BlogTécnico

O impacto da tecnologia na educação

A tecnologia gera impactos em vários setores, e com a educação não é diferente. Saiba neste artigo de que forma a este fenômeno está se desenvolvendo.

A ocorrência da tecnologia impacta significativamente muitas áreas da sociedade de forma positiva, incluindo a educação. Hoje em dia, os alunos têm computadores que os ajudam nas tarefas escolares e a Internet para pesquisar e estudar, além de os professores utilizarem a tecnologia para melhorar suas aulas.

Esse é um dos vários exemplos de como a tecnologia está transformando a educação em todo o mundo. Hoje em dia, como a tecnologia está ao nosso redor e ainda evoluindo de maneiras inimagináveis há apenas uma década, para sobreviver ao seu processo de educação e permanecer adaptável em sua futura função de trabalho, os alunos precisam se manter atualizados sobre as tendências tecnológicas mais recentes.

Impacto da tecnologia na educação – novas oportunidades

A tecnologia oferece várias novas oportunidades para os estabelecimentos educacionais atuais de todos os tipos. A rápida expansão dos cursos on-line e o uso extensivo de dispositivos móveis para oferecer suporte a uma variedade de tutoriais de codificação para crianças, programas de aprendizado misto (parte online, parte em salas de aula) são um dos melhores exemplos.

As dinâmicas educacionais são impactadas pela tecnologia, principalmente a relação entre educadores e alunos. À medida que as instituições acadêmicas começam a repensar a experiência educativa, a remodelação dos espaços educativos também será crucial para apoiar a progressão.

Existem diferentes maneiras de como a tecnologia impacta a educação. Tudo isso leva a uma maior compreensão do mecanismo que os alunos precisam para seu futuro. A seguir, apresentamos alguns dos impactos que a tecnologia tem na educação atual.

Alunos e professores têm maior acessibilidade

No passado, professores e alunos precisavam estar fisicamente presentes no mesmo local para que o aprendizado e a educação ocorressem. Esse não é mais o caso, pois a tecnologia da Internet permite comunicação imediata e conveniente a longas distâncias com apenas um clique de um botão.

No domínio da educação universitária, a tecnologia levou à excitante oportunidade de diplomas online. Hoje muitas universidades oferecem seus programas de graduação online. O e-learning é a maneira mais acessível para os alunos adquirirem um diploma universitário de algumas das melhores faculdades on-line do mundo.

Para escolas primárias e secundárias, a tecnologia permite a opção de ciberescola para que os alunos possam terminar suas tarefas escolares no conforto de suas casas.

A educação online ajudou a quebrar tremendamente as barreiras geográficas que anteriormente impediam muitos estudantes de se matricularem em certas instituições acadêmicas. Nem todo mundo pode se dar ao luxo de estudar um programa específico disponível apenas em uma escola em todo o país. De qualquer forma, graças à educação online, agora cada aluno tem uma maior possibilidade de concluir seu curso.

Impacto da tecnologia na educação e a ênfase muito maior na interatividade

Os modelos educacionais padrão concentram-se na ideia de passividade, onde os estudiosos se sentam e ouvem um professor falando na frente deles ou lendo palavras nas páginas de um manual. Esse conceito não permite muito espaço para engajamento e interatividade para os alunos.

Pelo contrário, a tecnologia permite uma interação muito maior. Os alunos podem participar diretamente com programas interativos, vídeos de navegação, navegar na web para pesquisas e muito mais. Por exemplo, utilizar uma ferramenta interativa que faz você clicar em cada país enquanto o estimula com um nome proporciona mais interação do que tentar memorizar uma lista de todos os países do mundo em um livro.

As ferramentas interativas ajudam a despertar um amplo interesse pelas disciplinas escolares, levando a uma melhor retenção e a um desejo mais forte de aprofundar os tópicos.

Maior adaptabilidade e personalização

As instituições educacionais estão cientes de que o que ajuda um indivíduo a aprender pode ser quase inútil para outro. Além disso, o que não faz sentido para um aluno pode ser a única coisa que funciona para outro.

O cérebro de todo mundo funciona de maneira diferente e cada aluno tem uma maneira única de aprender. No entanto, por incontáveis anos, todos os alunos leram os mesmos manuais. A tecnologia resolve esse problema, permitindo espaço para uma adaptabilidade muito maior.

Os alunos podem se beneficiar de ter um conjunto de ferramentas e diversas tecnologias de aprendizado em suas mãos, portanto, se uma coisa não funcionar para um aluno, algo diferente pode funcionar. Se os alunos em questão ainda são crianças pequenas, os professores podem facilmente personalizar seus programas de aprendizagem e integrar várias tecnologias que ajudam alunos específicos.

Preparando os alunos para um mundo baseado em tecnologia

Livros e palestras presenciais dominaram as salas de aula acadêmicas por muito tempo. É por isso que muitas pessoas se sentiram um pouco incomodadas com a introdução repentina de apresentações em vídeo, e-books e sistemas de gestão de aprendizagem nos espaços educacionais.

Mas é fundamental perceber que quase todos os outros aspectos do mundo de hoje dependem fortemente de tecnologias modernas. Uma vez que os alunos saem do ensino médio ou da universidade para procurar um emprego, esses empregos quase definitivamente incluirão algum tipo de tecnologia. Mesmo que não o façam, a tecnologia da Internet ainda inundará outros aspectos de sua vida pessoal.

A integração e impacto da tecnologia na educação prepara os alunos para um mundo cheio deles. A tecnologia não existe apenas para complementar o processo de educação. Está lá para que os alunos possam aprender a utilizá-lo e incorporá-lo ainda mais em suas vidas.

Advento dos testes on-line como impacto da tecnologia na educação

Junto com a tecnologia, além do aprendizado online, vem o surgimento dos testes online. É extremamente benéfico por todo um conjunto de razões. No topo da lista dessas razões está o fato de que os testes online são imparciais e justos.

Quando um programa de computador está classificando os testes corrigindo respostas erradas automaticamente, não é possível indicar nenhum sinal de viés. Além disso, os testes on-line podem ser uma solução perfeita para alunos que sofrem de ansiedade de teste e ficam perturbados por fazer testes em uma sala com várias outras pessoas.

Em última análise, também é muito melhor para indivíduos com agendas lotadas, que podem ter dificuldades para estar em um local de teste em um horário específico. Escusado será dizer que os testes online não são isentos de desvantagens. Em particular, é eficiente apenas para perguntas de múltipla escolha, não para perguntas dissertativas ou de resposta curta. Os alunos ainda podem fazer testes de redação on-line, embora um professor humano tenha que avaliá-los.

Palavras finais

É impossível negar que o impacto da tecnologia na educação de muitas maneiras para contar. Por esse motivo, você deve optar por se matricular em uma escola que esteja em sintonia com as últimas mudanças e avanços. Uma escola que permite que você abrace os desenvolvimentos tecnológicos enquanto o prepara para conseguir um emprego no mundo baseado em tecnologia de hoje.

Originalmente publicado em https://thebossmagazine.com/the-impact-of-technology-on-education/

Conheça ITExperts e nossas soluções em cloud para Educação.

Solução em infraestrutura educacional.

Mantenha-se atualizado

Leia também

BlogTecnologia e Educação

O LMS baseado em nuvem veio para ficar

Quero saber mais
Blog

Saiba mais sobre o Amazon S3 Glacier

Quero saber mais
BlogTecnologia e Educação

Learning Analytics: o que é essa ferramenta e qual o seu diferencial

Quero saber mais
Abra o chat
Olá, gostaria de um atendimento?
Olá! No que podemos te ajudar?