BlogTécnico

Amazon CloudWatch: o que é?

O Amazon CloudWatch é um componente do Amazon Web Services que fornece monitoramento para recursos da AWS e os aplicativos do cliente executados na infraestrutura da Amazon.

O CloudWatch permite o monitoramento em tempo real de recursos da AWS, como instâncias do Amazon Elastic Compute Cloud (EC2), volumes do Amazon Elastic Block Store (EBS), Elastic Load Balancing e instâncias do Amazon Relational Database Service (RDS). O aplicativo coleta e fornece automaticamente métricas para utilização de CPU, latência e contagem de solicitações. Os usuários também podem estipular métricas adicionais a serem monitoradas, como uso de memória, volumes de transações ou taxas de erro.

Os usuários podem acessar as funções do CloudWatch por meio de uma interface de programação de aplicativos (API), ferramentas de linha de comando, um dos kits de desenvolvimento de software da AWS ou o Console de gerenciamento da AWS. A interface do CloudWatch fornece estatísticas atuais que os usuários podem visualizar em formato de gráfico. Os usuários podem definir alarmes de notificação a serem enviados quando algo que está sendo monitorado ultrapassar um limite especificado. O aplicativo também pode detectar e encerrar instâncias do EC2 não utilizadas ou subutilizadas.

O Amazon CloudWatch foi desenvolvido para usuários da AWS, incluindo engenheiros de DevOps, gerentes de TI, desenvolvedores de nuvem e engenheiros de confiabilidade do site.

Recursos do CloudWatch

O CloudWatch permite que os usuários coletem e visualizem dados de monitoramento para infraestruturas da AWS em uma única plataforma. O CloudWatch inclui recursos específicos para coleta de dados, monitoramento, ações automatizadas, análise e conformidade e segurança.

Registros do CloudWatch. Esse serviço permite que os usuários coletem e armazenem logs para serviços vendidos para clientes, logs para serviços específicos da AWS, como AWS CloudTrail, AWS Lambda, Amazon API Gateway, Amazon Simple Notification Service ou para aplicativos proprietários e recursos locais. O CloudWatch Logs Insights pode fornecer consultas rápidas e visualização de dados de log.

Coleção de métricas. Os usuários podem coletar métricas padrão de mais de 70 aplicativos distribuídos da AWS e visualizá-los em um só lugar. Eles também podem coletar métricas e personalizar logs de seus próprios aplicativos ou recursos locais.

Insights de contêiner. Esse recurso coleta, agrega e monitora métricas e logs para aplicativos e microsserviços em contêiner. Ele também pode solucionar problemas do Amazon Elastic Kubernetes Service e do Amazon Container Orchestration Service.

Insights do CloudWatch Lambda. Esse serviço coleta, agrega e monitora logs do AWS Lambda e métricas de desempenho de cada contêiner, incluindo informações de CPU, memória e disco.

Insights do Contribuinte. Esse recurso fornece uma visão dos principais contribuidores que influenciam o desempenho do sistema, como chamadas de API, aplicativos ou contas de clientes.

Visão unificada. Esse recurso permite que os usuários criem visualizações de painel para aplicativos selecionados, gráficos e outros dados de nuvem visualizados.

Alarmes compostos. Essa função unifica alarmes para diferentes problemas afetados pelo mesmo aplicativo em uma única notificação. Isso pode ajudar no diagnóstico da causa raiz.

Alarmes de alta resolução. Os usuários podem definir limites para métricas específicas que acionam ações de alarme, como encerrar instâncias não utilizadas.

Correlação. O CloudWatch pode correlacionar padrões específicos em logs com métricas para diagnosticar uma causa raiz.

Application Insights para .NET e SQL Server. Esse recurso fornece monitoramento fácil para aplicativos .NET e SQL Server, com painéis automatizados e métricas inteligentes.

Detecção de anomalia. Algoritmos de machine learning podem detectar atividades anormais em sistemas AWS.

ServiceLens. Esse serviço monitora o desempenho, a integridade e a disponibilidade de aplicativos e dependências para reduzir gargalos, reconhecer usuários afetados e diagnosticar causas raiz.
Sintéticos. Esse recurso monitora os terminais de aplicativos e alerta o usuário sobre erros e problemas anormais de infraestrutura.

Fluxos Métricos. Esse recurso permite que os usuários criem fluxos de métricas quase em tempo real para outros aplicativos, como o Amazon S3, ou os compartilhem com provedores de serviços terceirizados.

Escalonamento Automático. Esse recurso automatiza o planejamento de capacidade e recursos.

Eventos do CloudWatch. Este serviço fornece um fluxo quase em tempo real de eventos do sistema e automatiza as respostas às mudanças operacionais.

Análise de logs. Análises avançadas estão disponíveis para as informações no CloudWatch Logs, sem provisionar servidores adicionais ou a necessidade de software extra. As consultas podem ser exportadas para painéis.

Integração com AWS Identity and Access Management. Esse recurso fornece um console de gerenciamento para controlar quais usuários e aplicativos têm acesso aos dados e recursos do CloudWatch.

CloudWatch x CloudTrail

CloudWatch e CloudTrail são serviços de monitoramento para recursos e aplicativos da AWS.

O AWS CloudWatch é um serviço que monitora o desempenho do sistema para aplicativos e recursos da AWS, e o AWS CloudTrail é um serviço da web que monitora a atividade no ambiente da AWS por meio do rastreamento de chamadas de API.

CloudTrail fornece um registro detalhado de todos

Ações no sistema da AWS e ajuda os usuários a rastrear a atividade e as alterações do usuário, monitorando a trilha de atividade, daí o nome. O AWS CloudTrail fornece informações sobre quem, o quê, onde e quando da atividade na conta e no ambiente da AWS.

Benefícios do CloudWatch

O CloudWatch oferece vários benefícios para organizações que usam recursos e aplicativos da AWS. Eles estão relacionados às informações que o CloudWatch pode fornecer, bem como sua interface intuitiva, e incluem o seguinte.

*oferece facilidade de uso para funções básicas;

*fornece visibilidade para todos os dados de monitoramento da AWS em uma plataforma;

*coleta efetivamente métricas para ambientes AWS;

*aumenta e otimiza o desempenho operacional da AWS e dos recursos locais;

*fornece insights sobre correlações e outros relacionamentos no desempenho do sistema;

*fornece estabilidade e confiabilidade; e

*oferece integração com outros recursos da AWS.

Desafios do CloudWatch

relacionadas ao uso do AWS CloudWatch incluem o seguinte:

*custa mais do que a maioria das ferramentas de monitoramento e log de terceiros;

*muitas métricas padrão da AWS não podem ser vistas em unidades menores que intervalos de um minuto;

*a integração avançada é limitada principalmente aos recursos da AWS; e

*o uso mais avançado do CloudWatch pode ter uma alta curva de aprendizado.

Preços do Amazon CloudWatch

O CloudWatch está disponível em níveis gratuitos e pagos. O nível gratuito inclui métricas de monitoramento limitadas, solicitações de API, painéis, alarmes, dados de log, eventos, insights de contribuidores e execuções canary.

Assim como outros serviços em nuvem, o nível pago segue uma estrutura de preços de pagamento conforme o uso que é cobrada mensalmente. O preço é baseado na quantidade de métricas, APIs e fluxos de métricas usados.

Consulte a página de preços do AWS CloudWatch para obter um detalhamento abrangente com uma calculadora de preços e exemplos de preços.

Casos de uso do Amazon CloudWatch

O CloudWatch coleta dados para fins operacionais e de monitoramento com uma visão unificada e pode implantar respostas automatizadas para métricas monitoradas que atingem um limite especificado. Mais amplamente, o CloudWatch é usado para as seguintes tarefas:

*para ajudar a corrigir problemas operacionais e otimizar o desempenho usando a análise de logs;

*monitorar aplicativos da AWS na nuvem ou no local;

*monitorar e solucionar problemas da infraestrutura da AWS; e

*otimizar os recursos do sistema.

Fique por dentro das tendências e inovações educacionais aqui no blog da ITExperts!

Originalmente publicado em: https://www.techtarget.com/searchaws/definition/CloudWatch

Conheça ITExperts e nossas soluções em cloud para Educação.

Solução em infraestrutura educacional.

Mantenha-se atualizado

Leia também

BlogNoticias

Aí vem a supernuvem: o que ela significa para a complexidade multinuvem?

Quero saber mais
BlogTecnologia e Educação

Recursos digitais gratuitos para incluir alunos com deficiência

Quero saber mais
BlogNoticias

AWS Amazon Bedrock aumenta o portfólio com novos modelos de IA generativa

Quero saber mais
Abra o chat
Olá, gostaria de um atendimento?
Olá! No que podemos te ajudar?