BlogTécnico

Conheça o Amazon Lightsail

O Amazon Lightsail é um serviço de nuvem oferecido pela Amazon Web Services (AWS) que reúne poder de computação em nuvem e memória para usuários de nuvem novos ou menos experientes.

A AWS empacota memória, processamento, armazenamento e transferência em máquinas virtuais (VMs) para os clientes comprarem e, em seguida, libera essa capacidade de computação como uma instância do Amazon Elastic Compute Cloud (EC2). O Amazon Lightsail obtém seu poder de computação de uma instância do EC2. O Amazon EC2 é um serviço da web que oferece capacidade de computação segura e configurável na nuvem.

A AWS projetou o serviço Lightsail para simplificar o entendimento e a compra. O fornecedor gerencia a infraestrutura, que compartilha o mesmo tempo de atividade e regiões globais e zonas de disponibilidade do EC2.

O Amazon Lightsail lança servidores privados virtuais (VPS), que são VMs com sistemas operacionais individuais, mas com acesso restrito aos recursos do servidor físico. Os clientes podem escolher entre vários planos do Lightsail com as seguintes características:

*memória variando de 512 MB a 32 GB;

*processadores com um a oito núcleos;

*uma unidade de estado sólido com 20 GB a 640 GB de armazenamento;

*permissões de transferência de dados de 1 TB a 7 TB; e

*preços de $ 3,50 a $ 240 por mês.

Todos os planos incluem um endereço IP estático, console de gerenciamento intuitivo, acesso seguro ao terminal shell, acesso remoto à área de trabalho, gerenciamento de servidor de nome de domínio e monitoramento de servidor. Os clientes também têm acesso às ferramentas da AWS.

O Lightsail oferece uma variedade de sistemas operacionais, aplicativos e pilhas para que o cliente possa criar um modelo. Um desenvolvedor usa a interface de linha de comando (CLI) do Lightsail como alternativa ao console. O Lightsail também fornece uma referência para interfaces de programação de aplicativos (API) e documentação.

Use os aplicativos e configurações do Amazon LightSail para criar projetos como um aplicativo básico de comércio eletrônico, site ou blog — por exemplo, um blog WordPress.

Recursos do Amazon Lightsail

Projetado para simplicidade, o Amazon Lightsail apresenta o seguinte:

Servidores virtuais. Os servidores virtuais ou instâncias do Lightsail são fáceis de criar ou excluir. E, os usuários podem fazer configurações avançadas no servidor para redes e armazenamento, por exemplo. Por meio do console do Lightsail, os usuários podem instalar aplicativos populares como WordPress, Windows, Plesk e muito mais.

Balanceamento de carga simplificado. O balanceamento de carga é automatizado para permitir que o tráfego da Web seja roteado entre instâncias para que um site e seus aplicativos possam acomodar variações no tráfego.

Além disso, os load balancers do Lightsail incluem gerenciamento de certificados integrado e fornecem certificados SSL gratuitos.

Bancos de dados gerenciados. O Amazon Lightsail pode iniciar e gerenciar bancos de dados MySQL ou PostgreSQL totalmente configurados. Os bancos de dados gerenciados podem ser dimensionados separadamente dos servidores virtuais, melhorar a disponibilidade dos aplicativos e executar de forma independente na nuvem.

Containers. O Lightsail Container Service permite que os usuários executem aplicativos em contêiner na nuvem e os acessem pela Internet. Um exemplo é um aplicativo web Python.

Atualize para EC2. O Amazon Lightsail é escalável e pode ser atualizado para o EC2, quando e se necessário.

Acesso aos serviços da AWS. O Lightsail se integra a mais de 90 serviços da AWS por meio do emparelhamento da Amazon Virtual Private Cloud (VPC).

Casos de uso do Amazon Lightsail

O Amazon Lightsail simplifica o processo de hospedagem de um site ou servidor em uma plataforma de nuvem. Novos usuários ou aqueles com experiência mínima podem começar pequenos e depois escalar. Aqui estão os casos de uso comuns do Lightsail:

Aplicações web simples. Os usuários podem implantar sites simples usando pilhas de desenvolvimento pré-configuradas, como LAMP, Nginx, MEAN e Node.js.

Sites. As empresas usam o Lightsail para criar sites personalizados, incluindo blogs, sites de comércio eletrônico e sites pessoais. Aplicativos pré-configurados integram-se a plataformas comuns de criação de sites, incluindo WordPress, Magento, Plesk e Joomla.

Softwares empresariais. O Lightsail pode executar software comercial e de código aberto, como o MySQL.

Ambientes de desenvolvimento/teste. Os desenvolvedores podem criar sandboxes usando o Lightsail para testar fora do ambiente de produção.

Fique por dentro das tendências e inovações educacionais aqui no blog da ITExperts!

Originalmente publicado em: https://www.techtarget.com/searchaws/definition/Amazon-Lightsail

Conheça ITExperts e nossas soluções em cloud para Educação.

Solução em infraestrutura educacional.

Mantenha-se atualizado

Leia também

BlogTecnologia e Educação

Recursos digitais gratuitos para incluir alunos com deficiência

Quero saber mais
BlogNoticias

AWS Amazon Bedrock aumenta o portfólio com novos modelos de IA generativa

Quero saber mais
BlogTécnico

Computação em Nuvem: Revolucionando os Negócios

Quero saber mais
Abra o chat
Olá, gostaria de um atendimento?
Olá! No que podemos te ajudar?