BlogTecnologia e Educação

Conheça as vantagens do cloud computing na educação!

Quem quer aprimorar a qualidade tanto no ensino quanto na gestão da escola precisa lançar mão de novas técnicas, abordagens e ferramentas constantemente. Nessa última categoria, a tecnologia se tornou indispensável.

Dentre as soluções que se destacam, o investimento em recursos de cloud computing na educação é altamente vantajoso. Descubra quais são seus benefícios e como adotar essa inovação com este artigo!

O que é cloud computing e como funciona?

Basicamente, o cloud computing se trata de uma tecnologia que possibilita o uso de recursos da informática — armazenamento, edição e compartilhamento de arquivos ou informações, execução de sistemas etc. — online, sem que nada necessite ser salvo no dispositivo de acesso.

Assim, basta usar a internet do notebook, tablet, computador ou celular para entrar no endereço do servidor. Após passar pelos protocolos de autenticação e segurança, será possível usufruir de suas funcionalidades em um ambiente virtual.

Quais são as vantagens de implementar recursos em cloud computing na educação?

Adotar recursos em cloud computing na educação é abraçar o futuro dessa área, já que a maioria das instituições de ensino estão disponibilizando cursos EaD e híbridos ou usando canais online em complemento às aulas presenciais.

Além disso, a gestão escolar também obtém benefícios operacionais ao colocar seus sistemas nesse formato, ou seja, é um meio que apresenta diversas aplicações.

Na sequência, conheça as vantagens de investir nessa inovação!

Aprendizado mais interativo e didático

No campo do ensino, a computação em nuvem permite a utilização de recursos — como plataformas de conteúdos e aulas remotas ou ambientes virtuais — e suas funcionalidades — chats, trilhas, acompanhamento de desempenho etc. — para:

* aumentar a interatividade e o didatismo;
* diversificar o processo educacional;
* engajar os alunos.

Maior praticidade no dia a dia

Quando estão na nuvem, estudantes, professores e funcionários administrativos podem acessar aulas, sistemas de gestão, documentos ou aplicativos com facilidade, de qualquer lugar e a qualquer momento. A rapidez e simplificação ainda se aplica à execução de tarefas, tornando-as mais práticas.

Aumento na produtividade da equipe

Outro efeito da adoção de cloud computing na educação é a otimização dos fluxos de trabalho, aumentando a produtividade. Nesse sentido, a equipe pedagógica e a administrativa podem contar com:

* facilidade para atualizações ou consultas a informações;
* possibilidade de integração e automação de processos;
* ampliação da disponibilidade de meios de comunicação.

Sustentabilidade

Ao transformar os arquivos físicos em digitais e parar de emitir documentos em papel, o impacto das atividades da escola no meio ambiente diminui. Afinal, são menos árvores derrubadas para produzir folhas e menos resíduos de impressão sendo gerados.

Como aplicar o cloud computing na educação?

A chave para aplicar cloud computing na educação com sucesso está nas tecnologias que serão utilizadas para tanto.

Abaixo, confira as principais dicas para começar!

Conheça os tipos de nuvem

A primeira decisão a tomar é quanto ao tipo de nuvem que será adotado. Uma vez que essa é uma tecnologia que pode ser implementada de três maneiras, o ideal é entender cada uma:

* privada — infraestrutura própria;
* pública — contratação de serviços online;
* híbrida — uso combinado das opções anteriores.

Escolha quais serviços contratar

De forma complementar aos tipos de nuvem, a definição de quais serviços em cloud computing contratar também deve ocorrer antes da implantação. São eles:

* IaaS (Infraestrutura como Serviço) — aluguel de espaço de armazenamento em um datacenter;
* SaaS (Software como Serviço) — contratação de sistemas, ambientes virtuais de aprendizagem e plataformas de ensino online;
* PaaS (Plataforma como Serviço) — opção voltada ao desenvolvimento e suporte a aplicativos web.

Não deixe a segurança em segundo plano

Por fim, é importante não descuidar da segurança dos dados online. Tanto para atender à legislação quanto para proteger os usuários de riscos, é imprescindível contar com:

* firewall;
* backup;
* políticas de autenticação de acesso;
* boas práticas de governança.

Investir em cloud computing na educação é o primeiro passo para adotar novos recursos tecnológicos que geram vantagens para o ensino e para a gestão da escola.

Fique por dentro das inovações tecnológicas aqui no blog da https://www.itexperts.com.br/blog/

Artigo originalmente publicado em Blog Inspira

Mantenha-se atualizado

Leia também

BlogTecnologia e Educação

Qual solução de hospedagem MoodleCloud é melhor para você?

Quero saber mais
BlogNoticias

Engajamento e inovação contínuos

Quero saber mais
BlogNoticias

Cloud Computing: para a tecnologia, o céu não é o limite

Quero saber mais
Abra o chat
Olá, gostaria de um atendimento?
Olá! No que podemos te ajudar?