmo tempo.

Quais são as vantagens do cloud computing na educação?

Tendência na área de tecnologia e internet, a computação na nuvem é uma ótima ferramenta a ser inserida no ambiente escolar, com benefícios tanto para os alunos quanto para o corpo docente. A seguir, confira algumas das principais vantagens!

Produtividade

Os colaboradores e demais integrantes da equipe gestora escolar ganham mais produtividade e consequentemente tempo para desempenhar outras atividades dentro da instituição. Uma vez que não precisam lidar com atividades onerosas como pesquisas em arquivos imensos, tampouco realizar a manutenção deles, esses profissionais conseguem aprimorar processos, propor soluções e desenvolver projetos educacionais de forma mais efetiva.

Sustentabilidade

A sustentabilidade será um norte para as empresas e para as novas relações de trabalho, comportamento e consumo. Logo, nada melhor do que ensinar esse conceito aos alunos por meio de práticas diárias. O emprego do cloud computing como suporte das atividades de aprendizagem não só reduz custos da instituição como também ensina aos alunos estratégias sustentáveis, por exemplo, diminuição do consumo de papel e de tinta e redução de geração de lixo.

Otimização de processos

A tecnologia também agiliza e otimiza processos da gestão escolar como armazenamento de históricos e dados pessoais. A necessidade de grandes arquivos para conservar as informações dos estudantes é cada vez menor. Com o cloud computing, passa a ser possível consultar todo e qualquer material por meio de uma simples pesquisa, em um único lugar.

Como o cloud computing pode ser utilizado na educação?

Como vimos, o cloud computing na educação é uma opção viável e barata para diversas instituições de ensino. De forma prática, pode ser utilizado para armazenar arquivos de secretaria e portfólios infantis, assim como também compartilhar projetos e documentos entre o corpo docente.

Nas práticas de ensino e aprendizagem, a tecnologia pode ser utilizada em correções on-line de trabalhos, entrega de atividades e compartilhamentos de materiais complementares como textos, artigos, vídeos e livros.

Neste conteúdo, explicamos o que é computação na nuvem e alguns benefícios do cloud computing na educação.

Originalmente publicado em: https://escoladainteligencia.com.br/blog/cloud-computing-na-educacao/

Conheça ITExperts e nossas soluções em cloud para Educação.

Solução em infraestrutura educacional.

Mantenha-se atualizado

Leia também

BlogNoticias

Aí vem a supernuvem: o que ela significa para a complexidade multinuvem?

Quero saber mais
BlogTecnologia e Educação

Recursos digitais gratuitos para incluir alunos com deficiência

Quero saber mais
BlogNoticias

AWS Amazon Bedrock aumenta o portfólio com novos modelos de IA generativa

Quero saber mais
Abra o chat
Olá, gostaria de um atendimento?
Olá! No que podemos te ajudar?