BlogTécnico

Conheça o EAD

Conheça o EAD! Saiba tudo sobre esta modalidade de ensino neste artigo da ITExperts!

O termo EAD, que significa ensino a distância, é uma forma de aprendizagem que vem se tornando popular nos últimos anos. Essa é a melhor opção não só para quem quer estudar com mais economia, mas também com conforto e praticidade.

Hoje em dia é possível estudar praticamente tudo a distância: idiomas, cursos técnicos, graduações e pós-graduações. E, apesar desse crescimento e alta procura, muitos estudantes ainda têm dúvidas sobre essa modalidade: é tão bom quanto o presencial? É uma modalidade de educação válida? Precisa fazer vestibular? O mercado de trabalho vai reconhecer? O diploma terá o mesmo valor?

Conhecendo o EAD

Já pensou em concluir um curso completamente online? Essa é a comodidade oferecida pela modalidade EAD.

O ensino a distância (EAD) é uma alternativa de ensino, reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC), que permite que os estudantes conquistem seu tão sonhado diploma por meio da internet, com horários e turnos de aulas flexíveis. O que ajudou esse modelo de ensino crescer, foi a evolução da transformação digital que o mundo está vivendo e a praticidade que a modalidade oferece.

Como funciona?

O EAD funciona de uma forma prática e simples. A maior parte do curso acontece com auxílio da internet, em um ambiente virtual de aprendizagem, chamado AVA. É nesta sala de aula virtual que o aluno assiste as aulas em vídeo, acessa os conteúdos em texto, realiza as tarefas e exercícios.

Ela também possui várias ferramentas como fóruns de discussão, chats e videoconferências que possibilitam a interação com os professores, tutores e demais alunos.

Mesmo sendo uma graduação a distância, existem algumas atividades presenciais como, por exemplo, reuniões periódicas ou práticas de laboratório. As provas finais e a apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) também podem ocorrer presencialmente.

Os encontros variam de acordo com o curso, sendo realizados na sede da faculdade ou em polos de apoio credenciados.

Quem pode fazer EAD?

Qualquer pessoa que tenha concluído o ensino médio e possua um computador com um bom acesso à internet, está apta a entrar para o EAD. Garantindo essa parte, é só escolher o curso e a instituição que deseja ingressar.

É importante verificar se o curso escolhido é reconhecido pelo Ministério da Educação. Essa informação está disponível no site do próprio MEC . É importante verificar também se o curso está bem avaliado, mesmo que ele seja de uma escola conhecida.

Feito isso, e conhecendo o EAD, é só cuidar da preparação para o processo de seleção, que é muito semelhante ao dos cursos presenciais. Você terá que fazer uma prova escrita, realizada presencialmente pela maioria das escolas, que pode incluir questões objetivas e discursivas, além de uma redação. Muitas universidades consideram também as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Fonte: https://www.pravaler.com.br/o-que-e-ead-e-como-funciona/

Conheça ITExperts e nossas soluções em cloud para Educação.

Solução em infraestrutura educacional.

Mantenha-se atualizado

Leia também

BlogTécnico

Amazon CloudWatch: o que é?

Quero saber mais
BlogTécnico

Conheça o Amazon Braket

Quero saber mais
BlogTecnologia e Educação

Chegou o LMS Moodle 4.0!

Quero saber mais
Abra o chat
Olá, gostaria de um atendimento?
Olá! No que podemos te ajudar?