BlogTécnico

Tipos de nuvem – Cloud Computing

Há quatro tipos principais de nuvem em cloud computing: nuvens privadas, públicas, híbridas e multiclouds. Além disso, há três tipos principais de serviços de cloud computing: infraestrutura como serviço (IaaS), plataforma como serviço (PaaS) e software como serviço (SaaS) conforme vimos neste artigo.

O tipo de nuvem ou de serviço em nuvem que você vai usar é uma escolha particular. Nenhuma nuvem é igual a outra, nem mesmo quando elas são do mesmo tipo. Da mesma forma, também não há dois serviços de computação em nuvem usados para resolver o mesmo problema. No entanto, entendendo suas similaridades, você estará melhor informado sobre como as limitações de cada tipo de nuvem e serviços podem afetar o seu negócio.

Quais as diferenças entre os tipos de nuvem?

Antigamente, a diferença entre as nuvens públicas, privadas, híbridas e multiclouds era facilmente definida pelo local e a propriedade delas. No entanto, isso não é mais tão simples. Confira abaixo suas diferenças e algumas observações.

Tipos de nuvem – Públicas

Nuvens públicas são ambientes de nuvem geralmente criados em uma infraestrutura de TI que não é de propriedade do usuário final. Dentre os maiores porvedores de nuvem pública está a Amazon Web Services – AWS.

As nuvens públicas tradicionais eram executadas off-premises. No entanto, atualmente, os provedores de nuvem oferecem serviços nos data centers on-premise dos clientes. Com isso, as distinções baseadas em local e propriedade se tornaram ultrapassadas.

Todas as nuvens se tornam públicas quando os ambientes são particionados e redistribuídos para vários locatários. A cobrança de taxas deixou de ser uma característica essencial das nuvens públicas. Alguns provedores de nuvem, como a Massachusetts Open Cloud, permitem que os locatários as usem gratuitamente. A infraestrutura bare-metal usada por provedores de nuvem pública também pode ser extraída e vendida como IaaS, ou desenvolvida e comercializada como PaaS.

Tipos de nuvem – Privadas

Nuvens do tipo privadas são geralmente definidas como ambientes de nuvem dedicados a um usuário final. O ambiente geralmente é executado por trás do firewall desse usuário. Todas as nuvens se tornam privadas quando a infraestrutura de TI subjacente é dedicada e o cliente tem acesso totalmente isolado a ela.

Mas as nuvens privadas não precisam mais ser baseadas em infraestruturas de TI on-premise. Atualmente, as organizações estão criando nuvens privadas em data centers alugados localizados off-premises. Dessa forma, todas as regras sobre local e propriedade estão obsoletas. Isso também gerou vários subtipos de nuvem privada, incluindo:

Nuvens privadas gerenciadas

Os clientes criam e usam uma nuvem privada implantada, configurada e gerenciada por um fornecedor terceirizado. Nuvens privadas gerenciadas são uma opção para empresas com poucos funcionários ou com equipes de TI sem a qualificação necessária para fornecer infraestrutura e serviços de nuvem privada adequados.

Nuvens dedicadas

Uma nuvem dentro de outra. É possível ter uma nuvem dedicada em uma nuvem pública (como o Red Hat OpenShift® Dedicated) ou em uma nuvem privada. Por exemplo, é possível implantar uma nuvem dedicada para o departamento de contabilidade dentro da nuvem privada da organização.

Nuvens híbridas

Um tipo de nuvem híbrida é um ambiente de TI aparentemente único criado a partir de vários outros ambientes conectados por redes locais (LANs), redes de área ampla (WANs), redes privadas virtuais (VPNs) e/ou APIs.

As características das nuvens híbridas são complexas, e os requisitos podem variar dependendo da pessoa a quem você pergunta. Por exemplo, uma nuvem do tipo híbrida pode ter de incluir:

*No mínimo, uma nuvem privada e uma nuvem pública;

*Duas ou mais nuvens privadas;

*Duas ou mais nuvens públicas;

*Um ambiente virtual ou bare-metal conectado a, no mínimo, uma nuvem pública ou privada

Mas todo sistema de TI se torna uma nuvem do tipo híbrida quando aplicações podem se mover por vários ambientes diferentes mas conectados entre si. Pelo menos alguns desses ambientes devem ser originados de recursos de TI consolidados que possam ser escalados sob demanda. Todos esses ambientes precisam ser gerenciados como um só por meio de uma plataforma integrada de gerenciamento e orquestração.

Multiclouds

Multicloud configura-se um tipo de nuvem cuja abordagem é composta por mais de um serviço e de um fornecedor de nuvem, pública ou privada. Todas as nuvens híbridas são multiclouds, mas nem todas as multiclouds são nuvens híbridas. As multiclouds tornam-se nuvens híbridas quando várias nuvens estão conectadas por alguma forma de integração ou orquestração.

Um ambiente multicloud pode existir propositalmente (para melhor controle de dados confidenciais ou como espaço de armazenamento redundante para recuperação de desastres aprimorada) ou por acidente (normalmente, como resultado de TI invisível). De uma forma ou de outra, ter várias nuvens está se tornando mais comum entre empresas que buscam melhorar a segurança e o desempenho em um portfólio expandido de ambientes.

Fonte: https://www.redhat.com/pt-br/topics/cloud-computing/public-cloud-vs-private-cloud-and-hybrid-cloud

Conheça ITExperts e nossas soluções em cloud para Educação.

Solução em infraestrutura educacional.

Mantenha-se atualizado

Leia também

BlogTecnologia e Educação

Recursos digitais gratuitos para incluir alunos com deficiência

Quero saber mais
BlogNoticias

AWS Amazon Bedrock aumenta o portfólio com novos modelos de IA generativa

Quero saber mais
BlogTécnico

Computação em Nuvem: Revolucionando os Negócios

Quero saber mais
Abra o chat
Olá, gostaria de um atendimento?
Olá! No que podemos te ajudar?