Blog

Novas tecnologias irão proteger aplicativos em ambiente cloud

Tecnologias

Com a escala e a sofisticação das ameaças de crimes cibernéticos crescendo a cada dia, a segurança de aplicativos tornou-se um enorme desafio para os técnicos nos últimos dois anos. As equipes de TI têm operado sob grande pressão para aumentar a velocidade dos aplicativos e oferecer experiências digitais cada vez mais intuitivas e personalizadas para clientes e funcionários. E, como resultado, a segurança dos aplicativos não conseguiu acompanhar o ritmo.

A pesquisa mais recente da Cisco AppDynamics – A mudança para uma abordagem de segurança para toda a pilha de aplicativos – revela que 85% dos técnicos brasileiros relataram uma expansão de ataques cibernéticos em suas organizações nos últimos dois anos, e 96% afirmam que as empresas poderiam contribuir mais para garantir a segurança em todo o ciclo de vida do aplicativo.

Os componentes das plataformas de low code e no code para desenvolver esses sistemas mais velozes são realizados, principalmente, em uma combinação de plataformas e bancos de dados locais, aumentando a superfície de ataques e tornando os aplicativos cada vez mais vulneráveis a falhas de segurança.

Conscientes dos riscos, os profissionais estão procurando urgentemente evoluir sua abordagem de segurança de aplicativos para gerenciar riscos nos sistemas e arquiteturas cloud native. A pesquisa da Cisco AppDynamics identificou seis etapas que todas as organizações precisam seguir para garantir uma segurança robusta nos aplicativos modernos:

1- Adote uma abordagem de segurança para todo o portifólio de aplicativos

Com a tecnologia de autoproteção de aplicativos em tempo de execução (RASP), os desenvolvedores podem preservar os aplicativos de dentro para fora e gerar insights direcionados que lhes permitem responder a ameaças em escala – seja em contêineres, no local ou na nuvem – protegendo todo o ciclo de vida do aplicativo, evitando explorações conhecidas e simplificar as correções de vulnerabilidade.

2- Detecção e priorização contínuas

Além de aumentar a eficiência e agilidade, uma automação robusta pode reduzir o erro humano e gerar maior agilidade no desenvolvimento, permitindo que as equipes consigam avaliar a importância das ameaças com base na pontuação de gravidade e considerando o seu contexto, correlacionando o risco em relação a outras áreas-chave como aplicação, usuário e negócio.

Isso significa que eles podem priorizar ameaças que podem danificar uma área crítica de negócios do ambiente ou aplicativo, podendo reduzir o ruído de dados causado por grandes volumes de alertas de segurança e se concentrar nas coisas que realmente importam.

3- Adote uma abordagem DevSecOps

Sem desacelerar o processo, a segurança com a abordagem DevSecOps é levada em consideração em cada estágio do ciclo de vida do aplicativo. Em vez de a segurança ser uma reflexão tardia, o DevOps trabalha com o SecOps para identificar e priorizar problemas de segurança em cada etapa, resultando em produtos melhores e mais seguros, e gerenciamento de segurança aprimorado antes, durante e após o lançamento.

4- Invista no aprimoramento das habilidades de desenvolvedores e engenheiros

Atualmente, menos da metade dos profissionais estão totalmente confiantes de que eles próprios e suas equipes possuem as habilidades necessárias para gerenciar as atuais ameaças de segurança de aplicativos. Essa lacuna de habilidades é algo que as organizações precisam abordar como uma questão prioritária, por meio de aprimoramento e cross-skilling.

Em particular, a mudança para uma abordagem DevSecOps exigirá que todos os técnicos, independente da sua área de atuação, desenvolvam novas habilidades e maior compreensão na elaboração de aplicativos, e os desenvolvedores precisarão se tornar mais informados sobre segurança. De acordo com a pesquisa, 94% dos profissionais brasileiros acreditam que faltam habilidades e recursos para a segurança de aplicativos.

5- Incorporar Inteligência Artificial em processos de segurança de aplicativos

À medida que cibercriminosos utilizam de novas tecnologias para ameaçar organizações, a Inteligência Artificial (AI) e o Aprendizagem de Máquina (ML) são essenciais para identificar lacunas, prever vulnerabilidades e automatizar processos para remediar quaisquer falhas de segurança.

Os AIOps ampliam os recursos humanos em várias tarefas de segurança cibernética, incluindo monitoramento, avaliação e resolução de problemas de segurança. Dessa forma, as equipes de segurança conseguem se concentrar em adversidades de maior valor e permitindo que colaborem de maneira mais eficaz e estratégica durante todo o ciclo de vida do desenvolvimento.

Ainda segundo o estudo da AppD, 76% dos profissionais acreditam que a IA desempenhará um papel cada vez mais importante ao enfrentar os desafios de velocidade, escala e habilidades que sua organização enfrenta na segurança de aplicativos e demais tecnologias.

6- Adote um modelo SRE (Site Reliability Engineer)

Muitas equipes de desenvolvimento e operações tradicionalmente operam com uma “mentalidade de silo”, com objetivos essencialmente conflitantes. Os desenvolvedores priorizaram a velocidade de lançamento e os recursos do produto acima de tudo, enquanto as equipes de operações se concentraram exclusivamente na estabilidade da produção, garantindo que os aplicativos não sofram com problemas de desempenho ou interrupções.

O papel do SRE é crucial para superar esse antigo conflito de interesses, reunindo essas duas funções para o benefício geral do projeto, dos usuários finais e do negócio. Uma estratégia holística e integrada para segurança de aplicativos agora é essencial para que as organizações colham os benefícios das tecnologias nativas da nuvem, enquanto gerenciam um cenário de risco cada vez mais complexo.

Fique por dentro das inovações tecnológicas aqui no blog da https://www.itexperts.com.br/contato/

Originalmente publicado em Security Report

Mantenha-se atualizado

Leia também

BlogNoticias

AWS Content Hub: desbloqueando o poder do SaaS

Quero saber mais
BlogNoticias

Aí vem a supernuvem: o que ela significa para a complexidade multinuvem?

Quero saber mais
BlogTecnologia e Educação

Recursos digitais gratuitos para incluir alunos com deficiência

Quero saber mais
Abra o chat
Olá, gostaria de um atendimento?
Olá! No que podemos te ajudar?