BlogTécnico

10 benefícios dos AVA para as instituições de ensino

Conheça 10 benefícios do Ava – Ambiente Virtual de Aprendizagem para sua instituição de ensino, alunos e professores.

As novas tecnologias estão influenciando e muito o modo como ensinamos e aprendemos, dentro e fora dos ambientes escolares. Um bom exemplo são os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) que podem servir ao Ensino a Distancia (EAD) ou até mesmo para complementar as aulas presenciais. Essas novas ferramentas de ensino trazem grandes vantagens para as instituições de ensino, confira algumas delas:

Vantagens da EAD para instituições de ensino

1. Aumento da interação entre os alunos, mesmo fora da sala de aula

Uma grande vantagem dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) é que proporcionam uma maior interação entre os alunos, por meio de fóruns de discussão e chats online.

2. Aprendizado dentro e fora da sala de aula

Uma característica marcante dos AVAs é que proporcionam ao aluno um aprendizado dentro e fora das salas de aula, ou seja, possibilitando uma experiência de aprendizagem com estímulos variados.

3. Facilidade no acesso aos conteúdos

Os conteúdos complementares dos cursos podem ser acessados por meio desses ambientes, gerando assim mais facilidade para os alunos e para seus professores no acesso aos materiais de apoio ao aluno e ao curso.

4. Comunicação rápida entre os alunos e o professor

No AVA, a comunicação é instantânea, o que facilita as interações entre os alunos e professores, bem como sanar eventuais dúvidas que possam surgir, gerando assim um aprendizado de maior qualidade.

5. Envio de trabalhos fácil

Nesses ambientes, é muito mais fácil a realização dos trabalhos e a sua entrega, sendo que poderão ser salvos como rascunhos e posterior envio, agilizando a etapa de avaliação dos cursos.

6. Correção dos trabalhos

É muito mais fácil também a correção dos trabalhos, uma vez que estão disponíveis em AVA, os professores corrigem tais atividades pelo próprio sistema e assim, evita-se o gasto desnecessário com papéis e há maior segurança e praticidade aos profissionais que farão as correções, já que a plataforma é protegida por login e senha.

7. Controle da entrega dos trabalhos

Os professores e a instituição podem controlar mais facilmente os alunos que realizaram a entrega dos trabalhos e aqueles que ainda não o fizeram; além disso, notas dos alunos ficam arquivadas imediatamente no sistema, o que facilita o seu lançamento.

8. Aulas complementares às presenciais

Como complemento das aulas presenciais, pode-se ter mais contato no ambiente virtual, que podem ser necessárias caso muitos alunos tenham a mesma dúvida, assim grava-se uma aula explicando e respondendo esses alunos e se facilita o trabalho do professor, que não precisará responder às dúvidas individualmente.

9. Apresentações em grupo ou individuais

Outro ponto de vantagem são as apresentações, que podem ser individuais ou em grupo, com opção de ser gravadas e enviadas pelo próprio sistema, facilitando assim o acesso dos demais alunos a elas e à reunião dos alunos para realizar a gravação, que pode ocorrer aos finais de semana, por exemplo.

10. Acesso aos dados dos alunos na escola

Os alunos podem acessar o seu histórico e a sua situação financeira perante a escola nessa mesma plataforma, o que facilita bastante quando há dúvidas nessa área. O aluno também poderá realizar o pagamento das mensalidades pela plataforma, evitando assim que tenha a necessidade de comparecer presencialmente à instituição de ensino para efetuá-los.

Fonte: https://www.estudiosite.com.br/site/educacao-a-distancia/10-beneficios-dos-ava-para-as-instituicoes-de-ensino

Conheça ITExperts e nossas soluções em cloud para Educação.

Solução em infraestrutura educacional.

Mantenha-se atualizado

Leia também

BlogTécnico

Amazon CloudWatch: o que é?

Quero saber mais
BlogTécnico

Conheça o Amazon Braket

Quero saber mais
BlogTecnologia e Educação

Chegou o LMS Moodle 4.0!

Quero saber mais
Abra o chat
Olá, gostaria de um atendimento?
Olá! No que podemos te ajudar?