BlogNoticiasTecnologia e Educação

Plataforma gamificada: entenda seus benefícios para a aprendizagem

Veja como a plataforma gamificada pode tornar a experiência de aprendizagem dos seus alunos mais ativa, eficiente e divertida.

Com a transformação digital crescente, as escolas começaram a se adaptar ao uso de novas tecnologias. Seja para uma mudança completa ou como uma forma de complementar as metodologias de ensino tradicionais, diversas soluções têm sido experimentadas. Dentre elas, a plataforma gamificada é um exemplo que ganhou força nos últimos anos.

A seguir, entenda o que é essa plataforma e quais são as suas vantagens para a aprendizagem. Saiba também porque a Suíte Educacional é a melhor opção para sua escola na adoção dessa estratégia. Boa leitura!

O que é uma plataforma gamificada?
A plataforma gamificada é uma plataforma de aprendizagem que utiliza a gamificação como metodologia de ensino, por meio de recursos e mecanismos típicos dos jogos, tais como:

* prêmios;
* desafios;
* competições;
* narrativas lúdicas;
* personagens fictícios;
* objetivos e regras claras;
* divisão da jornada em níveis ou fases;
* motivação constante;
* feedback imediato, com identificação dos erros e acertos;
* elementos divertidos;
* abstração da realidade;
* cooperação com outros jogadores.

Essas características elevam o engajamento do estudante em sua jornada de aprendizado, por meio de uma experiência ativa e desafiadora.

Sabemos que os jogos têm o grande poder de gerar interação entre as pessoas, incentivar criatividade e promover a resolução de problemas. Eles também são divertidos e, por isso, tornam a experiência de aprendizagem mais leve e memorável.

Os resultados da estratégia são tão positivos que muitas instituições têm adotado as plataformas gamificadas em suas rotinas – não só escolas, mas também as universidades e as empresas (treinamento corporativo). Veja abaixo as vantagens da plataforma gamificada.

Vantagens da plataforma gamificada
A plataforma gamificada traz muitos benefícios para o estudante e para a escola:

Ludicidade
Na plataforma gamificada, os alunos têm a oportunidade de aprender brincando. A diversão não apenas torna o conteúdo curricular mais atrativo como também melhora a criatividade e imaginação dos estudantes.

“Por meio da brincadeira o aluno desperta o desejo do saber, a vontade de participar e a alegria da conquista. Quando a criança percebe que existe uma sistematização na proposta de uma atividade dinâmica e lúdica, a brincadeira passa a ser interessante e a concentração do aluno fica maior, assimilando os conteúdos com mais facilidades e naturalidade” – Tizuko M. Kishimoto

Motivação
Seja por meio de notificações ou mensagens durante o game, é comum que as plataformas gamificadas incentivem o usuário a continuar estudando e resolvendo exercícios. Elas também fazem elogios e recompensam o usuário quando ele tem êxito em uma tarefa.

Esses mecanismos melhoram a autoestima do estudante e o ajudam a manter-se motivado.

Engajamento
O caráter lúdico e interativo dos jogos tem o poder de engajar os estudantes/jogadores no processo de aprendizagem. Como explica a Teoria da Aprendizagem Significativa, o interesse em aprender é fundamental para a construção de novos conhecimentos.

Com maior engajamento, há melhoria no desempenho escolar e redução dos riscos de evasão.

Geração de dados
Na plataforma gamificada, as ações dos usuários são registradas, filtradas e convertidas em relatórios automatizados. Os dados servem tanto para a autoavaliação do estudante quanto para o acompanhamento pedagógico de professores e coordenadores.

Assim, o uso dessas plataformas facilita o monitoramento de indicadores de aprendizagem, como média de proficiência e áreas do conhecimento em defasagem.

Personalização do ensino
Algumas plataformas gamificadas são capazes de adaptar a jornada do estudante de acordo com seu ritmo e nível de proficiência. É o caso do Aprimora, plataforma adaptativa desenvolvida pelo Educacional que está disponível na Suíte Educacional.

Essa tecnologia promove a personalização do ensino, o que também contribui para a melhoria do desempenho escolar.

Praticidade
A plataforma gamificada é muito prática, tanto para os alunos quanto para a escola. Do ponto de vista do estudante, ele pode estudar em qualquer hora e em qualquer lugar, usando seu celular, tablet, computador ou notebook.

Por outro lado, a escola otimiza o seu tempo, uma vez que não há necessidade de corrigir manualmente as atividades nem de planejar os conteúdos.

Porém, é preciso selecionar uma plataforma de qualidade, alinhada com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e com o planejamento pedagógico da instituição, para que os resultados sejam realmente efetivos.

Fique por dentro das inovações tecnológicas aqui no blog da https://www.itexperts.com.br/blog/

Artigo originalmente publicado em Blog Educaional

Mantenha-se atualizado

Leia também

BlogNoticias

Aí vem a supernuvem: o que ela significa para a complexidade multinuvem?

Quero saber mais
BlogTecnologia e Educação

Recursos digitais gratuitos para incluir alunos com deficiência

Quero saber mais
BlogNoticias

AWS Amazon Bedrock aumenta o portfólio com novos modelos de IA generativa

Quero saber mais
Abra o chat
Olá, gostaria de um atendimento?
Olá! No que podemos te ajudar?