BlogTécnico

Por que o Moodle é o AVA mais utilizado?

O principal motivo que torna Moodle o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) mais utilizado do mundo é a usabilidade da plataforma. Sem dificuldades complexas, alunos podem navegar por esse ambiente virtual de aprendizagem e interagir com o conteúdo disponível.

Outro ponto é o de que professores não dependem de conhecimentos técnicos avançados para fazer a gestão do curso, dentro da página configurada. Além disso, Moodle pode ser usado tanto por professores independentes e grandes instituições de ensino.

É plataforma democrática por conta da sua configuração que não exige conhecimento avançado em programação. Basta possuir um servidor Web PHP e softwares para a visualização de PDF, slides, entre outros formatos. Por isso, de todos os e-learning existentes no mercado, é o mais utilizado do mundo.

É o Ambiente Virtual de Aprendizagem mais completo atualmente

Além de contar com uma interface intuitiva, que o torna o AVA mais utilizado do mundo, Moodle é uma ferramenta completa. Ou seja, tanto professores independentes como instituições educacionais de ponta podem garantir recursos que vão aumentar a qualidade dos cursos e melhorar a aprendizagem dos alunos.

E por que o Moodle é um Ambiente Virtual de Aprendizagem completo, além do sistema EAD mais utilizado do mundo? Simplesmente porque é desenvolvido a partir de tecnologias de comunicação síncrona e assíncrona, capazes de permitir a oferta de conteúdos em alta qualidade. São fóruns, chats, páginas de texto web, bibliotecas, sistema de distribuição de notas, pesquisa de opinião, questionários online, transmissão ao vivo etc.

Um Ambiente Virtual de Aprendizagem em constante evolução

O Moodle é um Ambiente Virtual de Aprendizagem que está em constante evolução. Esse é outro motivo de ser o sistema EAD mais utilizado do mundo. Existe uma comunidade de profissionais, empenhados, noite e dia, para aperfeiçoar o sistema. São talentos dos mais diversos tipos: professores, administradores de sistema de informação, programadores, designers, além de outros colaboradores virtuais.

O objetivo dessa comunidade é promover avanços na plataforma Moodle. Para isso, fazem adequações considerando as necessidades dos alunos que são usuários e professores que são gestores de conteúdo. Por isso, falamos que é o AVA mais utilizado do mundo, visto que há uma comunidade global trabalhando em função do avanço da ferramenta. Dessa forma, as universidades podem garantir um ensino mais eficiente, sem transtornos técnicos.

Moodle possui diversas vantagens

O Moodle dispõe de vantagens que o tornam o Ambiente Virtual de Aprendizagem mais utilizado do mundo. Vantagens que não se encontra em qualquer outro sistema e-learning. Por exemplo, é usado em múltiplos segmentos, como por exemplo: em empresas, para promover educação corporativa.

Órgãos públicos podem usar o Moodle para levar cursos de capacitação a cidades menos favorecidas. O Moodle também possui outras vantagens. Podemos citar a sua filosofia educacional, que se baseia no socioconstrutivismo.

O objetivo é desenvolver um espaço online onde o aluno possa adquirir novos conhecimentos por meio da interação social, dentro de uma comunidade web. Por isso, se constitui o Ambiente Virtual de Aprendizagem mais utilizado do mundo.

Fonte: www.estudiosite.com.br/site/moodle/por-que-o-modle-e-o-ava-mais-utilizado-do-mundo

Conheça ITExperts e nossas soluções em cloud para Educação.

Solução em infraestrutura educacional.

Mantenha-se atualizado

Leia também

BlogTecnologia e Educação

O LMS baseado em nuvem veio para ficar

Quero saber mais
Blog

Saiba mais sobre o Amazon S3 Glacier

Quero saber mais
BlogTecnologia e Educação

Learning Analytics: o que é essa ferramenta e qual o seu diferencial

Quero saber mais
Abra o chat
Olá, gostaria de um atendimento?
Olá! No que podemos te ajudar?