BlogTécnico

Conheça os benefícios do armazenamento em nuvem

Ao utilizar o armazenamento em nuvem, negócios de base tecnológica podem ter mais segurança e agilidade no compartilhamento de informações.

O armazenamento em nuvem traz inúmeras vantagens para os negócios de base tecnológica. Isso porque permite que qualquer pessoa possa acessar arquivos compartilhados, independentemente de estar no mesmo local ou a quilômetros de distância da máquina em que os dados estão armazenados.

Se pensarmos em um contexto empresarial, a divisão do trabalho é geralmente feita em departamentos, de modo que a comunicação revela-se fundamental para um bom funcionamento da empresa, levando à necessidade do compartilhamento de informações e de dados comuns a duas ou mais áreas.

Armazenar em nuvem é salvar, arquivar ou compartilhar arquivos via internet. Não é preciso, então, transportar documentos físicos ou em dispositivos móveis. Na nuvem, você compartilha, em tempo real, seus arquivos com outras pessoas e, se elas editarem algo, você é logo notificado. Tudo fica salvo e acessível a todos, de qualquer lugar e de qualquer dispositivo, incluindo computadores, tablets e smartphones.

Quando se fala em servidor de armazenamento de dados, qual é a primeira imagem que vem à sua mente? Geralmente, é a de máquinas distribuídas em racks com cabos espalhados, onde, muitas vezes, não é possível saber onde começa um fio e termina outro.

Nesse sentido, o armazenamento em nuvem é diferente do armazenamento tradicional. Este, porém, ainda é uma realidade em diversas empresas que acreditam que ele seja a forma mais segura de armazenar dados e arquivos. Até mesmo quando querem salvar algum arquivo particular, muitos o fazem no servidor da rede local ou no próprio computador.

Mas, com o armazenamento em nuvem, essa situação tende a mudar. Isso porque esse recurso tecnológico oferece mais segurança e simplicidade para o armazenamento e o compartilhamento de dados e informações.

Vantagens de optar por armazenamento em nuvem

Uma das principais vantagens é justamente a segurança, garantida por um alto nível de criptografia das plataformas que oferecem o serviço. Assim, os dados são protegidos contra invasões de hackers e usuários mal-intencionados.

Para acessar os conteúdos, é necessário ter um login e uma senha fornecidos pela sua empresa. Não é preciso se preocupar com a capacidade do HD dos servidores físicos da empresa.

O armazenamento em nuvem também reduz custos, pois não demanda infraestrutura, fios, cabos e muito menos manutenção periódica.

Dessa maneira, as empresas não precisam planejar com tanta antecedência seus investimentos em tecnologia e podem apenas contratar o que e quando têm alguma necessidade. As equipes de TI passam a focar outras tarefas mais estratégicas e relevantes.

Outra grande vantagem do armazenamento em nuvem são os backups automáticos. Como o próprio serviço se encarrega da tarefa, a empresa não precisa se preocupar com isso.

Fique por dentro das inovações tecnológicas aqui no blog da https://www.itexperts.com.br/blog/

Originalmente publicado em SEBRAE

Mantenha-se atualizado

Leia também

BlogNoticias

AWS Content Hub: desbloqueando o poder do SaaS

Quero saber mais
BlogNoticias

Aí vem a supernuvem: o que ela significa para a complexidade multinuvem?

Quero saber mais
BlogTecnologia e Educação

Recursos digitais gratuitos para incluir alunos com deficiência

Quero saber mais
Abra o chat
Olá, gostaria de um atendimento?
Olá! No que podemos te ajudar?