BlogTecnologia e Educação

AWS IoT Analytics

O AWS IoT Analytics é um serviço totalmente gerenciado que facilita a execução e a operacionalização de análises sofisticadas em volumes massivos de dados da IoT, sem necessidade de se preocupar com o custo e a complexidade normalmente associados à criação de uma plataforma de análises da IoT. Esta é a forma mais fácil de executar análises de dados da IoT e obter insights que ajudam a tomar decisões melhores e mais precisas para aplicativos da IoT e casos de uso de Machine Learning.

Os dados da IoT são altamente não estruturados, o que dificulta a análise com ferramentas tradicionais de análises e inteligência de negócios, projetadas para processar dados estruturadas. Geralmente, os dados de IoT vêm de dispositivos que registram processos ruidosos (como temperatura, movimento ou som). Com frequência, os dados desses dispositivos podem ter lacunas significativas, mensagens corrompidas e falsas leituras que devem ser limpas antes que a análise ocorra. Além disso, os dados de IoT geralmente são significativos somente no contexto de entradas de dados de terceiros adicionais. Por exemplo, para ajudar os fazendeiros a determinar quando molhar suas plantações, os sistemas de irrigação de vinhedos geralmente enriquecem os dados do sensor de umidade com os dados de precipitação do vinhedo, permitindo um uso mais eficiente da água enquanto maximiza o rendimento da colheita.

O serviço automatiza todas as etapas difíceis necessárias para analisar dados de dispositivos da IoT. Além disso, filtra, transforma e enriquece esses dados de IoT antes de armazená-los em um datastore de séries temporais para serem analisados. Você pode configurar o serviço para coletar apenas os dados necessários dos dispositivos, aplicar transformações matemáticas para processar os dados e enriquecer os dados com metadados específicos do dispositivo, como tipo e localização do dispositivo, antes de armazenar os dados processados. Esses dados podem ser analisados com a execução de consultas ad hoc ou programadas que usam o mecanismo incorporado de consultas SQL ou com análises mais complexas e inferências de Machine Learning. Esse facilita o entendimento dos conceitos básicos do Machine Learning, incluindo modelos pré-criados para casos de uso comuns de IoT.

Você também pode trazer sua própria análise personalizada empacotada em um contêiner para execução no AWS IoT Analytics. O AWS IoT Analytics automatiza a execução de suas análises personalizadas criadas no Notebook Jupyter ou em suas próprias ferramentas (como Matlab, Octave etc.) para execução em sua programação.

O AWS IoT Analytics é um serviço totalmente gerenciado que operacionaliza análises e é escalonado automaticamente para oferecer suporte a petabytes de dados de IoT. O AWS IoT Analytics permite analisar dados de milhões de dispositivos e criar aplicativos de IoT rápidos e responsivos sem necessidade de gerenciar hardware ou infraestrutura.

Benefícios do AWS IoT Analytics

Operacionalize fluxos de trabalho analíticos

Você fornece a análise e o AWS IoT Analytics automatiza a execução dessa análise quando e onde necessário. O AWS IoT Analytics importará seus contêineres de código personalizados criados em ferramentas externas, como Matlab, Octave etc., e os executará de acordo com a programação para gerar insights operacionais, dando a você mais tempo para se concentrar no que faz melhor.

Consulte facilmente dados da IoT

Com o AWS IoT Analytics, você pode executar consultas simples e ad-hoc usando o mecanismo de consulta de SQL incorporado. Usando consultas SQL padrão para extrair dados do armazenamento de dados, você pode calcular a distância média percorrida por uma frota de veículos ou o número de portas trancadas em um edifício inteligente, por exemplo. Além disso, o AWS IoT Analytics fornece uma série de intervalos de tempo contíguos e não sobrepostos para execução de análises em novos dados incrementais. Você pode melhorar a eficiência da análise e reduzir os custos digitalizando apenas os dados necessários.

Armazenamento físico de dados otimizado para a IoT

O AWS IoT Analytics armazena os dados do dispositivo processados em um datastore de séries temporais que é otimizado para oferecer tempos de resposta rápidos em consultas de IoT. Os dados brutos também são armazenados automaticamente para processamento posterior ou reprocessamento para outro caso de uso.

Prepara seus dados de IoT para análise

O AWS IoT Analytics inclui técnicas de preparação de dados que facilitam a preparação e o processamento de dados para análises. O AWS IoT Analytics também oferece suporte a análises de séries temporais, o que permite analisar o desempenho de dispositivos ao longo do tempo e compreender como e onde foram usados, monitorar continuamente dados do dispositivo para prever problemas de manutenção e monitorar sensores para prever e reagir a condições ambientais. O AWS IoT Analytics é integrado ao AWS IoT Core para incluir facilmente dados do dispositivo diretamente dos dispositivos conectados. O serviço limpa leituras falsas, preenche lacunas nos dados e executa transformações matemáticas nos dados da mensagem. Conforme os dados são incluídos, o AWS IoT Analytics pode processá-los usando instruções condicionais e filtragem de dados para coletar apenas os dados que você deseja analisar, além de enriquecê-los com informações do registro do AWS IoT. Também é possível usar funções do AWS Lambda para enriquecer dados dos dispositivos com informações de origens externas como Weather Service, HERE Maps, Salesforce ou Amazon DynamoDB.

Ferramentas para Machine Learning

O AWS IoT Analytics facilita a aplicação de Machine Learning a dados da IoT com notebooks Jupyter hospedados. Você pode conectar os dados de IoT diretamente ao notebook, além de criar, treinar e executar modelos diretamente no console do AWS IoT Analytics sem precisar gerenciar nenhuma infraestrutura subjacente. O AWS IoT Analytics permite aplicar algoritmos de Machine Learning a dados de dispositivos para criar uma pontuação de integridade para cada dispositivo da frota. Por exemplo, um fabricante de veículos pode detectar quais clientes estão com pastilhas de freio gastas e alertá-los para providenciar a manutenção dos freios. Com apenas o clique de um botão, você também pode empacotar seu código de notebooks Jupyter em uma imagem de contêiner executável e executar esse contêiner no AWS IoT Analytics, conforme necessário.

Escalabilidade automática com definição de preço com pagamento conforme o uso

O AWS IoT Analytics é um serviço gerenciado com pagamento conforme o uso que escala automaticamente para oferecer suporte a petabytes de dados de IoT. Com o IoT Analytics, você pode analisar uma frota inteira de dispositivos conectados sem necessidade de gerenciar hardware ou infraestrutura. Quando as suas necessidades evoluem, a escala do poder computacional e do datastore aumenta e diminui automaticamente para que você tenha sempre a capacidade correta para os aplicativos da IoT e pague apenas pelos recursos utilizados.

Fique por dentro das inovações tecnológicas aqui no blog da https://www.itexperts.com.br/contato/

Originalmente publicado em: https://aws.amazon.com/pt/iot-analytics/?nc2=h_ql_prod_it_iota

Mantenha-se atualizado

Leia também

BlogNoticias

AWS Content Hub: desbloqueando o poder do SaaS

Quero saber mais
BlogNoticias

Aí vem a supernuvem: o que ela significa para a complexidade multinuvem?

Quero saber mais
BlogTecnologia e Educação

Recursos digitais gratuitos para incluir alunos com deficiência

Quero saber mais
Abra o chat
Olá, gostaria de um atendimento?
Olá! No que podemos te ajudar?