BlogTécnico

Como funciona o AVA?

Para saber como funciona o AVA, acompanhe com a gente no artigo abaixo.

O que é AVA

Para saber como funciona o AVA, primeiro precisamos entender o que ele é. AVA é uma abreviação de Ambiente Virtual de Aprendizagem e caracteriza-se por um software que permite o desenvolvimento e distribuição de conteúdo para cursos online semipresenciais ou EAD.

Funcionamento do AVA

O AVA foi pensado como um ambiente virtual voltado ao auxílio a professores e/ou tutores na gestão de conteúdos, cursos e treinamentos via internet. Desta forma, o AVA permite, através de suas funcionalidades, acompanhar o progresso dos estudantes e gerar relatórios voltados à análise dos cursos ministrados.

AVA como ferramenta de melhorias

Através das análises e ferramentas de gestão disponíveis no AVA, é possível que instituições de ensino, professores e organizadores de cursos e treinamentos online possam avaliar a qualidade e assertividade dos cursos ministrados, identificando pontos críticos e necessidades de melhorias e ajustes, proporcionando sempre a melhor experiência de ensino.

Funcionamento do AVA como plataforma EAD

Ao oferecer-se como uma plataforma completa de gestão do ensino presencial ou semipresencial, o AVA permite que os alunos tenham acesso a conteúdo, notas, frequências, materiais disponibilizados por professores, além de integração e interatividade muito maiores entre os usuários do ambiente virtual.

Da mesma forma o AVA funciona como uma ferramenta complementar em cursos presenciais, através de algumas funcionalidades como a disponibilização de materiais e acesso a notas e módulos de aprendizado customizados.

AVA funciona como fórum de discussão

Uma funcionalidade do AVA é permitir a criação e gestão de um ambiente de discussão online como um fórum. Neste os alunos e professores podem criar tópicos para interação a fim de tirar dúvidas, compartilhar materiais, discutir temas e obter feedback sobre as aulas e cursos.

Com o advento da pandemia e o isolamento social, o ensino a distância evoluiu e representa um papel cada vez maior no processo de aprendizado de alunos por todo o mundo e, plataformas como o AVA, permitem uma melhor gestão e modernização das ferramentas de ensino online.

Fonte: https://www.edools.com/faq/o-que-e-ava/

Conheça ITExperts e nossas soluções em cloud para Educação.

Solução em infraestrutura educacional.

Mantenha-se atualizado

Leia também

BlogTecnologia e Educação

Como o setor educacional está usando tecnologias de nuvem?

Quero saber mais
BlogNoticias

Mistral Large (AI) – agora disponível no Amazon Bedrock

Quero saber mais
BlogNoticias

Tripé 5G, Edge Computing e Cloud exige mudança cultural na organização

Quero saber mais
Abra o chat
Olá, gostaria de um atendimento?
Olá! No que podemos te ajudar?