BlogTécnico

Amazon Route 53

O Amazon Route 53 é um web service Domain Name System (DNS) na nuvem disponível e escalável.

Ele foi projetado para oferecer aos desenvolvedores e empresas uma maneira altamente confiável e econômica de direcionar os usuários finais aos aplicativos de Internet, convertendo nomes como www.example.com para endereços IP numéricos como 192.0.2.1, usados pelos computadores para se conectarem entre si e também é totalmente compatível com o IPv6.

O Route 53 conecta efetivamente as solicitações do usuário à infraestrutura em execução na AWS – como instâncias do Amazon EC2, balanceadores de carga Elastic Load Balancing ou buckets do Amazon S3 – e também pode ser usado para rotear usuários para infraestrutura fora da AWS.

Você pode usar o AWS Route 53 para configurar revisões gerais de DNS e, em seguida, monitorar continuamente a capacidade de seus aplicativos de se recuperar de falhas e controlar a recuperação de aplicativos com o Controlador de recuperação de aplicativos Route 53.

O fluxo de tráfego do AWS Route 53 torna mais fácil para você gerenciar o tráfego globalmente por meio de uma variedade de tipos de roteamento, incluindo Roteamento Baseado em Latência, Geo DNS, Geoproximidade e Weighted Round Robin – todos os quais podem ser combinados com DNS Failover para habilitar uma variedade de arquiteturas de baixa latência e tolerantes a falhas.

Usando o editor visual simples de fluxo de tráfego do Amazon Route 53, você pode gerenciar com facilidade a maneira como seus usuários finais são roteados para os endpoints do seu aplicativo – quer seja em uma única região da AWS ou distribuídos em todo o mundo. O Amazon Route 53 também oferece registro de nome de domínio. Você pode comprar e gerenciar nomes de domínio (como exemplo.com) e o Amazon Route 53 configura automaticamente as definições de DNS para os seus domínios.

Benefícios

Amazon Route 53 – Altamente disponível e confiável

O Amazon Route 53 foi criado usando a infraestrutura altamente disponível e confiável da AWS. A natureza distribuída dos nossos servidores DNS ajuda a assegurar uma capacidade consistente de direcionar os usuários finais para seu aplicativo. Características como o fluxo de tráfego do Amazon Route 53 ajudam você a melhorar a confiabilidade com configuração fácil de failover para rotear novamente seus usuários para um local alternativo se seu endpoint de aplicativo principal se tornar indisponível. O Amazon Route 53 foi criado para fornecer o nível de confiabilidade exigido por aplicativos importantes. O Amazon Route 53 é respaldado pelo Acordo de Nível de Serviço do Amazon Route 53.

Amazon Route 53 – Flexível

O fluxo de tráfego do Amazon Route 53 faz o roteamento do tráfego com base em vários critérios, como integridade do endpoint, localização geográfica e latência. Você pode configurar várias políticas de tráfego e decidir quais políticas são ativas em um dado momento. Você pode criar e editar políticas de tráfego usando o editor visual simples no console do Route 53, SDKs da AWS ou a API do Route 53. O recurso de versionamento do fluxo de tráfego mantém um histórico das mudanças de suas políticas de tráfego, assim você pode facilmente voltar a uma versão anterior usando o console ou a API.

Amazon Route 53 – Desenvolvido para uso com outros serviços da AWS

O AWS Route 53 é concebido para funcionar muito bem com outros recursos e produtos da AWS. É possível usar o Amazon Route 53 para mapear nomes de domínio para instâncias do Amazon EC2, buckets do Amazon S3, distribuições do Amazon CloudFront e outros recursos da AWS.

O uso do serviço AWS Identity and Access Management (IAM) com o Route 53 disponibiliza um controle granulado aprimorado sobre quem pode atualizar os dados do DNS. Você pode usar o Route 53 para mapear o apex de zona (exemplo.com versus www.exemplo.com) à instância do Elastic Load Balancing, distribuição do Amazon CloudFront, ambiente do AWS Elastic Beanstalk, Gateway de API, VPC endpoint ou bucket do site do Amazon S3 usando um recurso chamado registro Alias.

Amazon Route 53 – Simples

Com possibilidade de cadastramento pelo autoatendimento, o Amazon Route 53 pode começar a responder as consultas DNS em poucos minutos. Você pode configurar as definições de DNS com o Console de Gerenciamento da AWS ou a nossa API de fácil utilização. Também é possível integrar programaticamente a API do Route 53 em todo o aplicativo web.

Por exemplo, você pode usar a API do AWS Route 53 para criar um novo registro de DNS sempre que uma nova instância do EC2 for criada. O fluxo de tráfego do Route 53 facilita a configuração de lógica de roteamento sofisticada para seus aplicativos usando o editor de políticas visual simples.

Amazon Route 53 – Rápido

Usando uma rede anycast global de servidores DNS em todo o mundo, o AWS Route 53 foi projetado para rotear automaticamente seus usuários para a localização ideal em função das condições da rede. Como resultado, o serviço oferece baixa latência de consulta para os usuários finais, assim como baixa latência de atualização para as necessidades de gerenciamento de registros do DNS.

O fluxo de tráfego do Route 53 permite que você melhore ainda mais a experiência dos clientes executando seu aplicativo em vários locais em todo o mundo e usando políticas de tráfego para garantir que seus usuários finais sejam roteados para o endpoint íntegro mais próximo do seu aplicativo.

Amazon Route 53 – Econômico

O Amazon Route 53 transfere os benefícios de escala da AWS para você. Você paga apenas pelos recursos usados, como o número de consultas que o serviços responde para cada um dos seus domínios, zonas hospedadas para gerenciamento de domínios através do serviço e recursos opcionais, como políticas de tráfego e verificações de integridade, tudo a um baixo custo e sem compromissos de uso mínimo ou qualquer tarifa inicial.

Amazon Route 53 – Seguro

Ao integrar o AWS Route 53 ao AWS Identity and Access Management (IAM), você pode conceder credenciais exclusivas e gerenciar permissões para cada usuário em sua conta da AWS e especificar quem tem acesso a quais partes do serviço. Ao habilitar o firewall de DNS do Route 53 Resolver, você pode configurá-lo para inspecionar solicitações de DNS de saída em relação a uma lista de domínios maliciosos conhecidos.

Amazon Route 53 – Escalabilidade

O Route 53 foi criado para ser escalado automaticamente e lidar com volumes de consulta muito grandes sem sua intervenção.

Amazon Route 53 – Simplifica a nuvem híbrida

O AWS Route 53 Resolver fornece DNS recursivo para seu Amazon VPC e redes locais por meio do AWS Direct Connect ou do AWS Managed VPN.

Fonte:https://aws.amazon.com/pt/route53/

Conheça ITExperts e nossas soluções em cloud para Educação.

Solução em infraestrutura educacional.

Mantenha-se atualizado

Leia também

BlogTecnologia e Educação

Como o setor educacional está usando tecnologias de nuvem?

Quero saber mais
BlogNoticias

Mistral Large (AI) – agora disponível no Amazon Bedrock

Quero saber mais
BlogNoticias

Tripé 5G, Edge Computing e Cloud exige mudança cultural na organização

Quero saber mais
Abra o chat
Olá, gostaria de um atendimento?
Olá! No que podemos te ajudar?