BlogTécnico

Cloud Computing na Educação

Saiba mais sobre como o Cloud Computing pode ser utilizado na educação e quais benefícios seu uso pode trazer para instituições, professores, alunos e gestores.

O termo, embora já bastante conhecido no mundo da tecnologia, começa os poucos e timidamente a adentrar a sala de aula. O Cloud Computing (amigavelmente conhecido como computação em nuvens) permite que usuários da internet possam armazenar seus arquivos remotamente e compartilhá-los de qualquer lugar sem que seja necessária qualquer instalação.

Utilização de Cloud Computing na Educação

Na educação, o Cloud Computing pode servir para baratear os custos com parques de computadores em rede nas instituições de ensino, ajudar professores a planejar e organizar suas aulas ou até mesmo apoiar estudantes para que realizem trabalhos, de modo interativo – tudo de forma remota. A conexão via nuvem é uma tendência. De maneira pragmática, todo conteúdo pode estar na nuvem, portanto, seguro e acessível a qualquer lugar, independentemente do dispositivo. Há alunos que querem usar o equipamento do tipo A, outros do tipo B. Usar ou não o tablet é irrelevante. O importante é o conteúdo, a colaboração em qualquer espaço.

É o caso dos estudantes, por exemplo, que podem realizar seus trabalhos de modo simultâneo, editar e até conversar em um mesmo arquivo, a distância, sem a necessidade de encontros presenciais através da Cloud computing. Já os professores podem usar o sistema para corrigir os trabalhos online de seus alunos de qualquer lugar a partir de um dispositivo móvel com acesso à internet, administrar o calendário de aulas do ano letivo ou até mesmo abrigar os conteúdos de suas aulas, compartilhados com seus alunos.

A sala de aula na nuvem permite, inclusive, trazer uma esperança ao modelo de ensino. O professor cria conteúdos mais ricos, customizados e compartilha seus documentos de forma eletrônica, independentemente de estar em casa ou na sala de aula. O modelo de educação ainda está centrado na forma tradicional industrial de ensinar. O professor dentro da sala de aula física precisa ser questionado. Ele precisa usar a tecnologia como apoio para levar o conhecimento para fora, para tornar o ensino mais autodidata.

Cloud Computing na Educação – Programas e disponibilidades

O Cloud Computing pode ser encontrado em diferentes programas e empresas. Muitos deles são gratuitos com armazenamento limitado e tem suas versões premium, pagas, para uso de empresas e universidades, por exemplo. Iniciativas como essas são muitos mais eficazes no ensino já que permitem além da customização em massa, potencializar os talentos dos estudantes. Os métodos atuais de educação contribuem apenas para minimizar os talentos dos jovens, que se veem em aulas tradicionais maçantes e pouco atrativas.

Criando Novas Formas de Aprendizado

O tempo e a falta de recursos oferecidos pelas universidades, principalmente na educação pública, podem limitar o trabalho dos educadores e dificultar o aprendizado de estudantes. Com a computação em nuvem é possível criar novas formas de ensino que vão além do modelo tradicional de aulas, livros, trabalhos e avaliações.

Tornando o Ensino mais didático

A computação em nuvem também permite tornar o aprendizado mais didático de acordo com o perfil do aluno. Afinal, nem todos conseguem se concentrar em uma aula durante 1 hora ou ler textos com a mesma facilidade de outros. Com a internet, é possível diversificar o ensino, trazer vídeos, jogos, músicas, apostilas e livros para que o estudante não fique limitado ao modelo tradicional, conseguindo aprender de forma mais autodidata e se tornando mais participativo quando chegar à sala de aula.

Fonte: https://www.channel360.com.br/computacao-na-nuvem-quais-as-vantagens-para-a-educacao/

Conheça ITExperts e nossas soluções em cloud para Educação.

Solução em infraestrutura educacional.

Mantenha-se atualizado

Leia também

BlogTécnico

O futuro do ensino e a tecnologia

Quero saber mais
BlogTécnico

Amazon Glacier

Quero saber mais
BlogTécnico

Razões para usar o Moodle

Quero saber mais
Abra o chat
Olá, gostaria de um atendimento?
Olá! No que podemos te ajudar?