BlogTécnico

AWS – Regiões e Zonas de Disponibilidade

A AWS tem o conceito de uma região, que é um local físico em todo o mundo onde agrupamos datacenters. Chamamos cada grupo de datacenters lógicos de zona de disponibilidade. Cada região da AWS consiste em várias AZs isoladas e separadas fisicamente em uma área geográfica.

Diferentemente de outros provedores de nuvem, que geralmente definem uma região como um único datacenter, o design de múltiplas AZs de cada região da AWS oferece vantagens para os clientes. Cada AZ tem energia, refrigeração e segurança física independentes e está conectada por meio de redes redundantes de latência ultrabaixa.

Os clientes da AWS, focados em alta disponibilidade, podem projetar seus aplicativos para serem executados em várias AZs, a fim de obter tolerância a falhas ainda maior. As regiões de infraestrutura da AWS atendem aos mais altos níveis de segurança, conformidade e proteção de dados.

A AWS fornece uma presença global mais extensa do que qualquer outro provedor de nuvem. Para oferecer suporte à sua presença global e garantir que os clientes sejam atendidos em todo o mundo, a AWS abre novas regiões rapidamente. A AWS mantém várias regiões geográficas, incluindo regiões da América do Norte, África do Sul, América do Sul, Europa, China, Ásia-Pacífico e Oriente Médio.

Zonas de disponibilidade

Uma zona de disponibilidade (AZ) é um ou mais datacenters distintos com energia, rede e conectividade redundantes em uma região da AWS. As AZs proporcionam aos clientes a capacidade de operar aplicativos e bancos de dados de produção com alta disponibilidade, tolerância a falhas e escalabilidade em níveis superiores aos que um único datacenter pode oferecer.

Todas as AZs em uma região da AWS estão interconectadas por redes de alta largura de banda e baixa latência, usando fibra metropolitana dedicada e totalmente redundante para proporcionar redes de alto throughput e baixa latência entre AZs. Todo o tráfego entre as AZs é criptografado. O desempenho da rede é suficiente para realizar a replicação síncrona entre as AZs. As AZs particionam aplicativos para facilitar a alta disponibilidade. Se um aplicativo for particionado em várias AZs, as empresas estarão melhor isoladas e protegidas contra problemas como quedas de energia, raios, tornados e terremotos, entre outros. As AZs são fisicamente separadas por uma distância significativa (vários quilômetros) das outras AZs, embora todas estejam a um raio de até 100 km entre si.

Zonas locais da AWS

As zonas locais da AWS aproximam a computação, o armazenamento, o banco de dados e outros serviços da AWS selecionados dos usuários finais. Com as zonas locais da AWS, você pode executar facilmente aplicativos altamente exigentes que exigem latências em milissegundos de um dígito para seus usuários finais, como criação de conteúdo de mídia e entretenimento, jogos em tempo real, simulações de reservatórios, automação de projetos eletrônicos e machine learning.

Toda localidade em uma Zona local da AWS é uma extensão de uma Região da AWS, onde é possível executar aplicativos que têm requisitos rigorosos de latência com serviços da AWS, como Amazon Elastic Compute Cloud, Amazon Virtual Private Cloud, Amazon Elastic Block Store, Amazon File Storage e Amazon Elastic Load Balancing, em um localidade próxima aos usuários. Zonas locais da AWS oferecem alta largura de banda, conexão segura entre as cargas de trabalho locais e as executadas na Região da AWS. Com isso, você pode facilmente estabelecer conexão com todos os tipos de serviços na região usando as mesmas APIs e conjuntos de ferramentas.

Fonte: https://aws.amazon.com/pt/about-aws/global-infrastructure/regions_az/

Conheça ITExperts e nossas soluções em cloud para Educação.

Solução em infraestrutura educacional.

Mantenha-se atualizado

Leia também

BlogTécnico

Computação em Nuvem: Revolucionando os Negócios

Quero saber mais
BlogTecnologia e Educação

Como o setor educacional está usando tecnologias de nuvem?

Quero saber mais
BlogNoticias

Mistral Large (AI) – agora disponível no Amazon Bedrock

Quero saber mais
Abra o chat
Olá, gostaria de um atendimento?
Olá! No que podemos te ajudar?