BlogTecnologia e Educação

Por que a educação 4.0 é fundamental para o futuro do trabalho

Surgida na esteira da 4ª Revolução Industrial, a educação 4.0 é uma forma de ensino focada não somente em tecnologia mas principalmente nos estudantes e em seu desenvolvimento.

Por isso torna-se cada vez mais importante entender não só esse conceito como as dicas de como implementar esse tipo de ensino e como as empresas já estão trabalhando com ele.

O que é educação 4.0?
Educação 4.0 é o ensino baseado no desenvolvimento da autonomia e do protagonismo dos alunos dentro e fora da escola, a fim de serem inseridos na 4ª Revolução Industrial.

Para isso, as escolas devem lançar mão de soluções de ensino inovadoras, inclusivas e colaborativas, como as metodologias ativas, que são baseadas em projetos e experimentos.

A educação 4.0 também se caracteriza pelo uso de tecnologias da informação e comunicação (TICs) e novas tecnologias, como inteligência artificial (IA), big data e internet das coisas (IoT).

Quando começou a educação 4.0?
Essa história começa no contexto da quarta revolução industrial, movimento de transformação nos modelos de produção, promovida por novas tecnologias, na primeira década do século 21.

Essa revolução foi impulsionada pela difusão da internet móvel, inteligência artificial e machine learning (aprendizado das máquinas), realidade aumentada, blockchain e robótica.

Nesse sentido, a educação 4.0 favorece o acesso a diversos meios que veiculam informações diversas, facilitando o acesso a um conhecimento multicultural, sem barreiras de tempo e/ou espaço.

Qual a importância para o sistema educacional?
A educação 4.0 é elemento essencial para o sistema educacional, pois prepara alunos para novos contextos do mercado de trabalho dentro da quarta revolução industrial.

Segundo o relatório Future of Jobs, de 2020, do Banco Econômico Mundial, dados, inteligência artificial, computação em nuvem e criação de conteúdo serão as principais profissões emergentes nos próximos anos.

Neste contexto, ela tem um papel fundamental na exigência constante de desenvolvimento de novas habilidades e conhecimentos.

Fique por dentro das inovações tecnológicas aqui no blog da https://www.itexperts.com.br/contato/

Originalmente publicado em Ifood

Mantenha-se atualizado

Leia também

BlogNoticias

AWS Content Hub: desbloqueando o poder do SaaS

Quero saber mais
BlogNoticias

Aí vem a supernuvem: o que ela significa para a complexidade multinuvem?

Quero saber mais
BlogTecnologia e Educação

Recursos digitais gratuitos para incluir alunos com deficiência

Quero saber mais
Abra o chat
Olá, gostaria de um atendimento?
Olá! No que podemos te ajudar?